Imprimir

Notícias

20/05/2020 | 15h49m - Publicado por: Caroline Huertas | Foto: Reprodução / Instagram

Bruna Marquezine protesta contra morte de jovem e rebate web

Atriz precisou responder comentários em sua página

Bruna Marquezine protesta contra morte de jovem e rebate web - Reprodução  / Instagram

Bruna Marquezine sempre se manifesta sobre questões sociais e políticas em suas redes sociais e, na última terça-feira (19), não foi diferente. 

Em seu Instagram, a atriz fez uma postagem de protesto contra a morte de um adolescente de 14 anos, João Pedro Mattos Pinto, durante operações policiais civis e federais na comunidade do Salgueiro, Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Ela publicou uma foto preta com a frase "João Pedro, presente", representando o luto pelo garoto. Na legenda, compartilhou a fala do pai do jovem e um texto sobre a situação, escrito por Djamila Ribeiro. 

" 'Quero dizer, senhor governador, que a sua polícia não matou só um jovem de 14 anos com um sonho e projetos, a sua polícia matou uma família completa, matou um pai, matou uma mãe, matou uma irmã e principalmente o João Pedro. Foi isso que a sua polícia fez com a minha vida' - Neilton Pinto (Pai do João Pedro). Fiquem em casa, dizem. Pois João Pedro Mattos estava em casa, brincando com seus primos, quando seu corpo foi mutilado com as balas perdidas que só encontram corpos negros. Domingo, estava assistindo a um telejornal, numa matéria em que falava sobre essa Operação que subia uma comunidade e matou várias pessoas no Complexo do Alemão, como se fosse a coisa mais normal do mundo. É normalizado, não deve ser normal. Cenas do Caveirão do Bope, veículo conhecido do Tropa de Elite, filme que ainda é exibido semanalmente, apesar de glorificar tortura, corporação e máquina de guerra genocidas para depois a matéria cortar para uma pessoa da polícia, penso que o delegado, dizer que era para a população ficar tranquila, pois não havia morrido nenhum "inocente". Historicamente, ninguém dessas comunidades é ouvido em matérias como essa e, dessa vez, o formato se repetiu. Mais um discurso de supremacia branca produzido com sucesso na televisão, um discurso que produz mortes. João Pedro Mattos foi uma delas, juntando-se a Amarildo, Claudia, Ágatha e outras milhões de pessoas. Alvejado, e sob o risco de atrapalhar a sinfonia assassina entre polícia, governo e mídia, seu corpo foi subitamente colocado em um helicóptero, sem ninguém de sua família, que ficou dezesseis horas sem saber seu paradeiro! 16 horas! Tempos depois, após uma campanha na internet, descobriu que o corpo do menino estava no IML. O horror... o horror... Vale dizer, o governador do Rio de Janeiro foi eleito sob a promessa de uma política genocida, mais ainda da que já era praticada. Disse que sob seu comando a polícia ia mirar e 'atirar na cabecinha'. Enojante, tudo muito revoltante. Existe uma guerra contra a população negra desse país. João Pedro, presente!", dizia o texto. 

Nos comentários, muitos internautas e famosos parabenizaram Bruna Marquezine pelo seu posicionamento, mas também outros tantos criticaram. Alguns deles, a estrela fez questão de responder. 

"Nunca vi você subindo um morro no Rio ou indo fazer uma doação milionária de cestas básicas no Cantagalo, na Rocinha, no Borel... Enfim, não posso julgar muito porque somos brancos privilegiados, mas não entendo porque você posta tanto sobre isso e nunca vi você subindo uma favela para ajudar de fato a galera...", comentou uma pessoa. 

"Porque eu não sabia que eu precisava registrar ou mostrar os comprovantes para você", rebateu Marquezine prontamente. 

Outro seguidor fez uma ressalva ao texto, na parte em que critica a polícia e relaciona-a com o governador. 

"Concordo plenamente. Só discordo da parte: 'a polícia é do governador'. A mesma polícia que protege seu condominiozinho fechado, é a mesma que atirou também. Você precisa dela, a culpa é do despreparo do policial. O governador mandou matar bandidos, não crianças", falou a pessoa. 

"Condomínios fechados são protegidos por uma equipe de segurança terceirizada, não pela polícia", avisou a atriz. 

 

 

Bruna Marquezine: ‘Não sinto saudade do formato novela'
Bruna Marquezine critica governo Bolsonaro nas redes sociais





Notícias Relacionadas

18/05/2020 | 19h22m - Michele Marreira

Bruna Marquezine: ‘Não sinto saudade do formato novela'

18/05/2020 | 09h24m - Caroline Huertas

Bruna Marquezine ostenta cinturinha em ensaio de lingerie

15/05/2020 | 18h33m - Giovanna Prisco

Bruna Marquezine critica governo Bolsonaro nas redes sociais



Instagram

Instagram

  • Luana Piovani se emocionou com os últimos acontecimentos no país, nesta semana, envolvendo o menino Miguel e a declaração racista da influenciadora digital Luisa Nunes Brasil #OFuxico (Via Instagram @luapio)
  • #Sabrina Sato cortou o cabelo de Zoe e mostrou a nova franja da pequena, além de ter feito uma brincadeira de comparar o visual dela com o de @justinbieber (via stories @sabrinasato)
  • A ex-BBB Flayslane se pronunciou após internautas ficarem chocados com mudanças em seu rosto e afirmou que não foi somente a rinoplastia a responsável pela diferença atual #OFuxico
(Via Instagram @flay)
  • Aline Riscado cancela lives no Instagram como forma de protesto contra o racismo. #OFuxico (Via @alineriscado )
  • Bárbara Evans comenta sobre retirada de pintas e revela que não se preocupa com possíveis cicatrizes. #OFuxico (Via @barbaraevans22 )
  • Ex-BBB Gizelly Bicalho contou que está de cama por conta de uma infecção intestinal e uma inflamação de dentes do siso. (Via stories @gizellybicalho)
  • #blacktuesday  #blacklivesmatter

OFuxico