Notícias às 12:14

Famosas aderem a Campanha de Apoio a Diversidade Racial

Divulgação

A força da negritude feminina estará em destaque na quarta-feira (06). Na ocasião, no  Lapa 40º, no Centro do Rio de Janeiro, será lançada a campanha Cada Tom Com Sua Beleza, que conta com a participação de atrizes como Isabel Fillardis, Zezé Motta, Elisa Lucinda, Juliana Alves, Érika Januza, Watusi, Lucy Ramos entre outras que cederam suas imagens em apoio ao empoderamento da mulher negra.

Promovida pelo Projeto AISHA, instituição sem fins lucrativos que visa a inclusão social e apoio profissional às mulheres e adolescentes, e em Yorubá significa Vida, a campanha busca enaltecer a formosura, o encanto e a força da negritude feminina. 

Grávida de 5 meses, a atriz Juliana Alves afirma que participar desta campanha é saber que o sentido de beleza que se refere à busca por uma perfeição não existe. 

"A beleza que a gente quer ver é aquela mulher que tem verdade, que tem história e que vai muito além da estética. E é essa beleza que muitas pessoas estão se dedicando a mostrar, em trabalhos que visam o empoderamento e o resgate da autoestima feminina".

Isabel Fillardis conhecida por abraçar diversas causas sociais sempre foi ativista na luta pela diversidade racial. 

"Nessa questão da beleza europeia ser tida como o padrão a ser seguido, há uma distorção de olhar incrível. É um problema muito profundo, mas que hoje, graças a Deus, estamos discutindo o assunto. Enquanto o Brasil se negou a admitir ser racista, não poderíamos lutar. Hoje o Brasil sabe que é racista. E é importante que seja discutido", fala Isabel destacando que essa autoestima deve ser cultuada desde a infância.

A atriz e poetisa Elisa Lucinda deu seu depoimento.

"O empoderamento de qualquer mulher é uma conquista. Foi dada a mulher por muitos anos o tratamento escravo, de uso sexual, de uso emocional, de uso administrativo da vida dos homens. É puxado. Então tem mulher que nem sabe o que é empoderamento mesmo trabalhando fora, ela mantém uma dependência emocional do parceiro. E que faz com que ela ache que não tem o poder que ela tem…que ela não sabe que tem. A diversidade não é uma exceção, é uma regra. A autoestima agradece e a cidadania idem".

A atriz e cantora Watusi, que durante anos é ativa na luta pela diversidade racial, alega que uma campanha deste tipo é uma motivação, um reconhecimento da beleza negra. 

"Entra ano e sai ano e a gente está sempre discutindo as mesmas coisas: o direito da mulher, da mulher negra principalmente. Temos que nos organizar e exigir nossos direitos. Igualdade de direito é só no papel, pois quando tentamos colocar isso em prática vemos a diferença. Por incrível que pareça, as duas vezes que sofri preconceito foram aqui no Brasil", comenta a musa do Moulin Rouge. 

Erika Januza, que na ficção enfrentará o preconceito racial em O Outro Lado do Paraíso, próxima novela das 21h, de Walcyr Carrasco, na Globo, destaca a necessidade de abordar essa questão. 

"Torço para que sirva de reflexão para todos nós. Independente de cor, sexo, religião, todo mundo deve ser respeitado e exigir isso é o mínimo que podemos fazer no nosso dia a dia".

Quem assina o trabalho é Thiago de Souza, Presidente do AISHA e um dos poucos  cirurgiões plásticos negros do Rio de Janeiro.  

"Eu sou um homem que lido diariamente com o conceito do belo e se tratando da beleza negra, sabemos o quanto é diversificada. Temos tantos tons de pele e precisamos ter orgulho desta melanina. São mulheres lindas que precisam sentir-se fortes e empoderadas" explica.

Famosas aderem a Campanha de Apoio a Diversidade Racial

Notícias Relacionadas