Notícias às 10:24

Corpo de Elias Gleizer será enterrado no Cemitério Israelita

Divulgação/TV Globo

Está marcado para as 12hdeste domingo (17), o início do velório do corpo do ator Elias Gleizer, que morreu no sábado (16), em decorrência de consequências da queda de uma escada rolante no último dia 6, quando quebrou cinco costelas e teve o pulmão perfurado.

O enterro está marcado às 13h, no Cemitério Israelita Vilar dos Teles, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Lá são enterrados membros da comunidade judaica do Rio de Janeiro. Elias, de 81 anos, estava internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul carioca.

Única parente do ator, sua irmã, Rosa, que mora em São Paulo, chegou ao Rio no sábado (16), acompanhada pelos dois filhos. Elias era solteiro e não teve herdeiros.

Seu trabalho mais recente foi na novela Boogie Oogie, exibida no ano passado. 

Trajetória

Ilicz Glejzer era o nome de batismo de Elias Gleizer. Ele nasceu em 4 de janeiro de 1934, em São Paulo, filho de imigrantes judeus poloneses, de pai sapateiro e mãe dona de casa. Sua aparição aconteceu na TV Tupi, no final de 1950 e permaneceu na emissora até  até 1978. Em seguida foi para a Bandeirantes e depois SBT, de 1980 a 1983. 

Ele estreou na Globo em 1984, convidado pelo autor Walther Negrão para atuar em Livre para Voar. A lista de novelas das quais participou é extensa. Direito de Amar (1987), de Walther Negrão e Alcides Nogueira; Tieta (1989), de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares; Explode Coração (1995), de Gloria Perez, primeira novela gravada inteiramente no Projac; Terra Nostra, de Benedito Ruy Barbosa (1999) são alguns exemplos. Outra novela marcante foi Caminho das Índias, de Gloria Perez, a primeira a vencer o Prêmio Emmy, em 2009. Na trama, Elias Gleizer viveu o Seu Cadore, que sofria com a falsa morte de um dos filhos e a esquizofrenia do neto querido.

O ator também participou da minissérie Chiquinha Gonzaga (1999), de Lauro César Muniz e Marcílio Moraes. Em 2010, emendou duas novelas: Tempos Modernos, de Bosco Brasil, e Passione, de Silvio de Abreu. Três anos mais tarde interpretou o cigano Manolo em Flor do Caribe (Walther Negrão). Além do trabalho em novelas e minisséries, Elias Gleizer também fez participações no seriado Malhação e no humorístico Zorra Total. O ator também atuou no cinema em Didi Quer Ser Criança, dirigido por Alexandre Boury e Fernando Boury, com Renato Aragão (2004).

Famosos lamentam a morte do ator Elias Gleizer
Morre o ator Elias Gleizer, aos 81 anos

Notícias Relacionadas