Notícias às 16:33

Elza Soares terá homenagem no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

Frâncio de Holanda

O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta terá um desfile muito importante este ano, pois o tema da vez é Viva a Resistência.

Seguindo esse preceito, uma das homenageadas será Elza Soares, um símbolo da música popular brasileira e também da resistência do samba.

A cantora, que está completando 90 anos, será uma das apresentações confirmadas no bloco que sai neste domingo (16), no cruzamento da Rua da Consolação com a Av. Paulista.

"A Elza Soares é uma das maiores representantes da resistência do nosso país. Ter a presença dela nesse desfile vai ser, certamente, um dos momentos mais emocionantes do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta ao longo desses 11 anos de existência", explicou Alê Natacci, presidente do bloco.

Apresentar aos foliões uma empena durante o percurso do bloco já é algo que se tornou tradição no desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta, com a empena de 2020 sendo com uma imagem de 35 metros de Elza Soares, feita por Frâncio de Holanda, fotógrafo e também diretor do Bloco, que fotografou a cantora em sua casa no Rio de Janeiro.

Artistas como Speto, Rita Wainer e o coletivo Tupys já deixaram um legado artístico para a cidade nos últimos desfiles.

Nação Zumbi como atração Confirmada

 

O show de encerramento este ano ficará a cargo da banda pernambucana Nação Zumbi, surgida nos anos 1990 e considerada até hoje como um dos grupos mais multifacetados do país.

Formada por Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo) e Toca Ogan (percussão), além de participação de Marcos Matias e Da Lua (alfaias), a banda irá relembrar os maiores sucessos da carreira no bloco, como Maracatu Atômico, Da Lama ao Caos, Meu Maracatu Pesa uma Tonelada, entre outros.

Desfile Oficial – Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta – Viva a Resistência

Data: 16 de fevereiro, domingo
Local: Entre a Av. Paulista e R. da Consolação
Horário: A partir das 14h – Concentração/ Desfile a partir das 16h.
Mais informações: http://www.facebook.com/events/3339683989435462/

Um pouco mais sobre o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

 

O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia moradores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia.

A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles, principalmente no bloco comemorativo de dez anos em 2019.

Para assegurar seu caráter público, gratuito e democrático, a brincadeira de amigos foi oficializada com a criação da Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade.

Notícias Relacionadas