Notícias às 12:00

Artur Volpi sobre papel em Segunda Chamada: ‘Foi inesperado para mim’

Divulgação/Rayssa Zago

Já muito conhecido, principalmente no universo dos musicais, Artur Volpi só está fazendo ainda mais sucesso, depois de ter participado de Segunda Chamada, série que tem dado o que falar, entre os telespectadores da Rede Globo.

Em tal projeto, o ator, aliás, está interpretando o personagem Marcelo, filho da professora Lúcia (Débora Bloch), que acabou morrendo e tem aparecido em vários flashbacks.

“Foi inesperado para mim. Fui procurado por produtores de elenco da Globo e fiz testes para o personagem, acabei sendo escolhido depois de algumas etapas”, chegou a afirmar o artista, sobre tal especial projeto, em entrevista para OFuxico.

Na ocasião, Artur ainda contou como se preparou, para integrar o elenco da série.

“Antes de me debruçar especificamente sobre ele eu quis me aproximar um pouco mais do universo geral da série, tanto do tema da educação pública, quanto da linguagem artística que foi utilizada pela direção para realizar esse trabalho. Então eu assisti alguns filmes e li livros, como por exemplo Educação Contra a Barbárie e Quarto de Despejo, da Carolina Maria de Jesus, para conhecer melhor a autora que dá nome à nossa escola fictícia.
Em relação ao Marcelo, desde o começo, antes mesmo de iniciar as gravações, nós já fomos recebendo indicações de quem era esse garoto, da relação dele com outros personagens. Mas existe uma singularidade nele, por causa da forma como a história dele é revelada. Como já puderam ver, ela é apresentada em forma de flashbacks, através das memórias dos personagens que tem relação com ele, que é o caso da Lúcia, sua mãe, personagem da Débora Bloch. Essa estrutura fez com que o primeiro passo para me apropriar da história dele fosse, junto com nosso preparador de elenco, organizar esses flashbacks cronologicamente. Assim eu consegui entender a sua trajetória, as motivações das suas atitudes em cada momento, suas angústias, suas verdades. Fui me apoiando sobre o próprio texto para descobrir quem ele era”, chegou a contar ele, também rasgando elogios à atriz que interpretou sua mãe, no seriado.

“Para mim foi uma honra enorme e uma experiência única poder contracenar com a Débora. Eu já a conhecia da televisão, acompanhava como telespectador e já admirava bastante o seu trabalho. Justamente por isso (e por ser minha primeira experiência na TV), o nervosismo foi inevitável, principalmente no começo. Mas ela me recebeu de forma extremamente generosa e paciente e eu pude aprender demais com ela, dentro e fora de cena. Tive o privilégio de poder acompanhar e observar o trabalho dela de perto. Foi um exemplo de dedicação, entrega e paixão pelo nosso ofício que vou levar para o resto da vida. Acho que o principal conselho que ela me deu foi em relação a concentração durante a gravação de uma cena, que na televisão acontece repetidas vezes, e como ela é importante para a manutenção da energia e do estado que precisamos atingir. Eu não só ouvi dela, como também vi isso nela diariamente, durante nossas gravações”, declarou Artur Volpi.

Durante a entrevista, o artista ainda contou com quais outros nomes do meio artístico tem o sonho de contracenar.

“Olha, por estar começando na televisão agora e por ter tanta gente boa aqui no Brasil, acho que eu ainda não cheguei a sonhar com os internacionais. Tem muitos atores que eu assisto e fico com vontade de trabalhar, mas não preciso nem ir muito longe pra falar de alguns: acompanhando a série eu vejo pessoas incríveis no elenco que eu não tive a chance de contracenar e que seria um aprendizado enorme se eu pudesse, como por exemplo a Hermila Guedes e o José Dummont. Mas pra sair um pouco desse universo 'Segunda Chamada', eu diria a Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele e a Denise Fraga, não só pelos trabalhos nas telas, mas também em cima dos palcos. Além deles, tem a Marjorie Estiano também, que, dessa considerada 'nova' geração, é uma das que mais tem me impressionado. Enfim, vou parar por aqui, porque se me deixar a lista não tem mais fim (risos)”

Os próximos meses, aliás, também devem ser de ainda mais novidades e projetos importantes, na carreira do ator.

“Por enquanto meus projetos futuros estão mais concentrados nos palcos. Estou ensaiando uma peça com meu grupo de teatro, com direção do Chico Carvalho, que pode vir a se concretizar em 2020. Além disso, eu escrevo algumas coisas e comecei a colocar esses textos em projetos de cinema, curtas-metragens. São projetos pessoais que tem um grande significado pra mim e que torço muito para que se realizem. Em relação às telinhas, Segunda Chamada foi uma primeira experiência maravilhosa e que espero ter a oportunidade de repetir”, contou ele, para OFuxico.

Notícias Relacionadas