Imprimir

Notícias

05/08/2020 | 07h00m - Publicado por: Raphael Araujo | Foto: Reprodução/Instagram/Montagem

Como Black is King! Conheça projetos audiovisuais na música

Outros cantores também apostaram em uma junção de universos das artes

Como Black is King! Conheça projetos audiovisuais na música - Reprodução/Instagram/Montagem

Nos últimos dias, um dos assuntos mais marcantes no que se refere à música foi Black is King, novo álbum visual de Beyoncé, cujo filme é inspirado no álbum The Lion King: The Gift.

Dirigido e produzido por Beyoncé durante um ano, o álbum visual entra na conta como o terceiro produto neste formato feito por ela. O auto-intitulado Beyoncé foi o precursor, lançado de surpresa em 2013. Em 2016 veio o Lemonade que, além de ter tido o Lemonade Film, o CD foi muito bem recebido, principalmente por mostrar uma artista mais empoderada e enaltecendo a suas origens e o povo negro.

Porém, este formato já vem sendo utilizado por diversos artistas, inclusive brasileiros, e nós do OFuxico falaremos de alguns projetos audiovisuais da música. Confira:

Luísa Sonza – Pandora

No ano passado, Luísa Sonza lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Pandora, projeto audiovisual que já conta com mais de 264 milhões de streams nas plataformas digitais.

O álbum é composto por oito faixas: Eliana, Garupa (feat Pabllo Vittar), Não Vou Mais Parar, Fazendo Assim (feat Gaab), Saudade da Gente, Bomba Relógio (feat Vitão), Pior que Possa Imaginar e Apenas Eu com seis destas canções tendo ganhando um clipe no canal da cantora no Youtube, todos muito bem produzidos e dirigidos.

O diretor de fotografia do clipe de Fazendo Assim, Heitor Cavalheiro, ganhou o prêmio de Melhor Direção de Fotografia na edição mais recente do International Music Video Underground, de Paris, na França.

Michael Jackson – Bad

Cinco anos após o lançamento de Thriller, que foi vinte vezes disco de platina, Michael Jackson lançou seu sétimo álbum de estúdio, Bad, cuja canção homônima foi o segundo single do projeto.

A canção foi tão especial que sue videoclipe foi lançado na forma de um curta-metragem de alto orçamento, com Martin Scorsese na direção e Richard Price (A Cor do Dinheiro) no roteiro.

Na trama do vídeo,Michael é um rapaz chamado Daryl, que acaba de concluir com sucesso o ano em uma escola privada e regressa para sua cidade natal na qual é recebido por seus antigos amigos e passa a noite com eles. Logo, os amigos de Daryl percebem que ele não é mais “mau” e tentam obriga-lo a roubar novamente, o que gera desentendimento entre eles.

Gloria Groove – Alegoria

Ao final de 2019, Gloria Groove lançou o EP Alegoria, que também contou com um formato audiovisual, com as quatro faixas (Mil Grau, Magenta Cash feat Monna Brutal, Sedanapo e A Caminhada) ganhando clipes até meados de dezembro.

Até este momento, os quatro clipes de Alegoria contam com 37 milhões de visualizações no total, com os dois primeiros tendo sido dirigidos por João Monteio e os dois últimos tendo o comando de Felipe Sassi. Gloria compôs as músicas junto com o trio de compositores Dogz (Pablo Bispo, Ruxell e Sérgio).

O nome do EP foi Alegoria pelo significado da palavra ser “um conjunto de metáforas”, e cada faixa representava uma metáfora diferente a respeito da vida/mensagem que a drag queen quis passar, muito bem simbolizado em cada um dos clipes, que apesar de não se conectarem entre si, possuem referências visuais uns dos outros.

Justin Bieber – Changes

O grande projeto que Justin Biber havia rppearado para lançar em 2020 foi o álbum Changes, que marcaria de vez seu retorno ao mundo da música após um tempo parado.

Mas não parou por aí: seu formato audiovisual, intitulado Changes: The Movement, teve apoio do coreógrafo Nick Demoura e permitiu que todas as faixas ganhassem clipes, lançados duas vezes por semana na época.

Anitta – Kisses

No mês de abril de 2019, Anitta lançou o álbum visual Kisses, que conta com dez músicas e dez clipes, em português, espanhol e inglês.

Atención, Banana, Onda Diferente, Sin Miedo, Poquito, Tu Y Yo, Get To Know Me, Rosa, Juego e Você Mentiu são os nomes das faixas. O álbum conta também com 11 colaborações selecionadas a dedo pela estrela.

A cantora escolheu um time diverso, com artistas de cinco países diferentes: Becky G, Ludmilla, Snoop Dogg, Papatinho, DJ Luian, Mambo Kingz, Swae Lee, Chris Marshall, Alesso, Prince Royce e Caetano Veloso. Todos os singles já estão disponíveis nas plataformas de streaming e os clipes, no canal do YouTube da artista.





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico