Notícias às 18:00

Autoras de Segunda Chamada avaliam o sucesso da série

Divulgação/Victor Pollak/TV Globo

O ano letivo chega ao fim e é dia de se despedir dos alunos e professores da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.

Durante 11 capítulos, Segunda Chamada emocionou ao apresentar o cotidiano de uma realidade, até então, nunca retratada em obras de ficção: o Ensino Noturno para Jovens e Adultos.

Jogando luz sobre as histórias pessoais e a carência do sistema de ensino, a obra convidou o público à reflexão e mostrou um vasto repertório de questões sociais, sem deixar de passar uma mensagem de esperança e superação.

Para as autoras Carla Faour e Júlia Spadaccini, o reconhecimento do público foi a grande recompensa.

"O que fica foi o modo como Segunda Chamada foi abraçada pelas pessoas. Recebi muitas mensagens, tanto de professores como de alunos, que se sentiram representados, que se reconheceram nos personagens e nas histórias que foram contadas na série. Ao mesmo tempo, quem não tinha intimidade com a realidade do Ensino para Jovens e Adultos, entendeu a importância de se falar da educação pública no Brasil. Isso é muito gratificante", afirmou Carla Faour.

Julia Spadaccini complementou, afirmndo que o objetivo da série era levantar reflexões.

"Para gente o mais importante foi saber que os professores se identificaram com a série e acharam o universo que a gente criou próximo ao da realidade que eles vivem. Saber que geramos debates sobre temas tabus foi o retorno mais precioso que tivemos, pois escrevemos justamente para levantar reflexões não só sobre a educação, mas sobre a sociedade como um todo." 

Para Joana Jabace, diretora artística da série,  a preocupação foi ser o mais fiel possível às histórias de quem percorre diariamente os corredores de uma instituição pública.

"Fazer Segunda Chamada foi um exercício de aproximação com a realidade. Tentamos trazer o universo de uma escola pública, dos alunos e professores para a  tela, retratando isso de maneira humana. A série trata de assuntos espinhosos, mas optamos em fazer isso pelo viés da emoção", contou.

As gravações da segunda temporada da série estão previstas para o início de 2020.

Roberto Bento faz participação em Segunda Chamada

Notícias Relacionadas