Notícias às 17:38

Casal de atores cria animação para crianças negras se verem

Divulgação

As crianças no Brasil acabam de ganhar um novo canal de animação que aposta em personagens negros para levar representatividade aos pequeninos: Hora do Blec.

A animação é protagonizada pelo ator David Junior e idealizada por Yasmin Garcez, sua mulher, que está grávida. A obra estreou neste sábado (29) no YouTube. Uma criança negra é o centro desta narrativa, uma representatividade necessária e, infelizmente, rara no Brasil.

Hora do Blec é uma obra de vídeos musicais destinado, principalmente, ao público na primeira infância. Os personagens Blec, Yayá , Yuki, Lara e Basquiat vivem várias aventuras em busca de conhecer a natureza e ajudar o mundo a ser mais sustentável. No dia-a-dia de Blec, as crianças ainda acompanham seu cotidiano com a mãe, o pai e o avô.

Yasmin Garcez e David Junior: casal criou Hora do Blec

Antigo sonho

A ideia do Blec surgiu através da Yasmin Garcez, uma das sócias do projeto e também intérprete da personagem Yayá que, desde 2016, após conhecer o Projeto Identidade, de Orlando Caldeira e Noemia Oliveira, passou a observar a escassa produção de entretenimento infantil com protagonismo negro e resolveu produzir uma.

Na época, porém, por motivos de agenda dos amigos com quem se uniu, o projeto não foi pra frente e sem uma sociedade com parceiros negros, ela não quis seguir por saber da importância desta representatividade diante do tema.

Em 2019 já vivendo uma relação amorosa interracial com o sócio e intérprete de Blec, David Junior, eles decidiram retomar essa iniciativa e, juntos, desenvolveram a Hora do Blec.

Acreditando que a comunicação com a criança é semente de igualdade social , Hora do Blec buscou criar personagens multiétnicos, tendo como protagonista, Blec, um menino negro que tem no seu cabelo Black Power, um símbolo de poder, beleza e magia.

Os clipes têm seus temas inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na ONU. Estes são os temas que devem servir como prioridade em todos os países até 2030 para que possamos viver num mundo melhor.

O programa conta com o apoio institucional do PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que luta pela erradicação da pobreza e para a redução das desigualdades sociais.

Hora do Blec tem Yasmin Garcez como sócia idealizadora, compositora e diretora artística e David Junior como sócio fundador, compositor e diretor artístico. O programa inda tem a sócia investidora Suziane Oliveira, animação de Kirlley Velôso, produção e Nataly Mega e direção musical e arranjos de Léo Mucuri. 

David Junior revela a face triste do preconceito: ‘A gente foi educado para ser invisível’


David Junior e Yasmin Garcez anunciam que vão ser papais

Notícias Relacionadas