Notícias às 09:10

Artistas consagrados aplaudem grupo Nós do Morro

Felipe Panfili

Dira Paes, Carla Marins, Sheron Menezes, Pitty Webo, Roberto Bonfim e a namorada, Mirian Freeland, além de Alexandre Moreno e a mulher Clau Faria foram alguns dos artistas consagrados que aplaudiram a apresentação do espetáculo Os Dois Cavalheiros de Verona, de Willian Shakespeare, apresentado pelo grupo Nós do Morro.

À estréia, que aconteceu na noite de quarta-feira, 25, no Teatro SESC-Ginástico, no Rio,
compareceram ainda os diretores Cacá Diegues e Denise Sarraceni, bem como a crítica teatral do Jornal O Globo, Bárbara Heliodora. A montagem comemora os 20 anos de existência do grupo formado na comunidade do Vidigal, zona sul carioca, e, após a peça, houve uma festa no Circo Voador.

Para Dira Paes o Nós do Morro é mais que um movimento social que além de mostrar a força das comunidades brasileiras e servir de exemplo para outras, tem revelado grandes talentos. Ao seu lado, Carla Marins destaca que o sucesso do grupo é resultado de ter pensado, desde o inicio, na coletividade e não na individualidade, apesar de ter nomes com maior destaque.

“A grande sacada do Nós do Morro, além de priorizar o verdadeiro sentido de grupo, foi ter estabelecido parcerias com empresas e produtores cinematográficos, por exemplo”, diz Carla Marins.

Sheron Menezez acrescenta que tem muitos amigos no Nós do Morro e que adora tudo o que o grupo realiza.

“Assisti Os Dois Cavalheiros de Verona com a maior vontade de estar no palco. Gostaria demais de fazer um trabalho com eles. É só me chamarem que eu vou.”

Denise Sarraceni saiu feliz do Teatro SESC-Ginástico e classificando de linda a festa. Ela que já teve atores do Nós do Morro, como Thiago Martins, sob sua direção na novela Belíssima, não economizou elogios ao trabalho comandado por Gutti Fraga.

“O Nós do Morro é a melhor coisa que aconteceu no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos. Como diz o Gutti Fraga, fundador do grupo, a arte é mesmo o caminho para incluir as pessoas socialmente. Só o Brasil que ainda não entendeu isso totalmente, mas, aos poucos, iniciativas como essa estão surgindo e se impondo”.

Alexandre Moreno assina em baixo as palavras de Denise Sarraceni. E acrescenta:
“Sempre tive a maior vontade de fazer um trabalho com o Nós do Morro. Cheguei a freqüentar oficinas junto com eles na época de preparação do elenco para o filme Cidade de Deus. Mas, infelizmente, ainda não foi daquela vez que concretizei essa minha vontade”.

Nós do Morro 20 anos

Os 20 anos de vida do Nós do Morro é a certeza de como transformar um sonho um realidade. Surgido em 1986, por iniciativa de Gutti Fraga de criar um movimento para revolucionar a cultura no morro do Vidigal, o grupo já revelou nomes como Mary Scheila, Roberto Rodrigues, Jonathan e Felipe Haagensen, além de Thiago Martins, que são sempre solicitados para a tevê e o cinema, além das montagens teatrais próprias. Nas oficinas ministradas em um casarão próprio, no morro do Vidigal, mais de mil pessoas entre crianças, adolescentes e adultos se familiarizam com a arte de representar.

O espetáculo Os Dois Cavalheiros de Verona aconteceu graças a parceria com a Royal Shakespeare Company, para montar e apresentar o mesmo no Festival The Complete Works, em Stratfor-upon-Avon, terra natal do autor inglês. Agora chegou o momento dos brasileiros conferirem a mais nova montagem do pessoal do Nós do Morro.

Notícias Relacionadas