Imprimir

Notícias

25/02/2016 | 11h06m - Publicado por: Flavia Almeida | Foto: Ag News

Fernanda Torres se desculpa por crítica a discurso feminista

Atriz diz ter refletido sobre a discussão

Fernanda Torres se desculpa por crítica a discurso feminista - Ag News

Na última terça-feira (23), Fernanda Torres publicou um texto intitulado Mulheres, no qual desaprovava a "vitimização do discurso feminista". A filha de Fernanda Montenegro descreveu as dificuldades que mães, sejam solteiras ou casadas, passam ao criar filhos após o fim do que chama de "casamento indissolúvel".

Depois disso, ela escreveu que o machismo não lhe incomoda, argumentando que "reclamar do homem é inútil" e usou como exemplo uma antiga babá, Irene, que era "um avião de mulher", para quem o assédio sofrido na rua "era um poder admirável que ela possuía e que nunca cheguei a experimentar". Alvo de inúmeras críticas, a atriz voltou a escrever sobre o assunto na última quarta-feira (24), em um novo artigo, ao qual deu o título de Mea Culpa. Nele, Fernanda afirmou que refletiu sobre a discussão.

"Venho aqui pedir desculpas. Jamais pensei que ele seria uma afronta tão profunda a nós mulheres. Não o teria escrito se achasse que era esse o caso. As críticas procedem, quando dizem que eu escrevi do ponto de vista de uma mulher branca de classe média. É o que sou", escreveu.

Fernanda admitiu no texto que cresceu num ambiente de extrema liberdade, graças à ajuda de movimentos feministas anteriores a ela.

"Minha mãe sempre trabalhou, teve um casamento que nunca tirou o seu direito profissional, eu cresci num ambiente de extrema liberdade, conquistada, diga-se, com a ajuda de movimentos feministas anteriores a mim. Era uma época de um machismo muito arraigado, do qual guardo heranças, mas que, lamentavelmente, ainda à época não estava identificado de forma direta com o estupro e a violência, o baixo salário, o racismo, e reafirmo a importância dos movimentos que lutam pela melhoria das condições de vida da mulher e das minorias no Brasil. Sou mulher e não gostaria de ser vista como inimiga desses movimentos, e nem de vê-los como tal, porque isso não corresponde à realidade do meu sentir".

A atriz afirmou ter avaliado as críticas ao seu posicionamento.

“Refleti durante toda semana e o que me cabe são profundas desculpas. Procurarei estar atenta e comprometida com essas reivindicações”.

O texto foi publicado no blog #AgoraÉQueSãoElas do jornal Folha de S. Paulo.

Susto! Fernanda Torres fratura vértebra, mas passa bem
Recuperada, Fernanda Torres reestreia peça
Fernanda Torres estreia como roteirista na Globo





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

  • Já no clima do Carnaval, Viviane Araújo (@araujovivianne) se joga no samba, ao marcar presença no morro do Salgueiro, no Rio de Janeiro. Confira mais em #OFuxico!
Foto: Anderson Borde/AgNews
  • Com um look arrasador, @lexa celebrou seu aniversário de 24 anos, com um festão realizado em São Paulo. Vem saber tudo sobre o evento em #OFuxico!
Foto: Marcello Sá Barreto/Brazil News
  • Parte do elenco de O Sétimo Guardião se reuniu, essa semana, para celebrar o 100°capítulo da atual trama das 21h da Globo. Veja mais em #OFuxico!
Foto: Anderson Borde/AgNews
  • @cleo brilhou, ao marcar presença na inauguração de um salão, em São Paulo. Veja mais em #OFuxico!
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Maycon foi o eliminado da semana, no #bbb19. Você concordou com tal eliminação?
Foto: Divulgação/TV Globo/Mais Você
  • @tomcavalcante manda recado aos leitores de OFuxico, diretamente do Cruzeiro #EmoçõesemAltoMar, de #RobertoCarlos, no navio #CostaFavolosa. Vem ver!
  • Maycon, Rodrigo e Tereza estão no Paredão, no #bbb19. Quem você acha que deve deixar o programa na terça (19)?
Foto: Divulgação/TV Globo

OFuxico