Imprimir

Notícias

19/03/2020 | 14h41m - Publicado por: Michele Marreira | Foto: Reprodução/Instagram

Caio Copolla faz teste para coronavírus

Comentarista da CNN Brasil publicou textão no Instagram

Caio Copolla faz teste para coronavírus - Reprodução/Instagram

O ex-comentarista da rádio Jovem Pan, Caio Copolla, atual contratado da CNN Brasil, precisou se ausentar de sua nova emissora, apenas dois dias após a estreia, por uma questão de saúde.

Os admiradores do trabalho do rapaz logo se questionaram o que teria ocorrido, e na quarta-feira (18), ele postou mensagem em seu Instagram explicando que estava hospitalizado, fazendo testes para o Covid-19.

Cobertura completa:  Tudo sobre o efeito do coronavírus entre os famosos

"Tive sintomas que se agravaram ontem e por recomendação médica estou em tratamento no hospital, fazendo uma série de exames (inclusive para COVID-19, por precaução). A última coisa que eu queria era ficar doente na semana de estreia da CNN Brasil, mas assim que os doutores liberarem, volto ao ar! Mais uma vez, valeu de coração pela força e pela torcida", ressaltou.

Sinal da CNN Brasil

 

A CNN Brasil estreou no domingo (15) e permanecerá, temporariamente, com o sinal aberto nas maiores operadoras de TV por assinatura e disponível para 100% da base de assinantes. Durante este período promocional, o público também poderá acompanhar a programação ao vivo pelo site da CNN Brasil e pelas redes sociais do canal que estarão com o acesso liberado. 

A iniciativa promove a degustação do novo canal de notícias para os assinantes de pacotes não contemplados com a CNN Brasil, e ainda proporciona, ao público em geral, a possibilidade de conhecer o conteúdo jornalístico oferecido pela transmissão online nas plataformas digitais.

"Esta iniciativa valoriza o mercado e incentiva assinantes ou não a desfrutarem a nossa programação. São as plataformas interagindo entre si e fomentando o negócio de TV paga no Brasil” declarou Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil.

Após este período, o sinal será fechado e somente os assinantes com os pacotes compatíveis terão acesso ao canal, seja pela distribuição por cabo, IPTV, satélite ou nos aplicativos das próprias operadoras. 

Para manter a continuidade de recepção do sinal da CNN Brasil nas TVs de residências, estabelecimentos comerciais e em demais aparelhos móveis, os interessados deverão entrar em contato com a operadora de TV paga de sua região.

Gracyanne Barbosa sobre quarentena: 'O que mais faço é comer'
RITA - Coronavírus: Olga Kurylenko atualiza fãs sobre diagnóstico
Globo desiste de gravar Domingão do Faustão por conta do coronavírus

O que é o Coronavírus

 

O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais silvestres. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Coronavírus é o nome de uma família desses vírus. O nome vem por conta dos mesmos terem suas estruturas em formato de coroa. Eles costumam circular entre animais, como roedores e morcegos. Mas a doença começou a afetar humanos também. O vírus causador sofre mutações espontâneas e aleatórias, por isso ainda não há uma medicação certeira para combater a doença.

São eles os responsáveis por infecções respiratórias e já provocaram outras doenças.

Como o coronavírus começou a circular

O novo coronavírus começou a circular na China em 2019, ganhando um nome temporário de 2019 n-Cov. Depois, ocorreu o “batismo” oficial: SARS-CoV-2, sigla do nome completo em inglês: Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (em tradução livre: Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus).

De acordo com uma pesquisa, 80% dos infectados são leves e a taxa de mortalidade está entre pessoas idosas. Isso além de portadores de outras doenças, principalmente as cardiovasculares, que podem contrair a versão crítica da Covid-19.

Sintomas

 

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os sintomas mais comuns do novo coronavírus são tosse seca ou com secreção, febre acima de 37 graus (sendo que em alguns casos a febre não se manifesta, como por exemplo, jovens, idosos, imunossuprimidos (pessoas que nasceram com uma deficiência imunológica) e dificuldade para respirar.

