Notícias às 20:50

Atrizes escrevem e atuam no primeiro programa de humor do E!

Fábio H. Mendes/Divulgação

A Cia de 4 Mulheres estrela o primeiro programa de humor do E! Entertainment. Batizado de E! #NOFILTER WKND, a atração traz Lorena Comparato, Karina Ramil, Anita Chaves e Andrezza Abreu em intervenções antes, durante e depois dos filmes exibidos no canal, nas noites de sextas-feiras e sábados.

Em formato de pílulas cômicas, o quarteto encena situações de acordo com os longas exibidos naquele fim de semana, com temas como "Mulheres Reais", "Vale Night" e "Vida de Calouro".

Ao todo, são 34 episódios escritos pelas quatro atrizes, que também dão vida a todos os personagens – masculinos e femininos, de todas as idades e dos mais variados tipos. 

O quarteto conversou com OFuxico e revelou mais sobre o projeto. Confira!

OFuxico – Como foi que as 4 se juntaram?

Cia de 4 Mulheres – Nos conhecemos basicamente nas aulas de teatro quando ainda éramos adolescentes e começamos a perceber que nas apresentações de final de ano, a maioria dos papéis principais eram masculinos. E as meninas tinham que disputar pelo único papel feminino, que geralmente, era a bonitona, o par romântico, ou então a Vizinha 3. Conversávamos sobre isso, e até abríamos isso pros caras, mas parecia ser uma conversa que não se desenvolvia. Daí, em 2011, surgiu o FESTU (Festival de Esquetes Universitários) e Karina, Andrezza e Anita resolveram escrever um texto e tentar. Lá, a Lorena viu a cena e disse que queria se juntar com a gente no próximo ano. E foi assim, no ano seguinte, apresentamos um esquete com as 4 como atrizes e autoras.No ano seguinte, voltamos no FESTU e ganhamos o prêmio de Melhor Esquete pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular. Com o prêmio, montamos nossa primeira peça, RICARDO em 2013, com texto e elenco da Cia de 4, direção Débora Lamm e Carolina Pismel, e ator convidado Raphael Janeiro. A partir daí, sempre desenvolvemos projetos e em 2018, lançamos junto com a Hysteria e a 2D Produções o podcast PRATO FRIO, o primeiro Spotify Originals de ficção no Brasil. E agora em 2019, estamos no ar no canal E! com o programa E!NoFilterWKND. Até agora todos os nossos projetos foram escritos e interpretados por nós.

OF – De onde vem inspiração pra tantos personagens diferentes? Aliás, são quantos no total dessa temporada?

C4M – São cerca de 90 personagens. 136 pílulas, 34 episódios, 17 finais de semana! Realmente é bastante coisa e foi uma correria gostosa fazer tudo isso de modo tão original e orgânico pra gente! A inspiração veio muito dos temas e dos filmes que inspiram algumas pílulas. São 17 finais de semana, e cada um tem um tema (Amigo da Onça; Karaokê; Vale Night; Mulheres Reais; Luzes, Câmera, Sexo; etc) . Além disso, junto com as pílulas, o canal passa um filme que tem a ver com o tema: Mamma Mia; Anna Karenina; Erin Brokovich; A Rede Social; Clube dos 5; etc. 

OF – Dái nascem os esquetes?

C4M – Isso. Às vezes, pensávamos em situações engraçadas a partir do tema. No Luzes Câmera Sexo, fizemos uma pílula sobre uma campanha de ajuda para casais que não transam, no Amigos da Onça, fizemos o depoimento da Onça indignada falando bem dos amigos dela. E às vezes, fazíamos brincadeiras com os filmes, como transformar o Mamma Mia em uma novela mexicana, ou fazer uma vendedora de artigos eróticos na época da Anna Karenina. Também foi legal que trouxemos um tempero "brasileiro" pra alguns temas e filmes.

OF – Como avaliam a crescente presença das mulheres no humor?

