Notícias às 10:33

Bar de Zéu Britto vira seu Grêmio Recreativo

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Desde que saiu da pequena cidade de Jequié, na Bahia, aos 14 anos, para concluir os estudos básicos em Salvador, Zéu Britto acumula funções. Empresário, ator, cantor e apresentador, o intérprete do Maestro Totó de Saramandaia se aventura, há pouco menos de um ano, em uma nova empreitada. Com a função de unir o tempero baiano, a cultura carioca e os mais diversos tipos de pessoas, nasceu o Armazém Cultural São Joaquim. Localizado no coração de Santa Teresa, famoso bairro da boemia carioca, o bar é o "grêmio recreativo" de Zéu, como ele mesmo define.

"Virou meu ponto de encontro com os meus amigos. Se quiser me achar, pode vir domingo que estarei aqui", garante, aos risos. 

A vontade de ter um estabelecimento não é nova. Desde 2006, quando fundou a empresa Urubu Rei Produções, oBar de Zéu Britto vira seu Grêmio Recreativo ator queria encontrar um lugar que servisse de inspiração para ele mesmo e para outras pessoas. A empresa é responsável por produzir os discos, shows e peças dele e de outros artistas.

"A ideia era ter um lugar para que pudéssemos testar os projetos que chegam na Urubu Rei", explica.

Para abrigar essa demanda, o Armazém Cultural São Joaquim conta com um palco, munido de violão, piano e instrumentos de percussão.

"Além de abrigar projetos já esquematizados, quero que as pessoas possam se manifestar. Quem vem aqui tomar um 'drink' ou jantar pode subir no palco e mostrar algum talento", idealiza. 

O ator participou ativamente do processo de caracterização do Armazém Cultural São Joaquim.

"O espaço era usado como uma mercearia antigamente. Procurei manter a história do lugar, mas dar uma cara nova ao ambiente", explica.

Junto com Gilson Roberto, seu sócio também na produtora Urubu Rei, o empreendimento foi crescendo de acordo com o gosto dos dois.

"Todos os detalhes daqui têm a nossa cara", afirma.

Com o negócio caminhando, Zéu agora só vai lá para se divertir e encontrar amigos.

"No início, eu ficava atrás do balcão. Fazia 'drinks', cafézinho, fechava as contas…", diverte-se.  

Além da forte veia artística, o local também se preocupa em receber as famílias que procuram um lugar amistoso para passar algum tempo. Na parte de trás do armazém, foi feito uma varanda interna com poucas mesas.

"Quando faz muito calor, colocamos uma piscina de plástico para as crianças. Também estamos fazendo umas obras para implantar um cineclube para os pequenos", conta, orgulhoso. Bar de Zéu Britto vira seu Grêmio Recreativo

A euforia e animação com o Armazém Cultural São Joaquim é tão grande que Zéu até buscou se aprimorar para entender melhor a burocracia de ter um bar.

"Entrei na faculdade de Administração de Empresas para ter embasamento e saber melhor lidar com os nmeros", conta.

Oito anos após o lançamento do seu primeiro CD, intitulado Saliva-me, Zéu se prepara para lançar o próximo álbum.

"O disco Mingau das Almas é totalmente autoral. E fala do lado bem-humorado do amor", entrega.

Dividindo-se entre as gravações de Saramandaia, a finalização do disco, a faculdade e o bar, o ator procura um tempo para organizar o lançamento do CD.

"Ainda esse ano ele estará nas lojas", idealiza. 

Zéu Britto compara história de Saramandaia à sua cidade natal
Zéu Britto transforma a azia em música e lança seu primeiro cd
Zéu Britto estréia como diretor

Notícias Relacionadas