Imprimir

Notícias

28/02/2021 | 08h00m - Publicado por: Larissa Mariano | Foto: Divulgação/Rede Globo

BBB21: Confira receitas para fazer com ingredientes da Xepa

Veja alguns pratos e receitas simples para se cozinhar com os itens da xepa

BBB21: Confira receitas para fazer com ingredientes da Xepa - Divulgação/Rede Globo

Quem acompanha a dinâmica de jogo no Big Brother Brasil já deve ter reparado que existem duas cozinhas na casa e, respectivamente, dois cardápios diferentes. Toda semana o vencedor da Prova do Líder escolhe os sortudos que irão com ele para o VIP, podendo desfrutar de um leque de opções alimentícias ricas e diversificadas. Já aqueles que não foram escolhidos para o seleto grupo precisam se contentar com a dieta da xepa, que conta com Arroz, Feijão Preto, Fígado, Moela, Rabada, Rapadura, Miojo, Lentilha, Ovos e Biscoito. 

Segundo nutricionistas, o cardápio restrito em fontes de gordura tem um propósito no reality: causar estresse nos brothers, que não se sentem satisfeitos e consequentemente acabam se envolvendo em brigas. Na edição do BBB20 vimos o exemplo disso com os intermináveis conflitos de Manu e Babu por conta dos biscoitos, e no atual programa Projota também tem se mostrado bastante infeliz em estar na xepa nos últimos dias. O termo “xepa” normalmente se refere aos restos de alimentos, literalmente aquilo que sobra das refeições.

Você já parou para pensar em alguns pratos criativos que poderiam ser feitos com os itens da Xepa?

Confira!

Detalhe da cozinha da Xepa do BBB21, da TV Globo

Fígado Acebolado

Muitas pessoas dizem não gostar de fígado, mas será que com o tempero certo a carne já não começa a ter um sabor mais convidativo? Um simples fígado acebolado e refogado ao alho e óleo já pode apresentar uma nova cara e gosto. Veja abaixo a receita:

Ingredientes 

500 g de fígado fatiado

1/2 colher de chá de pimenta do reino

Alho a gosto

Sal a gosto

1/4 xícara de azeite ou óleo de soja

1 cebola grande

Modo de Preparo

  1. Corte o fígado já fatiado e lavado em tiras, coloque em uma panela onde vai temperar.

  2. Coloque o sal a gosto, a pimenta-do-reino e por último o alho, mexa bem até que todas as tiras do fígado tenham pego o tempero, deixe na geladeira por 15 minutos.

  3. Retire da geladeira e pronto, é só colocar o azeite ou o óleo na frigideira, deixar esquentar e colocar todas as tirinhas dentro para fritar.

  4. Quando estiver quase frito o fígado ponha a cebola fatiada para fritar junto.

  5. Pronto, desligue quando terminar de fritar a cebola e sirva!

Clique aqui para ver o site original da receita.

Brothers em uma das refeições da Xepa
 

Moela com Batata

A moela é uma carne de segunda que provém de partes internas da galinha. Uma das opções mais feitas com a proteína é a Moela cozida, que integra outros legumes e vegetais como acompanhamento. Veja abaixo a receita:

Ingredientes:

1/2 kg de moela

1/2 cebola média

3 dentes de alho

2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado

1 colher (de sobremesa) de colorau

1 colher (de chá) de sal (ou a gosto)

2 colheres (de sopa) de óleo

4 batatas médias picadas

Modo de preparo:

Depois das moelas limpas corte em pedaços menores e reserve.

Bata no liquidificador a cebola, o alho, metade da cebolinha, o sal e 1/2 xícara de água. Na panela de pressão coloque o óleo, deixe esquentar um pouco, acrescente a moela e em seguida o tempero batido. Deixe fritar um pouquinho. Coloque 1 xícara de água e o colorau, misture e feche a panela. Quando começar a chiar, deixe cozinhar por 20 minutos. Após esse tempo, tire a pressão, abra a panela e veja se a moela já está macia. Se não estiver, cozinhe mais um pouco. Se já estiver macia, acrescente a batata picada. Coloque a tampa da panela de pressão e deixe cozinhar mais 5 minutos. Abra a panela, se tiver ainda muito caldo pode deixar ferver um pouco com a panela aberta para secar e engrossar um pouquinho o caldo. Sirva quente.

Clique aqui para ver o site original da receita.

Farofa com Ovos

A boa e velha farofa pode parecer simples, porém, na Xepa, pode ser a salvação! Ovos mexidos com o tempero certo, um pouco de agrião, cebola, óleo e leite pode ser um ótimo acompanhamento para comer com arroz ou até mesmo junto com a moela cozida!

No BBB20, Babu passou nervoso em alguns almoços na Xepa

Moela ao alho

Alho é um dos temperos mais simples e de agrado geral. Com um forte sabor, refogar a moela com alho e óleo pode ser um enorme diferencial para o sabor da carne, dando um “tchan” a mais no prato. Dá até vontade, né?

Arroz de Rabada

Mesmo que soe como algo singelo demais, o resultado vai surpreender! A ideia de misturar o arroz juntamente com a rabada adicionando manteiga e alguns temperos adicionais pode criar uma composição saborosa e nutritiva. O molho da rabada ajuda a dar um gosto a mais no arroz.

E aí, mesmo que você não seja muito fã dos ingredientes citados, sentiu vontade de algum prato?

Pelo visto, mesmo que com pouquíssimos recursos, ainda sim sobram receitas para os brothers da xepa no BBB21 fazerem refeições criativas. Quer dizer, isso se eles economizarem estalecas para conseguirem comprar os temperos...


BBB21: 'Fiquei frustrada', diz Juliette para João por não ser escolhida para o VIP
BBB21: Na Xepa, Projota se recusa a comer mistura e se contenta com arroz





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico