Notícias às 15:00

Band faz homenagem em programa especial a Luciano do Valle

Reprodução/Band

Luciano do Valle, considerado um dos narradores esportivos amis importantes de todos os tempos, ganhará uma homenagem bastante especial da Band neste domingo (5), às 14h, um dia depois da data na qual ele completaria 73 anos.

A atração, apresentada por José Luiz Datena, trará depoimentos exclusivos de familiares e profissionais que conviveram com o narrador, além de mostrá-lo atuando nas mais diferentes modalidades esportivas, como basquete, boxe, automobilismo, vôlei e sinuca.

“O grito do Luciano do Valle era reconhecido por qualquer torcedor brasileiro. Ele não só trouxe um estilo, como era uma pes soa que se importava com os bastidores. Era alguém que lutava para que o esporte tivesse mais organização, mais respeito e mais espaço no Brasil”, declarou Renata Fan.

“Não tem como compará-lo a alguém. Não tem como dizer que ele deixou um discípulo porque não teve isso. O Luciano marcou época na Band, no Brasil e é um cara que fez da Copa do Mundo um espetáculo muito maior por causa da sua voz e da sua emoção”, completou ela.

“O Luciano do Valle é um dos caras que nos deram um norte. Você tinha certeza que ele estava transmitindo uma coisa pela qual era absolutamente apaixonado. Uma frase que eu aprendi sobre narração é que não adianta eu falar que vou transmitir as emoções. Eu tenho que me emocionar com o que estou transmitindo para que eu consiga, eventualmente, emocionar você. O Luciano fez isso de uma maneira genial”, afirmou Cléber Machado.

“Nos tornamos grandes amigos. Outro dia eu postei um jogo antigo e me emocionei com a narração dele. Era impressionante como ele sentia no nosso semblante o que a gente estava passando naquele momento e como ele era muito preciso nas colocações. No meio esportivo e jornalístico, sem dúvida nenhuma, ele foi a pessoa mais importante não só na minha vida, mas na vida de todas as jogadoras de basquete”, disse Hortência Marcari sobre a relação dela com o jogador.

Galvão Bueno, Neto, Denilson, Oscar Schmidt, Emerson Fittipaldi, Popó, Marta, Washington Olivetto, Marcelo Negrão, Magic Paula, entre outros amigos e colegas de profissão, também contam histórias que viveram ao lado do locutor esportivo.

Luciano do Valle morreu aos 66 anos no dia 19 de abril de 2014, quando chegava a Uberlândia (MG) para cobrir o jogo entre Atlético Mineiro e Corinthians no Estádio Parque do Sabiá, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele passou mal ainda no avião, recebeu os primeiros socorros de um médico cardiologista que estava no voo e chegou a ser levado a um hospital da região, mas não resistiu.

Logo após o programa especial, o Você Torceu Aqui exibe o confronto entre Corinthians e São Paulo pela grande final do Campeonato Brasileiro de 1990, às 16h. O jogo épico, que rendeu à emissora uma das maiores audiências da história da TV, tem narração de Luciano do Valle e comentários de Roberto Rivellino.

Time do Corinthians na final do Campeonato Brasileiro de 1990

Na tarde de 16 de dezembro daquele ano, a equipe alvinegra entrou em campo para jogar pelo empate, já que havia vencido a partida anterior por 1 a 0. No primeiro tempo, o Timão aguentou firmemente a pressão do time adversário com o apoio da torcida: mais de 100 mil pessoas compareceram ao evento, a imensa maioria corintiana.

Aos 9 minutos do segundo tempo, Tupãzinho marcou o primeiro e único gol do embate, levando o Corinthians a levantar o caneco do Brasileirão pela primeira vez na história do clube.

Durante o campeonato de 1990, o Timão disputou 25 partidas, somando 12 vitórias, oito empates, cinco derrotas, 23 gols marcados e 20 sofridos. Neto balançou as redes adversárias em nove ocasiões, cinco delas em cobranças de falta, tornando-se o artilheiro do clube alvinegro na competição. O craque ficou apenas dois gols atrás de Charles, do Bahia, eleito o maior goleador do torneio.

O Especial Luciano do Valle vai ao ar neste domingo (05), às 14h, enquanto o Você Torceu Aqui vai ao ar a partir das 16h, ambos na tela da Band.

Datena entrega: Falabella negocia com a Band
Luís Ernesto Lacombe deixa a Band
Lacombe e Nathália Batista são afastados do Aqui na Band

Notícias Relacionadas