Imprimir

Notícias

25/02/2016 | 11h06m - Publicado por: Flavia Almeida | Foto: Ag News

Fernanda Torres se desculpa por crítica a discurso feminista

Atriz diz ter refletido sobre a discussão

Fernanda Torres se desculpa por crítica a discurso feminista - Ag News

Na última terça-feira (23), Fernanda Torres publicou um texto intitulado Mulheres, no qual desaprovava a "vitimização do discurso feminista". A filha de Fernanda Montenegro descreveu as dificuldades que mães, sejam solteiras ou casadas, passam ao criar filhos após o fim do que chama de "casamento indissolúvel".

Depois disso, ela escreveu que o machismo não lhe incomoda, argumentando que "reclamar do homem é inútil" e usou como exemplo uma antiga babá, Irene, que era "um avião de mulher", para quem o assédio sofrido na rua "era um poder admirável que ela possuía e que nunca cheguei a experimentar". Alvo de inúmeras críticas, a atriz voltou a escrever sobre o assunto na última quarta-feira (24), em um novo artigo, ao qual deu o título de Mea Culpa. Nele, Fernanda afirmou que refletiu sobre a discussão.

"Venho aqui pedir desculpas. Jamais pensei que ele seria uma afronta tão profunda a nós mulheres. Não o teria escrito se achasse que era esse o caso. As críticas procedem, quando dizem que eu escrevi do ponto de vista de uma mulher branca de classe média. É o que sou", escreveu.

Fernanda admitiu no texto que cresceu num ambiente de extrema liberdade, graças à ajuda de movimentos feministas anteriores a ela.

"Minha mãe sempre trabalhou, teve um casamento que nunca tirou o seu direito profissional, eu cresci num ambiente de extrema liberdade, conquistada, diga-se, com a ajuda de movimentos feministas anteriores a mim. Era uma época de um machismo muito arraigado, do qual guardo heranças, mas que, lamentavelmente, ainda à época não estava identificado de forma direta com o estupro e a violência, o baixo salário, o racismo, e reafirmo a importância dos movimentos que lutam pela melhoria das condições de vida da mulher e das minorias no Brasil. Sou mulher e não gostaria de ser vista como inimiga desses movimentos, e nem de vê-los como tal, porque isso não corresponde à realidade do meu sentir".

A atriz afirmou ter avaliado as críticas ao seu posicionamento.

“Refleti durante toda semana e o que me cabe são profundas desculpas. Procurarei estar atenta e comprometida com essas reivindicações”.

O texto foi publicado no blog #AgoraÉQueSãoElas do jornal Folha de S. Paulo.

Susto! Fernanda Torres fratura vértebra, mas passa bem
Recuperada, Fernanda Torres reestreia peça
Fernanda Torres estreia como roteirista na Globo





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

  • Ana Maria Braga é pura emoção no casamento de sua filha, Mariana, realizado na tarde da última sexta-feira (24). A mãezona fez até um lindo discurso na cerimônia religiosa. Assista! #OFuxico
(Via Instagram @anamaria16)
  • Em suas redes sociais, Sabrina Sato mostrou Zoe tomando limonada sem açúcar e se surpreendeu com a reação da pequena. Que fofura!
(Via @sabrinasato)
  • Pose de soneca 😴🤣 #FelipeTitto flagrou o filho, Theo, de 15 anos, dormindo em uma posição bizarra e divertiu a web #OFuxico
(Via Instagram @felipetitto)
  • Filho de peixe, peixinho é! Andressa Suita encantou a web ao mostrar o filho Samuel tentando cantar com o papai Gusttavo Lima.
(Via @andressasuita)
  • Gretchen desembarca em Pernambuco disposta a recuperar seu bem-estar e equilíbrio, como publicou em sua conta oficial do Instagram. (Via Instagram @mariagretchen)
  • Ticiane Pinheiro registra a filha mais velha, Rafa Justus, se divertindo no Tik Tok, enquanto caminhava na esteira
(Via Instagram @ticipinheiro)
  • @loreimprota já preparou os seguidores de #OFuxico para mais uma novidade na carreira. Confira!

OFuxico