Notícias às 21:41

Famosos lamentam morte de Nelson Mandela

Divulgação
O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela morreu aos 95 anos, no Hospital Militar de Pretória. Ele havia passado meses internado por conta de uma infecção pulmonar e, após uma melhora, continuou o tratamento em casa.
 
Pelas redes sociais, famosos lamentaram a perda de um líder mundial.
 
Ronaldo: “Eu tive o prazer de estar com o Mandela, um cara incrível. Descanse em paz!”
 
Britto Jr.: “Mandela foi, mas olha quanta coisa ele deixou para o mundo. Agora, só falta todo mundo aprender as lições dele”.
 
Romário: “Lutando contra a segregação racial na África, #Mandela marcou sua passagem por este mundo com uma espetacular lição de humanidade”
 
Otaviano Costa: “Descanse em paz grande Nelson Mandela! Sua história é para sempre!”
 
Thaeme Mariôto: “Tudo parece impossível até que seja feito”. Mandela
 
Galo Costa: “À Nelson Mandela minha profunda admiração. O mundo precisa de homens como ele”.
 
Elba Ramalho: “Nelson Mandela: Grandeza, Humanismo, Liberdade, Coragem”
 
João Doria Jr.: “Triste notícia a morte de Mandela. Um dos maiores líderes da humanidade”.
 
Vanessa da Mata: “Nelson Mandela. Na copa passada, eu estava na África do Sul vendo a força deste homem que apesar do sofrimento, mudou tudo sorrindo com doçura”.
 
Ariadna Arantes: O mundo inteiro deveria levar adiante sua luta pela igualdade. Muito obrigada por lutar não só por negros. Mas sim por igualdade a todos.
 
Hélio De La Peña: “Nelson Mandela, o cara”.
 
Milton Neves: “Mandela foi o Pelé dos líderes mundiais”.
 
Trajetória de um Líder
 
Nascido numa família de nobreza tribal, em uma aldeia do interior de Mvezo, na África do Sul, aos 23 anos decidiu seguir para Joanesburgo e iniciar sua atuação política. Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o Apartheid, regime racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. Por lutar contra a discriminação no país, ficou preso durante 27 anos, com a acusação de traição, sabotagem e conspiração contra o governo. Com prisão perpétua decretada, Nelson Mandela só recebeu a liberdade em fevereiro de 1990, quando já estava com 72 anos. Foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993 e foi eleito em 1994, tornando-se o primeiro presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país. Sua aposentadoria aconteceu em 1999.
 
No no de 2004, Mandela informou que estava saindo da vida política, pois queria passar mais tempo com a família. A Copa do Mundo de 2010, que aconteceu na África do Sul, teve a participação de Mandela apenas em seu encerramento, pois no mesmo tempo em que acontecia o mundial, sua bisneta, Zenani Mandela, sofreu um acidente de carro fatal.
 
Em dezembro de 2012, Nelson Mandela esteve internado no Hospital Militar de Pretória, na África do Sul, primeiramente por conta de uma infecção respiratória e, depois, por causa de uma cirurgia para a retirada de cálculos renais. No início de março, Mandela passou um dia internado no mesmo hospital de Pretória, para uma bateria de exames. O porta-voz da presidência, na época, disse que sua saúde vive sob a vigilância da equipe médica. No dia 8 de junho, o Prêmio Nobel da Paz de 1993 foi novamente internado no Med-Clinic Heart Hospital, em Pretória, após uma grave infecção pulmonar. Após um tempo, recebeu alta e permanecia fazendo seu tratamento em casa, ao lado da família.

Notícias Relacionadas