Notícias às 08:05

Conheça a História de O Sétimo Guardião

Divulgação/O Sétimo Guardião/TV Globo

Escondida entre montanhas, a pequena Serro Azul, para muitos, não passa de uma lenda. Pelo menos até agora… Em O Sétimo Guardião a cidade deixará de ser apenas a vizinha de Greenville e de Tubiacanga e aparecerá como cenário principal das tramas que o público vai acompanhar.

Apesar de seu clima pacato de Interior, onde avanços tecnológicos como internet e telefonia celular ainda não chegaram, Serro Azul tem algumas peculiaridades. A principal delas é uma fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras, localizada na parte mais externa de um gigantesco aquífero, uma enorme reserva daquilo que a cada dia se torna o bem mais precioso da Terra: a água.

A fonte é protegida por sete guardiães que têm como missão garantir que essa riqueza não chegue às mãos erradas. São eles: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), o médico José Aranha (Paulo Rocha), o delegado Joubert Machado (Milhem Cortaz), a esotérica Milu (Zezé Polessa), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) e o solitário Egídio (Antonio Calloni), o guardião-mor.

A novela, que marca a volta de Aguinaldo Silva ao realismo mágico, vai mostrar que alguns lugares guardam grandes histórias e muitos mistérios escondidos. Resta saber até quando cada um é capaz de guardar um segredo.

O gato León e a busca pelo novo guardião-mor

Sempre por perto dos guardiães está Léon, o gato de Egídio. Alguns comentam que o animal tem poderes. Outros se arriscam a dizer que ele não é apenas um gato. E é justamente a partir de León – ou melhor, de seu desaparecimento – que a história de O Sétimo Guardião começa a ser contada. Quando o guardião-mor percebe que o animal sumiu, logo trata de avisar aos companheiros da irmandade. Ele sabe muito bem que isso é um sinal de que sua morte se aproxima, e Léon foi em busca daquele que ocupará seu posto.

León, de forma mágica, aparece em São Paulo, onde vive a famosa empresária do ramo de cosméticos Valentina Marsalla (Lília Cabral), e cruza com o filho dela, Gabriel (Bruno Gagliasso), em plena Avenida Paulista. Esse encontro enigmático acontece justamente no dia do casamento do rapaz com Laura (Yanna Lavigne). Para Valentina, essa união é muito importante, principalmente porque a jovem é filha do milionário Olavo de Aragão Duarte (Tony Ramos), e a união das famílias representa a salvação de sua situação financeira, que atualmente não é das melhores.

Mas, para desespero da empresária, pouco antes da cerimônia, Gabriel desiste de se casar e vai embora sem dizer para onde, nem o motivo. Um filme triste se repita na memória de Valentina. O rapaz nunca soube, mas, na juventude, ela foi abandonada no altar por Egídio e fugiu de Serro Azul jurando nunca mais voltar. 

Luz e Gabriel: amor amaldiçoado por uma missão

Depois de decidir, mesmo que de maneira inconsciente, mudar os rumos de sua vida, Gabriel dirige em direção a Serro Azul, sem nunca sequer ter ouvido falar do local. Seu único objetivo é descobrir o que o atrai para aquele lugar. Mas, como o destino muitas vezes faz questão de surpreender, ele sofre um acidente quando está chegando à cidade e é socorrido pela misteriosa Luz (Marina Ruy Barbosa).

A jovem tem uma ligação muito forte com Léon e se entende com o animal através do olhar. E é conduzida pelo gato que Luz consegue salvar Gabriel. Recém-formada professora, a jovem foi criada pelo avô, Sóstenes (Marcos Caruso), como uma menina comum. Mas Luz sabe que sempre esteve longe disso. Desde pequena, ela tem sonhos misteriosos e alguns deles são visões de algo que está prestes a acontecer.

Luz leva Gabriel para sua casa e decide, com o avô, ajudar o rapaz até que ele se recupere e descubra o que o levou até ali. Em pouco tempo, os dois percebem que algo forte os une: o amor. Disposto a viver esse sentimento, o jovem será capaz de enfrentar a fúria de sua mãe, Valentina. Gabriel terá que escolher entre o amor de Luz e sua missão de ser o novo guardião-mor da fonte.

A chegada de Valentina Marsalla a Serro Azul

Quando Valentina descobre que Gabriel foi parar em Serro Azul, é tomada por uma enorme fúria. Como foi possível que seu filho tenha ido justamente para o lugar em que ela jurou nunca mais colocar os pés? Ela pede a Clotilde (Adriana Lessa), a única pessoa de sua terra natal com quem ainda mantém contato, que prepare tudo para seu retorno que tem que ser triunfal.

Serro Azul não será a mesma após a chegada de Valentina. A primeira coisa que ela faz é procurar Egídio e revelar que, quando ele a abandonou no altar, ela estava grávida. Ele, predestinado a morrer, não tem tempo de se aproximar de Gabriel, mas Valentina usa essa história triste de seu passado para tentar sensibilizar o filho e convencê-lo a voltar para São Paulo e se casar com Laura (Yanna Lavigne).

Só que o amor de Gabriel e Luz já tomou conta dos jovens e parece inabalável, o que faz com que a permanência de Valentina em Serro Azul seja mais longa do que o planejado. Mas ela percebe que retornar à cidade pode ter sido a maior sorte de sua vida. Sua irmã, a primeira-dama Marilda (Leticia Spiller), aparenta ser bem mais jovem do que realmente é, e a empresária dá logo um jeito de descobrir qual o seu “segredo da juventude”. Marilda acaba revelando à irmã sobre a existência da fonte na cidade. A primeira-dama, que não sabe sobre a irmandade que protege a água, acredita ser a única pessoa que conhece o segredo. Crendo ter descoberto o mapa da mina, Valentina fará de tudo para se apossar do casarão de Egídio, sob o qual a fonte está escondida.

