Notícias às 10:48

Conheça os grupos de K-pop mais queridinhos do público

Reprodução / Instagram

Você já deve ter ouvido o termo k-pop em algum momento, seja andando pela rua ou navegando pela internet. O fenômeno vindo da Coreia do Sul já existe há um bom tempo, mas o estouro internacional começou há pelo menos dois anos. Mas afinal, o que é k-pop?

Parece difícil, porém não tem nada de complicado. A palavra surgiu para se referir a música produzida no país asiático. Coreia, em inglês, se escreve Korea, assim a letra K surgiu para diferenciar as gravações americanas, que são mais comuns, das faixas cantadas em coreano.

O BTS se tornou o grupo mais famoso, chegando a ganhar dois prêmios na cerimônia Billboard Awards, em 2017 e 2018. Neste ano eles foram convidados para apresentar uma categoria no Grammy Awards, sendo assim o primeiro grupo sul coreano a estar em premiações norte-americanas.

Para te deixar por dentro do mundo pop criado do outro lado do mundo, nós, do O Fuxico, trouxemos alguns dos grupos mais famosos por lá que estão chegando no conhecimento mundial – e podem te deixar com vontade de acompanhá-los.

Confira!

BTS

A sigla que faz sucesso por onde passa significa Bangtan Sonyeondan, algo como garotos à prova de balas. Para que ficassem ainda mais internacionais, os meninos chegaram a anunciar um nome em inglês: Beyond The Scene.

O grupo é formado por sete integrantes, sendo eles Jimin, Namjoon, Suga, V, J-hope, Jungkook e Jin. Eles começaram em 2013, lançados pela Big Hit Entertainment, uma agência de talentos responsável pela divulgação dos artistas.

Em maio o BTS se apresenta no Allianz Park, em São Paulo, nos dias 25 e 26. Com ingressos esgotados, estima-se que o público seja de 90 mil pessoas somando os dois dias. Muito maior do que a vinda deles em 2014, 2015 e 2017, que juntas chegam a um número de 22 mil pessoas. Realmente é difícil negar a grandiosidade desses garotos.

BLACKPINK

Lisa, Jennie, Rosé e Kim Ji-soo completam o grupo somente de meninas. Pode-se dizer que elas são a versão feminina do BTS em questão de sucesso.

O quarteto caiu na graça do público com a faixa Ddu-du Ddu-du Du no ano passado. Fez tanto sucesso que se tornou parte do repertório do jogo Just Dance 2019. Recentemente, elas voltaram com um EP chamado Kill This Love, e o clipe da música que leva o mesmo nome do álbum já ultrapassa mais de 170 milhões de visualizações no YouTube.

RED VELVET

Outro grupo feminino grandioso é o Red Velvet. Irene, Joy, Wendy, Seulgi e Yeri surgiram no meio musical em 2014, pela SM Entertainment, umas das produtoras conhecidas por fazer parte do big 3 (time de três gigantes produtoras no mundo sul coreano).

No começo, Seulgi era uma artista solo, ou como eles dizem, estava em treinamento na agência. Depois das audições as outra integrantes surgiram e se deu forma ao quinteto. Em 2018, a revista norte-americana Time classificou o grupo como um dos melhores no segmento do k-pop e destacou a diversidade no estilo musical delas.

LOONA

Esse daqui é gigante! Diferente dos grupos femininos anteriores, o Loona tem o total de 12 integrantes. Haseul, Heejin, Hyunjin, YeoJin, JinSoul, Chuu, ViVi, Kim Lip, Yves, Choerry, Olivia Hye e Go Won se intercalam entre os vocais e as danças.

Além de serem apresentadas juntas, as meninas possuem subgrupos – ou como eles chamam, possuem units (unidades). Essas divisões são bem comuns entre o k-pop e causam estranheza no começo, porém fica fácil depois que se entende.

O primeiro subgrupo é o Loona 1/3, composto por Haseul, Heejin, Hyunjin e ViVi. O segundo a surgir foi o Odd Eye Circle com Kim Lip, JinSoul e Choerry no comando. A terceira e última união se deu pela junção de Yves, Chuu, Olivia Hye e Go Won, formando o YYXY (Youth Youth by Young).

GOT7

Mais um grupo formado por uma das produtoras do big 3. A JYP Entertainment lançou o GOT7 em 2014, mas antes, dois dos integrantes, Jinyoung e JB, haviam começado em 2012 com o projeto JJ Project. Com a chegada de BamBam, Jackson, Mark, Youngjae e Yugyeom a banda tomou forma.

Esse é um dos grupos com mais nacionalidades, ou seja, além dos sul coreanos também tem um integrante norte-americano com ascendência taiwanesa, outro chinês e BamBam, que é tailandês. O importante é que todos se entendem e deixam os fãs sempre ansiosos para o próximo lançamento.

SEVENTEEN

Esse também não economiza em número de membros. O Seventeen tem, ao todo, 13 artistas envolvidos, e são eles S.Coups, Jeonghan, Joshua, Jun Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu The8, Seungkwan, Vernon e Dino.

Seguindo a linha da subdivisão dentro do grupo, eles se separam por talentos. Os subgrupos são chamados de unidade do hip-hop, unidade do vocal e unidade da performance, onde ficam os integrantes que arrasam na dança.

Seventeen começou em 2015 e o reconhecimento fora da Ásia veio em 2016, ao lançarem Love & Letter, primeiro álbum de estúdio dos meninos.

EXO

O EXO, atualmente, é composto por Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun. Quando estrearam, em 2012, havia Luhan, Kris e Tao, se dividindo entre dois subgrupos intitulados EXO-K e EXO-M, sendo o primeiro o único a cantar em coreano e o segundo somente em mandarim.

Depois de alguns problemas com a SM Entertainment, Luhan, Kris e Tao decidiram se desligar do grupo.

Além de serem uma estrela na Coreia do Sul e na China, os rapazes ainda fizeram um lançamento no Japão, em 2015, com a versão em japonês do hit Love Me Right e uma canção original chamada Drop That.

NCT

Com certeza é o maior grupo masculino, tendo, ao todo, 21 integrantes divididos entre três unidades.

A primeira, NCT U, começou em 2016 com a junção de Taeil, Taeyong, Doyoung, Ten, Jaehyun e Mark. No mesmo ano veio a segunda unidade, NCT 127, com Taeil, Taeyong, Yuta, Jaehyun, WinWin, Mark e Haechan. Um ano depois, em 2017, o subgrupo voltou com mais dois participantes: Johnny e Doyoung. Ainda em 2016, a terceira parte foi anunciada. NCT Dream tomou forma com Mark, Renjun, Jeno, Haechan, Jaemin, Chenle e Jisung no comando.

Mesmo mantendo os artistas, Lee Soo-man, fundador da SM Entertainment, já revelou que o conceito do universo NCT é ter um número ilimitado de membros. Será que ainda vai rolar mais adição de cantores ao grupo?

Japão estaria de olho na casa de Elvis Presley
Oprah Winfrey defende Meghan Markle e elogia a Duquesa de Sussex
Saiba quais foram os protocolos quebrados por Meghan Markle em sua gestação

Notícias Relacionadas