Imprimir

Notícias

16/04/2020 | 11h50m - Publicado por: Luigi Civalli | Foto: Divulgação

Estrela Strauss: ‘Todas minhas funções nasceram da atriz que sou’

Atriz e preparadora de elenco conversou com OFuxico sobre sua “multifunção” artística

Estrela Strauss: ‘Todas minhas funções nasceram da atriz que sou’ - Divulgação

Nem todo mundo sabe que por trás de grandes atuações na televisão, no cinema e no teatro, existe um profissional que ajuda tudo a ser perfeito. Este trabalho fica a cargo do preparador de elenco. E uma das grandes profissionais que o Brasil tem neste ramo é Estrela Strauss.

Hugo Moura é substituído por Daniel Baroni em Favela 2 - A gente não desiste

Formada como atriz no Teatro Escola Célia Helena - onde também foi professora de interpretação – Estrela conversou com o OFuxico e falou sobre sua recente participação na série Matches, da Warner, onde viveu Romina.

“Foi muito legal! Foi um convite dos queridos diretores Calvito Leal e Duda Vaisman, com quem eu também trabalhei como preparadora e atriz na série ‘Me chama de Bruna’. Foi uma delícia brincar no registro da comédia fazendo a Romina, uma argentina intensa! Foi uma chance de expandir minha gama como atriz (eu a principio sempre me identifiquei mais com personagens dramáticos apesar de algumas pessoas me dizerem que eu sou engraçada, tenho realmente percebido que o drama e a comédia são muito mais próximos do que eu imaginava!) e também de usar meu repertório de mais de uma década vivendo em Buenos Aires”, disse.

Estrela Strauss viveu Romina na série Matches, da Warner

Estrela ainda explicou que não sente pressão em atuar, mesmo sendo preparadora de elenco, mas revelou que consegue tirar esta “atenção da pressão”, assim como faz com os atores a não se auto exigirem.

“Eu brinco que quando estou num projeto ao mesmo tempo como preparadora e como atriz, eu tenho diárias de trabalho meia mozzarella meia calabresa (risos)! São funções diferentes e é quase como se eu apertasse diferentes botões no meu cérebro, como preparadora tenho que estar atenta ao todo e a cada detalhe, como atriz tenho que estar entregue, então trato de desligar o lugar em mim que ficaria me julgando. É claro que passa na minha cabeça ‘nossa, agora todo mundo vai ver se eu sou capaz de fazer o que eu peço dos outros atores’, mas sei tirar a minha atenção desse lugar e colocar na cena e assim como ajudo os outros atores e atrizes a não se auto exigirem, trato de me tratar com a mesma gentileza que ofereço pra eles”, disse.

Renee Zellweger não tinha planos de ser atriz

Pouca gente sabe, mas Estrela já preparou nomes conhecidos na atuação, como João Cortes, Heslaine Vieira, Gabriel Godoy, Nanda Costa, Maria Bopp, que interpreta Bruna na série Me Chama de Bruna, entre outros nomes, e revelou que para ela é um privilégio poder compartilhar tudo que aprendeu.

“Tenho consciência do privilégio de ter podido me formar internacionalmente, então pra mim é um prazer e uma honra compartilhar no Brasil o que eu tive a chance de aprender com meus mestres em Nova York e Buenos Aires! O Método (Strasberg/Actors Studio) fala por si só e eu amo ser canal de aprendizado dessas ferramentas que transformaram completamente a minha atuação”, contou.

Estrela Strauss dando uma de suas aulas de preparação de elenco

Questionada sobre se sentir mais realizada atuando ou preparando um elenco, Estrela revelou que a resposta por muito tempo foi difícil de saber, mas, que hoje em dia, percebeu que “seu grande prazer é participar de um momento de verdade em cena”.

“Todas as minhas outras funções nasceram da atriz que eu sou. Por bastante tempo acreditei que minha única realização profissional seria como atriz. Mas quando eu estava dirigindo a minha primeira peça (Vanities de Jack Heifner em Nova York) eu percebi que o meu grande prazer é participar de um momento de verdade em cena. Posso ser canal da verdade como roteirista, diretora, preparadora, professora ou atriz. Hoje o meu prazer é o mesmo em todas essas funções! Como atriz ainda tenho o desejo de concretizar alguns sonhos, mas depois de um tanto de psicanálise (risos) sei que meus talentos podem coexistir e quando alinho minha visão de mundo com o projeto no qual estou trabalhando, exercendo qualquer uma das minhas funções, me sinto realizada”, afirmou.

Meghan Markle pode retomar sua carreira como atriz

Sobre o futuro? O que não falta são projetos na vida profissional de Estrela Strauss.

“Estou finalizando agora a preparação do longa ‘Relato de um certo oriente’, dirigido por Marcelo Gomes com atores libaneses. Vou preparar a série ‘A vida pela frente’, dirigida pela minha grande amiga Leandra Leal. Estou escrevendo meu primeiro roteiro de longa, o qual pretendo protagonizar e co dirigir com a Leandra. E, quando a agenda permitir, quero fazer uma segunda temporada da peça ‘Hay alguien que nos odia’ em Buenos Aires, na qual estou como atriz. Tem alguns outros projetos como preparadora e como atriz que ainda não posso contar, mas também quero seguir dando aulas e cuidando do Estúdio Estrela Straus com a ajuda das minhas professoras assistentes maravilhosas: Mell Mariah e Carolina Victor”, finalizou.

Hay Alguien que nos Odia é uma peça brasileira que Estrela estreou na Argentina e foi muito bem recebida pela crítica e público no final de 2019

Renee Zellweger explica ausência em Hollywood







Instagram

Instagram

OFuxico