Notícias às 20:20

Eduardo Kobra inicia projeto de restauração de suas obras

Alan Teixeira

O muralista brasileiro Eduardo Kobra iniciou um novo projeto, A Arte de Conservar, de restauração e revitalização de suas principais obras. Ele trabalhará, ao lado de sua equipe, até o dia 30 de novembro no mural A Lenda do Brasil, de 41 metros por 17,5 metros, feito em homenagem ao piloto Ayrton Senna, na empena de um prédio na rua da Consolação, 2608 (esquina com a av. Paulista, em frente à Praça José Molina), em São Paulo.

O trabalho foi iniciado há uma semana, mas é na segunda-feira, dia 23 de novembro, que Kobra inicia a etapa da pintura.  De acordo com o artista, as próximas obras a serem restauradas são Oscar Niemeyer, na região da av. Paulista, também em São Paulo, e Etnias – Todos Somos Um, no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

O mural A Lenda do Brasil, que mostra o piloto de capacete e olhar expressivo, é uma das principais obras de Kobra, que tem Senna como uma de suas grandes referências.

“Embora eu não seja ligado aos esportes, Senna sempre foi um dos meus maiores ídolos e uma inspiração para mim, com seu exemplo de determinação e superação. Além disso, transformou o ato de dirigir carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte, que encantava e inspirava a todos”, afirmou Kobra, que já pintou 12 murais, além de uma tela, sobre o tricampeão mundial de F-1 (nascido em 21 de março de 1960, em São Paulo).

Mural A Lenda do Brasil abre novo projeto de Eduardo Kobra (foto de 2015)

Em setembro de 2019, Kobra realizou um mural no autódromo de Ímola, Itália, onde o piloto morreu ao bater sua Williams nos muros da curva Tamburello, no GP de San Marino no dia 1º de maio de 1994. Em março deste ano, inaugurou o mural Superação no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

“Este é um dos primeiros movimentos de restauração, revitalização e preservação de murais, que já são verdadeiros patrimônios das cidades e, acredito, merecem receber os mesmos cuidados que os prédios, os monumentos públicos e qualquer obra de arte. A velha ideia de que a arte de rua é descartável e efêmera deve ser mudada”, continuou o artista.

“A durabilidade de um mural depende de fatores como as condições climáticas – calor, frio, chuva -, a poluição e se foi realizado em uma parede nova ou mais antiga. Agora podem ser tomados cuidados essenciais para que os murais durem mais, como um melhor preparo da parede, o uso de seladora e de tintas acrílicas como base e a aplicação de verniz ao final do trabalho”, explicou Eduardo.

Eduardo Kobra leiloa painel para as vítimas da tragédia no Líbano
Eduardo Kobra emociona fãs ao anunciar a morte da filha, Catarina

Relação com a Audi e importância dos sonhos

Moral Etnias - Todos Somos Um também será restaurado (foto de 2016)

Para a fase inicial do projeto, Kobra procurou pela Audi Brasil, empresa que tem uma ligação histórica com o tricampeão mundial. Foi Senna que trouxe a marca alemã para o mercado brasileiro, em 1993. A empresa abraçou a ideia, assim como em 2015, ano em que iniciava a operação de sua fábrica no País.

“Eles novamente receberam muito bem a ideia e viabilizaram essa primeira etapa do projeto, que busca começar um movimento para às próximas gerações terem acesso a esses maravilhosos trabalhos que têm sido feitos por artistas urbanos ao redor do mundo.  É uma bela iniciativa da Audi Brasil. Espero que inspire mais empresas a apoiarem a restauração dos outros murais”, continuou.

De acordo com o artista, ter sonhos e projetos é sempre muito importante, mas também é fundamental olhar – e preservar – para o que já existe. “Não podemos pensar apenas no novo. É preciso ter um olhar para o que já existe em nossas casas e cidades, como as marquises dos prédios, as árvores, os monumentos e os murais”, disse Kobra.

“Já há alguns anos eu estava incomodado ao ver meus trabalhos deteriorados. A vontade de realizar um trabalho nesse sentido cresceu ainda mais durante a pandemia, já que as pessoas começarão cada vez mais a passear em suas próprias cidades”.

Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação e Marketing da Audi do Brasil, comemora a nova parceria: “A inovação faz parte do DNA da nossa empresa, mas valorização da cultura e da história também são essenciais para qualquer sociedade. Por isso este projeto com o Kobra é tão importante. O mural do Ayrton Senna, um ídolo da nação brasileira, virou um cartão postal na cidade de São Paulo e traz lembranças positivas de uma pessoa que só trouxe alegrias para o nosso País”. 

Segundo o diretor, 2020 é um dos anos mais importantes da Audi no Brasil. A empresa deu início a uma ofensiva de sustentabilidade ao firmar o compromisso global de ser uma companhia 100% neutra em carbono até 2050. 

“Uma das ações para atingir este objetivo é a introdução de 30 modelos eletrificados em todo o mundo até 2025. No Brasil os primeiros veículos 100% elétricos da marca já foram lançados: o Audi e-tron e o Audi e-tron Sportback”, concluiu Claudio.

Notícias Relacionadas