Notícias às 06:00

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Reveja personagens na TV

TV Globo/Divulgação/Montagem

Pessoas com algum tipo de deficiência – seja física ou intelectual – merecem atenção e respeito, pois o preconceito insiste em permear o universo de muita gente que se esforça, diariamente, em se superar.  

Hoje, dia 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data é promovida desde 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O dia simboliza a oportunidade de refletirmos sobre o lugar das pessoas com deficiência em nossa sociedade, e o que podemos fazer em prol da acessibilidade e da inclusão de forma a assegurar os direitos de todos.

Tema inserido na teledramaturgia

O papel das produções de teledramaturgia vai além de entreter o expectador ávido por descontração. A informação faz parte do papel social desenvolvido nos folhetins. Temas relevantes são debatidos por meio de crias fictícias que retratam uma realidade.

Visando isso, destacamos personagens que apresentam algum tipo de deficiência, levando o debate às novelas, com o intuito de quebrar paradigmas, principalmente da segregação.

Confira!

1.Shirlei – Haja Coração (2016/2020)

1.Shirlei – Haja Coração (2016/2020)

Shirlei (Sabrina Petraglia) é a filha caçula de Francesca e Guido tem uma deficiência na perna que a faz mancar e abala sua autoestima. É apaixonada pelo vizinho Adônis, mas se decepciona com o vizinho. Irmã de Tancinha, Carmela e Giovanni ela se encanta por Felipe.

2.Benê – Malhação (2017/2020)

2.Benê – Malhação (2017/2020)

Benê (Daphne Bozaski) tem Síndrome de Asperger, perturbação do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação e relacionamento. Filha de Josefina é irmã mais velha de Juninho. Inteligente, mas sofre bullying. Desenvolve o talento musical com Guto. Os dois começam a namorar e prestam vestibular para música.

3.Claudio – Êta Mundo Bom (2016)

3.Claudio – Êta Mundo Bom (2016)

Filho de Araújo, Claudio (Xande Valois) sofre pela morte da mãe e com os maus-tratos da madrasta, Ilde. Teve poliomielite e usa cadeira de rodas. Torna-se amigo de Alice. Após uma cirurgia, volta a andar.

4.Salvador – Império (2014)

4.Salvador – Império (2014)

Salvador (Paulo Vilhena) sofre de Esquizofrenia. Cumpre pena no mesmo presídio que Orville. Artista plástico talentoso, depois de explorado ganha reconhecimento e vai expor na França.

5.Linda – Amor à Vida (2013)

5.Linda – Amor à Vida (2013)

Linda (Bruna Linzmeyer) é filha de Neide e Amadeu irmã de Daniel e Leila. Autista, requer cuidados especiais.

6.Luciana – Viver à Vida (2009)

6.Luciana – Viver à Vida (2009)

Luciana (Alinne Moraes) é a filha mais velha de Marcos e Tereza, irmã de Isabel e Mia. Jovem mimada pelos pais sonha com o glamour e o sucesso no mundo da moda, mas não tem o apoio da mãe, que conhece as desilusões que a profissão pode causar. Quem também não gosta da carreira escolhida por ela é seu namorado, Jorge, que faz tudo para que ela desista da ideia. Confiante, Luciana corre atrás de todas as oportunidades para ver sua carreira decolar. Sua vida muda radicalmente quando sofre um acidente e fica tetraplégica.

7.Tarso – Caminho das Índias (2009)

7.Tarso – Caminho das Índias (2009)

A pressão dos pais é tanta, que Tarso (Bruno Gagliasso) se deprime e acaba desenvolvendo uma doença mental. No decorrer da novela, passa por alguns tratamentos tradicionais até chegar ao centro de saúde mental do Dr. Castanho, que adota o método da Dra. Nise da Silveira, renomada psiquiatra brasileira.

8.Maria Flor – América (2005)

8.Maria Flor – América (2005)

Flô (Bruna Marquezine) nasceu cega. Visita Jatobá no subúrbio e se torna amiga também de Farinha. Cresceu cercada de todos os cuidados, é por meio de seu amigo que conquista sua independência.

9.Emanuel – A Indomada (1997)

9.Emanuel – A Indomada (1997)

Emanuel (Selton Mello) é uma espécie de anjo, cândido, inocente, alheio à insensatez do resto do mundo. Tem crises repentinas, normalmente quando não consegue entender as coisas absurdas que se passam em volta, e umas lembranças difusas da mãe, que o perturbam. Fala o que pensa e sente com a maior naturalidade, e pergunta tudo sem censura, deixando as pessoas desconcertadas.

10.Tonho da Lua – Mulheres de Areia (1993)

10.Tonho da Lua – Mulheres de Areia (1993)

Tonho da Lua (Marcos Frota) tem problemas mentais, podendo ser lírico, ingênuo, agressivo. Faz esculturas na areia, é amado por Alzira, mas seu coração pertence à Ruth.

Haja Coração: Carmela humilha Shirlei por sua deficiência
Famosos participam de campanha social Diferentes Somos Todos
Anitta convida pessoas portadoras de deficiência auditiva para Bloco das Poderosas

Notícias Relacionadas