Notícias às 01:30

Em tempos de isolamento social OFuxico comemora 20 anos no ar

Fotomontagem

Neste ano 2020 de tantas mudanças e incertezas comemoramos 20 anos de existência. Quem diria que um projeto despretensioso, que nasceu de uma conversa com Gugu Liberato nos bastidores do programa Domingo Legal do SBT, se transformaria em um grande portal dedicado ao mundo dos famosos, televisão e entretenimento em geral?

Sempre amei desbravar novidades e encontrei em Gugu o parceiro ideal para me aventurar no desconhecido mundo da Internet, que naquele tempo funcionava através de uma linha de telefone. Era a chamada linha discada, dial-up Internet Access, que usava a rede pública de telefonia, para estabelecer uma conexão com um Provedor de acesso à Internet, através de um número de telefone. A coisa era lenta, fazia um barulhinho esquisito, quando iniciava a conexão e enquanto conectada ocupava a linha telefônica. A onda era acessar a Internet após à meia-noite, para pagar apenas um pulso de telefone, navegar ou usar somente aos sábados a partir das 14h, aos domingos ou feriados. A grande rede era cheia de limites, mas já era possível vislumbrar que uma nova e grande janela se abria. Uma janela para o mundo!

Lembro que nos bastidores da TV eu e Gugu olhamos um para o outro e quase ao mesmo momento dissemos: “vamos criar um site sobre artistas, pra ver no que dá?”. No dia seguinte, uma segunda-feira, eu já tinha marcado uma conversa com Caio Tulio Costa, na época Diretor Geral do UOL, que topou a parceria. Em poucas semanas o projeto ganhou vida e vibramos com as nossas descobertas. Algumas dúvidas surgiram, por exemplo: como publicar o conteúdo? Como fazer uma notícia entrar no ar, em tempo real?  E assim, entre perguntas e respostas OFuxico foi criado.

Velhos tempos… Deliciosas lembranças!

A cada viagem que fazia, Gugu trazia algumas câmeras digitais, para usarmos no OFuxico. Eram câmeras ultra modernas, que salvavam as imagem digitais em disquetes. Imagine sair para uma pauta com a bolsa lotada de disquetes, mas isso não tinha importância. O importante mesmo era o resultado. Nos bastidores do programa a gente se divertia: fotografávamos e imediatamente as imagens surgiam.

Nesse clima extremamente desafiante, 2000 foi o ano do primeiro boom da Internet. Os mitos sobre a nova ferramenta eram derrubados e a ‘nova tecnologia’ ganhava cada vez mais popularidade. Grandes empresas brasileiras começavam a investir em suas versões virtuais, já de olho no comércio virtual. A filosofia “pontocom” dava seus primeiros passos. Era nítido que algo muito grande começava a ganhar popularidade. Na área editorial a história começou a mexer com as redações e jornalistas eram contratados a peso de ouro. O mercado vivia uma verdadeira farra de altos salários e perspectivas de crescimento. Uma coisa era certa: a informação passava por uma importante transformação.

Os primeiros portais já estavam no ar e  mostravam que a maneira de informar estava mudando. O jornalismo dinâmico e ágil, que antes era exclusividade das emissoras de rádio, ganhou um novo formato. As notícias que até então chegavam às mãos do leitor uma vez por dia, começaram a ser publicadas em tempo real. Um universo fascinante!

As editorias de política, economia e polícia já se integravam com a novidade. Então, por que não fazer o mesmo com o mundo dos famosos? Afinal, a vida das celebridades sempre atraiu gregos e troianos. Mas, não bastava fazer. A proposta era fazer com responsabilidade e respeito. Apurar, checar fontes, escrever textos próprios. Um site sobre o mundo artístico, com informações sobre o estilo de vida dos ídolos da música, televisão, cinema, showbiz, em geral. Os acontecimentos e bastidores.

O jornalismo de entretenimento sempre sofreu, com um ranço muito pesado. Não pensamos em criar um site de fofoqueiros. Queríamos fazer uma cobertura do mundo dos famosos, sem enveredar para os boatos, as maldades, apelos, desrespeitos, mentiras e exageros. O passo inicial para definir qual seria a filosofia do site foi o seguinte: nada de matérias com termos como “ouvi dizer” ou “um passarinho me contou”. Notícias nebulosas com insinuações maldosas, nem pensar!

Meu chefe, amigo e parceiro Gugu era uma pessoa pública e durante anos trabalhei com assessoria de comunicação de famosos. Sendo assim, eu sempre soube muito bem o tamanho do estrago que uma notícia maldosa pode causar. Muitas vezes uma notinha maldosa transforma a vida de um artista num verdadeiro caos, atinge suas famílias, provoca tristeza. Foi assim, que decidimos qual caminho nosso site iria trilhar.

Pouco a pouco OFuxico foi mostrando a que veio. Muitos famosos, que antes fugiam de todo e qualquer veículo especializado em celebridades, entenderam a proposta e passaram a simpatizar com a gente. Nada melhor do que o tempo para mostrar quem realmente somos. E assim aconteceu!

Gugu nunca falou do OFuxico como um de seus negócios. Nós brincávamos dizendo que o site era meu filho caçula e esse filho me ocupava de segunda à segunda, dia e noite, bastava algo relevante acontecer e lá estávamos nós. Quantas vezes não sai da cama na madrugada, após alguém ligar informando sobre um acontecimento que merecia ser contado imediatamente. E entre minhas fontes mais preciosas estava Gugu que jamais se privou de me acordar às 5h da manhã ou me ligar no meio da noite para contar sobre algo, que ouviu no rádio ou viu em algum canal de TV.

E foi assim que nosso site ganhou vida e importância. As chamadas no Domingo Legal eram preciosas. Bastava Gugu mostrar o site na TV e a audiência explodia.

Artista faz grafite em homenagem a Gugu, em frente a Record

Com o passar do tempo a nossa popularidade aumentou e hoje, estamos entre os maiores em audiência. Mais do que isso, conquistamos respeito e hoje, servimos de referência, para o jornalismo de celebridades do nosso país. Isso é fato: além do público em geral, todos os veículos e colegas, que cobrem o mundo artístico, respeitam o nosso conteúdo, como uma fonte séria e confiável.

Neste mês de outubro vamos comemorar 20 anos de OFuxico! Queridos leitores, vocês fazem parte da nossa história! Agradecemos as visitas e participações, constantes! À cada membro da equipe OFuxico agradeço o trabalho excepcional que desempenham. Ao meu parceiro Gugu, o meu agradecimento constante, e a promessa de seguir firme, com o nosso propósito inicial. 

Parabéns OFuxico!
Que venham mais 20 anos!
Aguardem novidades!

Esther Rocha

Notícias Relacionadas