Notícias às 08:33

Autor de Um Espião Que Sabia Demais morre em decorrência de pneumonia

Divulgação

Autor de 25 romances em mais de seis décadas de carreira, o britânico John Le Carré morreu no sábado (12), aos 89 anos, em Cornwall. De acordo com o comunicado da família, David Cornwell – nome verdadeiro do autor – teve pneumonia, não relacionada à Covid-19.

Seu primeiro grande sucesso veio com seu terceiro livro, O Espião Que Veio do Frio, publicado em 1963. O Espião Que Sabia Demais, transformado em filme e série, também se destaca entre suas obras, além de A Guerra no Espelho, de 1965, e O Alfaiate do Panamá, de 1996.

Morre mãe de Cristiano, da dupla com Zé Neto

No período em que estudava alemão na Suíça, no final da década de 1940, Carré usou sua própria experiência como agente secreto na construção de muitas de suas tramas e personagens.

Oficial de inteligência

Ex-professor na tradicional escola de Eton, ele ingressou no Serviço de Relações Exteriores britânico como oficial de inteligência, onde recrutava e comandava espiões na era da Cortina de Ferro em um escritório no MI5 em Londres. Nesta época iniciou sua carreira como escritor, adotando o pseudônimo de Jon le Carré.

Seu primeiro romance foi O Morto ao Telefone, lançado em 1961, já com a estreia de um personagem que se tornaria frequente em suas histórias, George Smiley.

Em 2001, publicou O Jardineiro Fiel, que seria adaptado para os cinemas quatro anos depois pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles, com Ralph Fiennes e Rachel Weisz no elenco.

Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, morre vítima da Covid-19

Além dos 25 romances e de um volume de memórias, O Túnel de Pombos (2016), o autor vendeu mais de 60 milhões de cópias de sua obra em todo o mundo. Cerca de dez de seus livros foram adaptados para o cinema.

Seu último livro foi Agent Running in the Field (traduzido como Agente em Campo, em Portugal), publicado em outubro de 2019.

Ele deixa a esposa, Jane, com quem foi casado por quase 50 anos, e os filhos Nicholas, Timothy, Stephen e Simon.

Morre o ator Eduardo Galvão por complicações do Covid-19

Morre humorista Rodela

Notícias Relacionadas