Notícias às 13:45

Através da Iris: O poder da terceira idade é destaque em peça sobre ícone da moda atual

Divulgação/Rodrigo Lopes

A peça “Através da Iris” tem sua data de estreia marcada para o dia 18 de janeiro no teatro da Faap em São Paulo e será estrelada pela renomada atriz Nathalia Timberg. O espetáculo contará também com intérprete de libras.

Com texto de Cacau Hygino e direção de Maria Maya “Através da Iris” é uma homenagem à excêntrica personalidade da cidade de Nova York, Iris Apfel, ícone mundial da moda aos 97 anos. “More is more, less is bore” -Mais é mais, menos é chato – , uma brincadeira com o velho “menos é mais”, é o lema de Iris Apfel, empresária, designer de interiores, e hoje uma das maiores referências mundiais na arte pop e no mundo fashion.

 A atriz Nathalia Timberg comemora seus 90 anos de vida, encarnando essa figura icônica do mundo pop contemporâneo. Ambientada em uma entrevista concedida por Iris Apfel em sua casa – ela divide, com uma “suposta” equipe jornalística, suas histórias e opiniões sobre os mais variados assuntos, sem papas na língua.

Inspirado nas ideias arrojadas e do humor algo ácido de Iris Apfel, a peça faz uma imersão no universo desta mulher, que inspira e surpreende artistas e criadores mundo afora com sua autenticidade e pensamento. Suas ousadas misturas ao se vestir, seus acessórios exuberantes, os óculos gigantes e roupas multicoloridas falam sobre a independência e autenticidade. Sobre experimentar – e se experimentar – sem medo do julgamento.

Aos 84 anos de idade, a designer foi surpreendida por uma virada em sua vida: passou a ter seu estilo reverenciado pelo mundo todo depois de se tornar tema de uma exposição no Metropolitan Museum de Nova York, onde inicialmente seriam apresentados cinco looks seus em uma pequena galeria, mas o evento se transformou numa exposição inteira com mais de 80 looks e cerca de 150 mil visitantes.

IRIS APFEL

Aos 97 anos e, hoje, mais pop do que nunca, a designer de interiores novaiorquina não foi e nem é estilista, modelo ou editora de moda – isso, porém, não a impediu de se tornar um ícone de estilo, dialogando com o mundo através de seu look, em que não economiza na exuberância e na riqueza de detalhes.

Empresária, modelo, designer de interiores e jóias, a partir de então, genuíno ícone da moda, a norte americana, foi uma das primeiras mulheres a usar calças jeans nos EUA, ganhou espaço sob os holofotes na última década graças à sua autenticidade e ao seu inconfundível estilo colorido e exuberante. Segundo a própria, os acessórios são itens obrigatórios na composição do look, o que torna qualquer um mais elegante.

Entre 2005 e 2006, Iris foi tema da exposição “Rara Avis: Selections from the Iris Barrel Apfel Collection”, que aconteceu no Metropolitan Museum (NY); em 2007, apresentou peças de seu guarda-roupas para o livro “Rare Bird of Fashion: The Irreverent Iris Apfel”; em 2011, no auge de seu reconhecimento, fechou parceria com famosa empresa de maquiagem para lançar uma coleção exclusiva.

“Envelhecer graciosamente é não usar maquiagem pesada e não tentar parecer mais nova. Eu acredito que foi Chanel quem disse ‘Nada faz uma mulher parecer tão velha quanto tentar desesperadamente parecer jovem’. Acho que você pode ser atraente em qualquer idade. Nunca tive muitos mentores ou ícones nem nada, eu simplesmente fui indo. Não estou fazendo nada violentamente diferente do que eu fazia há 50 anos. Meu marido e eu ríamos disso o tempo todo porque pensamos ‘Meu Deus’, essas garotas dizem que eu sou ‘cool’, ou ‘hot’, ou qualquer que seja a expressão, e eu não estou fazendo nada diferente do que fazia há muito tempo. É engraçado. Não posso dizer que não gosto, é muito lisonjeiro! Quando você é velho, começa a desmoronar – e precisa fazer o melhor possível para se manter firme. Acho que fazer coisas e se manter ativo é muito importante. Graças a Deus eu amo fazer coisas. Eu me sinto abençoada por ter todas essas oportunidades nessa fase da vida.” – Iris Apfel

SERVIÇO

Teatro Faap – Rua Alagoas, 903 – Prédio 1 – Higienópolis.
A partir de 18 de janeiro até 10 de março de 2019.
Horários: sextas e sábados às 21h e domingos às 18h
Preço: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Vendas: Bilheteria do Teatro ou pela internet no site faap.br/teatro
Acessibilidade: aos domingos, intérprete de libras

 

Matéria original do site Empoderadxs, cedida gentilmente para OFuxico.

Notícias Relacionadas