Além desses, podem ocorrer: insuficiência renal, dores no corpo, congestão nasal, inflamação na garganta, diarreia.

Transmissão

 

Pelo ar: a transmissão e recepção podem acontecer pela saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca, como o espirro e o catarro, tosse e até mesmo a fala. Essas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca, causando a infecção.

Por contato: Beijo, abraço, aperto de mão, ou toque em superfícies infectadas, como celular, maçanetas, corrimão, apoios no transporte público, teclas do computador ou outras, botões. Se você estiver infectado, o vírus é altamente transmissível através das suas mãos.

Animais domésticos



Não há afirmações de que animais domésticos possam transmitir o vírus para humanos. Já no final do mês de fevereiro, as autoridades chinesas informaram que um cão de estimação contraiu o coronavírus e seu dono já estava infectado.

Prevenção

 

1 - Uma das prevenções mais eficazes contra o COVID-19 é lavar bem as mãos, incluindo dorso, embaixo das unhas e antebraço, usar álcool gel nos mesmos lugares, imediatamente após a lavagem. O álcool gel forma uma camada protetora e o vírus não resiste a ele, portanto, não consegue se fixar na superfície do corpo. Assim, evita-se de levar o vírus à mucosas. Por exemplo, em caso de alguma coceira, tomando cuidados com a higiene das mãos, ele não consegue se instalar em mucosas como nariz, boca e olhos, locais onde ele busca se instalar e causar todo o transtorno de contágio.

2 - Quando tossir ou espirrar, o melhor a fazer é colocar o cotovelo na boca. Nunca as mãos.

3 - Limpar frequentemente objetos de uso diário como computadores, aparelhos telefônicos, celulares, chaves do carro, maçanetas, volante do carro etc., com álcool gel ou álcool 70.

4 - Não frequentar lugares com multidões.

5 - Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, toalhas etc.

6 - Manter distância de, ao menos, 1 metro entre as pessoas, principalmente das que estão com tose ou espirros.

7 - Evitar tocar no rosto antes de realizar a higiene necessária.

8 - Evitar cumprimentar as pessoas com beijo, abraço ou aperto de mãos e, se tiver sintomas de gripe, evitar sair de casa.

9 - Usar lenços descartáveis.

10 - Máscaras: apenas devem ser usadas por pessoas que estão tossindo, com coriza, espirrando ou que esteja com suspeita da doença. Do contrário, ela não previne, pois acabamos mexendo mais vezes no rosto para ajeitá-la e aí pode acontecer a contaminação.

Tratamento

 

Não existe tratamento específico contra o Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Quem estiver infectado, recebe um tratamento que vai aliviar os sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e dobrar o consumo de água para se hidratar. Ainda não há vacina específica para prevenir a contaminação contra o coronavírus.

As medidas adotadas para aliviar os sintomas são:

1 - Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos que não contenham ibuprofeno). Sempre com o acompanhamento médico, que saberá exatamente qual medicação é a correta.

2 - Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse.

3 - Não se automedicar: remédios que contenham ibuprofeno, por exemplo, não podem ser usados em caso de suspeita do coronavírus. Tudo deve ter a recomendação médica.

Aplicativo

 

O Sus disponibilizou um aplicativo que auxilia com dicas de cuidados para a prevenção da doença, além de fazer uma avaliação online sobre seu estado de saúde e mostra locais de atendimento mais próximos. Basta baixar no celular o Coronavírus SUS. Há também um telefone disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o Dique Saúde. Basta ligar 136.





Notícias Relacionadas

19/03/2020 | 19h12m - Flávia Almeida

Estilo! Marília Mendonça muda o jeito de se vestir

19/03/2020 | 19h10m - Flávia Almeida

Joaquim Lopes tem dia de beleza

19/03/2020 | 19h04m - Andreia Takano

BBB20: Pyong Lee volta para casa e posa com Sammy



Instagram

Instagram

OFuxico