Aos poucos, ela se dá conta de que cada um dos guardiães tem um ponto fraco e passa a usar isso em benefício próprio. Sua primeira vítima é o delegado Machado (Milhem Cortaz), marido de Rita de Cássia (Flávia Alessandra). A segunda é o prefeito Eurico (Dan Stulbach), seu cunhado. Quando ela fica sabendo que o grande sonho dele é chegar a Brasília, promete levar a tecnologia para Serro Azul em troca da desapropriação do casarão de Egídio.

Ao sentir que a irmandade e o segredo da fonte estão ameaçados, os guardiães precisam correr contra o tempo para descobrir logo quem é o novo guardião-mor. Só que essa busca não será fácil: pessoas ambiciosas, como o enigmático Sampaio (Marcello Novaes), capanga de Valentina, percebem que existe alguma riqueza escondida na cidade e tentam se passar pelo novo escolhido. Enquanto isso, Gabriel segue planejando seu futuro com Luz, sem desconfiar de que em breve se verá diante desse grande conflito.

Em defesa da moral e dos bons costumes

Enquanto os guardiães se preocupam em proteger a fonte, o restante da cidade está alheio a tudo que envolve esse segredo. Mas isso não faz com que a vida dos moradores “comuns” seja menos movimentada. A beata Mirtes (Elizabeth Savalla), por exemplo, não perde a oportunidade de tumultuar qualquer ambiente em que esteja. Católica fervorosa, ela está sempre acompanhada de Jurandir (Paulo Miklos), Liliane (Simone Zucato) e Roseane (Talita Fusco). Mirtes é mãe do doutor Aranha (Paulo Rocha) e nunca aceitou o casamento do filho com Stella (Vanessa Giácomo). A nora perdeu um bebê que esperava e nunca mais conseguiu engravidar, o que faz com que Mirtes viva dizendo que ela não foi capaz nem de lhe dar um neto. Apesar de contar com o apoio do marido, Stella por vezes se sente insegura em meio às insinuações da sogra e tem que ser forte para não sucumbir ao vício pela bebida. Aranha, que tem adoração pela mãe e é completamente apaixonado pela esposa, vive na linha de fogo, tentando acabar com a guerra entre as duas.

Além da relação conflituosa com Stella, Mirtes não dá sossego para o ex-genro, João Inácio (Paulo Vilhena). Ela faz marcação cerrada para que ele respeite a memória de sua filha que morreu e, ao descobrir, que o rapaz está envolvido com Stefânia (Carol Duarte), uma das meninas do bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), passa a infernizar a vida do casal. Ondina, aliás, é outro alvo de Mirtes. A beata considera a cafetina a encarnação do pecado e não poupa insultos quando cruza com ela pelas ruas de Serro Azul.

O paraíso de Ondina

Ninguém sabe ao certo se a pousada Paraíso da Ondina serve de fachada ao bordel que a guardiã mantém nos fundos do imóvel, ou se é o contrário. Mas quem já frequentou os dois sabe que eles se complementam. Os estabelecimentos são ligados por um túnel, assim os distintos clientes que frequentam o bar da pousada podem, a certa altura, seguir em direção ao bordel sem levantar suspeitas.

Todas as noites, o tango toma conta do local, abrigando corações desiludidos ou em busca de diversão, e até mesmo alguns apaixonados, como é o caso de João Inácio (Paulo Vilhena), que bate ponto diariamente no bordel para dançar com Stefânia (Carol Duarte).

Ondina vê em suas meninas e em Adamastor (Theodoro Cochrane), seu braço direito na administração dos negócios, a família que ela não construiu. Além de Stefânia, trabalham no bordel e na pousada Luciana (Josie Pessoa), Januária (Mila Carmo) e Katiucha (Lyv Ziese).

Nicolau e o seu BB na Chapa, o ponto de encontro da cidade

Na praça de Serro Azul está o quiosque BB na Chapa. Comandado pela família de Nicolau (Marcelo Serrado), o local é o point preferido dos jovens. É ali que o radialista Patrício (Lucci Ferreira) faz seu lanche antes de entrar no ar com as últimas notícias da cidade, e onde Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer) fica na expectativa de encontrar Júnior (José Loreto) e tentar chamar a atenção do filho do prefeito, mesmo sabendo que ele só tem olhos para Luz (Marina Ruy Barbosa).

Nicolau tem muito orgulho de seu negócio, que garante o sustento da família, e só não se considera completamente feliz porque, para ele, ainda falta uma coisa: ter um filho homem que se torne jogador de futebol. Ele e a mulher, Afrodite (Carolina Dieckmann), já são pais de Diana (Laryssa Ayres), Bebeto (Eduardo Speroni), Rivalda (Giulia Gayoso) e Cristiana (Vitoria Rangel). Para desgosto de Nicolau, Bebeto não leva jeito para ser jogador. Por isso, ele segue na tentativa de ter um outro filho que possa lhe dar essa alegria. Todos os meses, o dono do quiosque conta os dias para a chegada do período fértil da esposa. Afrodite ama o marido, mas está cansada de sua obsessão por mais um filho.

Notícias Relacionadas