C4M – Ficamos felizes, porque antigamente esse era e ainda é um meio bem dominado pelos homens.  A verdade é que pra se fazer humor é preciso ser sem-vergonha, e não ter medo do ridículo, e muitas vezes as mulheres não tinham a oportunidade de se colocar nesse lugar. Estamos caminhando a passos de formiga porque além do preconceito com gênero no meio ainda tem quem ache que o conteúdo criado por mulheres é apenas pra mulheres e não universal. Isso sim é uma piada. Acreditamos que ainda temos muito a expandir no humor, mas ficamos alegres também de ver um programa como o Lady Night, por exemplo, fazendo sucesso. O respeito que as pessoas tem pelo trabalho da Tatá Werneck é algo que nos dá muito estímulo. Torcemos para que o futuro do humor seja mais plural seja feito e visto por todes.

OF – Quatro mulheres que fazem humor e que são sócias em vários projetos….tem algum momento que vcs brigam mais que dão risadas?

C4M – A gente tem nossas discussões e divergências sim, porque somos humanas e muitas vezes discordamos. Normal. Faz parte quando se está em um grupo pensar diferente, e esse desencontro permite que as ideias se desenvolvam. Às vezes é bom você ter que defender sua ideia e convencer as pessoas, às vezes você tem que se ser convencido, e as vezes você vai ter que abrir mão da sua ideia, porque a maioria prefere outro caminho. Mas também temos os nossos momentos de apoio incondicional, de sincronia, e de muita amizade com certeza. Muita gente faz essa pergunta pra gente, e achamos que essa é uma visão geral deturpada da relação feminina. Como se um grupo de mulheres não conseguisse trabalhar junto de forma profissional, sem rivalidades ou momentos de "surto". O nosso ideal é justamente não incentivar a competitividade feminina e sim a sororidade, usamos desse pensamento na nossa prática diária.

OF – Já pensam em levar esse projeto do E! pra outros meios, como redes sociais, teatro? 

C4M – O projeto foi realmente desenhado pensando na grade do canal, então ele é especial para eles. Mas gostaríamos de desenvolver alguns personagens em outras plataformas. O formato de esquetes já foi utilizado por nós em alguns projetos, então estamos com vontade de mudar o estilo, estamos estudando referências diferentes, formatos diferentes. Queremos ampliar nossa linguagem de criação.

OF – Há possibilidade de nova temporada?

C4M – A nossa Cia tem muito interesse e vontade de fazer uma segunda temporada. Foi realmente um processo lindo e divertido. Porém sabemos que isso depende de muita coisa, como a grade do canal e o planejamento do ano que vem. Então gostamos de pensar que a possibilidade sempre existe. 

OF – Quais os próximos projetos de vocês?

C4M – Além do E!NoFilterWKND, que fica no ar no canal E! até dezembro, temos o podcast PRATO FRIO no ar gratuitamente no Spotify. Qualquer um pode ouvir! São 12 episódios de 10 minutos, e em cada episódio tem quatro histórias de comédia falando de VINGANÇA! Além disso, estamos desenvolvendo vários projetos audiovisuais tanto de humor quanto dramático. E queremos muito voltar para o teatro, ou levar o teatro para a internet. E como tem sido fazer projetos pro público rir num momento tão delicado, cheio de problemas no Brasil e no mundo? Acreditamos que o humor alivia e traz um pouco de paz em momentos difíceis, então esperamos que com nossos projetos a gente esteja fazendo a nossa "contribuição". Também achamos que o humor traz uma leveza para abordar discussões importantes, mas com responsabilidade. E nos nossos projetos conseguimos dar nossas opiniões sobre diversas questões sociais de forma leve. A comédia é perfeita para juntar as pessoas, mas quando ela é usada para agredir, simplesmente se torna sem graça. Detestamos o humor que desrespeita, diminui alguém. Achamos que é importante ter diferentes vozes no humor para ampliar a discussão. Pessoas diferentes trazem visões diferentes e ter essa pluralidade é essencial, principalmente num país tão diverso quanto o nosso. 

Notícias Relacionadas