Notícias às 07:00

‘Bateu medo e insegurança, mas era a minha oportunidade’, diz Viviane Araújo, sobre personagem na novela Império

Viviane Araujo com Aguinaldo Silva
Divulgação/TV Globo

O ano era 2012. O reality show A Fazenda estava na 5ª edição e tinha Viviane Araújo entre os participantes. Na época, como acontece sempre que um bom reality é exibido, o País parou para assistir a vida alheia. E cada episódio era acompanhado com afinco. Exatamente naquele ano, o Instagram chegou entre nós e o Twitter já estava lá, bombando como sempre, dominando a web. E foi nas redes sociais que Aguinaldo Silva externou seu encantamento por Viviane.   

A cada destaque da moça no reality, o autor de novelas fazia um elogio. E logo que o reality terminou, ele oficializou sua admiração em seu blog pessoal, com um convite. 

"Ela diz que nunca se achou. E nem precisa, porque nós, que somos seus fãs, achamos por ela. É a Rainha Mãe de todas as baterias, uma das mulheres mais queridas do Brasil, figura do bem, sempre guerreira, mas sem perder a ternura… E futura atriz na próxima novela das nove de um certo autor cujo nome este espaço virtual, por uma questão de modéstia, prefere manter em segredo", escreveu Silva.

Daquele dia em diante, além de estar com R$ 1,5 milhão na conta, Viviane viu sua vida mudar. Se até então o título de rainha de bateria – que permanece soberano e insubstituível ainda hoje – era seu principal cartão de visitas, o ofício de atriz, que já exercia, mas sem tanta expressão, ganhou força. E que força! 

 

“Império foi um marco na minha carreira de atriz. Até então eu nunca tinha feito uma novela com uma personagem que realmente fizesse parte da trama”, disse ela com exclusividade à reportagem de OFuxico.

A carioca de 45 anos, que até então era citada no ofício de atriz como a moça rebolativa que apagava o quadro de giz na Escolinha do Professor Raimundo, alcançou a consagração como atriz revelação na novela de Aguinaldo Silva. Foram três importantes prêmios: Extra de Televisão, Contigo de TV e Samba de Primeira. 

Antes da estreia, um tititi em torno de uma suposta dúvida de Aguinaldo veio à tona. Isso porque Império tem uma rainha de bateria, papel vivido por Cris Viana E especulava-se que seria de Viviane e o autor teria mudado de ideia, pela grandiosidade da personagem. Mas não foi nada disso. Assim como Viviane, Cris também era rainha da folia na vida real. Além da manicure Naná ganhar muito mais espaço na história do que o previsto, Viviane arrastou o elenco principal todo para desfilar no Salgueiro, incorporando a história fictícia ao seu habitat natural, a Passarela do Samba.     

Leia mais na entrevista a seguir.

OFuxico: O que Império representa na sua carreira e na vida pessoal?
Viviane Araújo:
Muita coisa! Eu já tinha feito participações em programas, seriados e novelas. Mas foi a primeira novela das 21h, um desafio muito grande. 

OFuxico: Sentiu medo?? Pensou em recusar o convite?

No começo bateu medo e insegurança, mas falei: ‘é a minha oportunidade, é a minha chance, o meu momento! Eu vou me entregar, fazer o que puder para chegar e realmente mostrar meu talento como atriz’. E foi o que fiz.

 

OFuxico: Como você se preparou?
Viviane Araújo:
Estudei muito, me dediquei, me joguei de cabeça. Deixei minha intuição de atriz falar mais alto porque, realmente, você chega sem saber como vão te receber, mas foi incrível, maravilhoso. Só tenho a agradecer a Deus e ao Aguinaldo por ele ter me dado a Naná. 

OFuxico: O que faria diferente, hoje, na interpretação da Naná?
Viviane Araújo:
Nada diferente, ela foi tão verdadeira, tão divertida! Houve momentos em que ela realmente mostrou a sua personalidade e está aí, o público é apaixonado pela Naná. Deixei minha intuição nesse meu primeiro trabalho falar mais alto. 

OFuxico: A dupla Naná e Xana ficou marcada…

Demais! A dupla com a Xana, personagem do Ailton Graça, deu muito certo, de cara! Nós já éramos amigos de vida, mas nunca tínhamos trabalhado de fato. A parceria deu muito certo e sinto muita saudade de trabalhar com ele. Espero ter essa oportunidade em outro momento. Fizemos O Sétimo Guardião, mas não contracenamos. 

Viviane Araújo e Aílton Graça em cena

OFuxico: Qual a melhor lembrança que guarda dos bastidores?
Viviane Araújo:
Conheci grandes atores, pessoas das quais eu era muito fã e sempre admirei como a Lília Cabral. Ficou uma relação carinhosa, os bastidores eram divertidos. Sinto muita saudade da equipe, de toda a produção, dos diretores. Só tenho lembranças boas e espero que com essa volta a gente possa relembrar ainda mais esses momentos maravilhosos que vivi. Essa novela foi muito importante pra mim.

 

 
Alexandre Nero e Lilia Cabral em cena na Sapucaí

Notícias Relacionadas