Imprimir

Notícias

27/10/2020 | 11h00m - Publicado por: Michele Marreira | Foto: Divulgação

Fernando Rocha lança livro sobre redescoberta profissional

A publicação é intitulada Como ser leve em um mundo pesado, da Editora Rocco

Fernando Rocha lança livro sobre redescoberta profissional - Divulgação

Ao sair do programa Bem Estar, da TV Globo, onde trabalhou por aproximadamente três décadas, o jornalista Fernando Rocha não sabia o que faria dali pra frente. Tinha virado meme na internet com uma piada sobre o encontro da clara com o ovo e parecia muito difícil se reconstruir depois de todos esses acontecimentos.

Foi necessário um ano inteiro para que ele entendesse que usar sua alegria, bom humor, energia, pensamento positivo e perseverança para ajudar a deixar o mundo menos chato era seu verdadeiro propósito. Em seu novo livro Como ser leve em um mundo pesado, o autor partilha seu caminho para redescobrir sua essência e valiosos aprendizados que o ajudaram em sua transformação pessoal e profissional.

Como ser leve em um mundo pesado, da Editora Rocco

Superação pessoal na dança

Quando deixou para trás sua rotina na TV, Fernando passou a gerir seu próprio tempo e trabalho – um cenário totalmente novo para ele. Com uma palestra baseada em seu primeiro livro Na medida do possível (ou quase) – um manual sobre a vida saudável, ele viajou pelo Brasil dividindo suas histórias e superações: dos treinos diários para a Dança dos Famosos do Domingão do Faustão até o regime-reportagem que o fez eliminar quase 20 quilos em dois meses.

Neste período, como jornalista, criou ainda uma nova forma de se comunicar pelas redes sociais com o público que o acompanhava na TV, compartilhando desafios e fazendo entrevistas, o que também trouxe oportunidades de parcerias e projetos na internet.

Porém, o ano de 2020 chegou e uma pandemia mexeu com a rota de todos no mundo inteiro. Muitas pessoas perderam seus empregos, mudaram sua relação com o trabalho, adiaram planos, precisaram resignificar o tempo e a percepção do que é essencial. Assim como Fernando Rocha, a maioria foi pega de surpresa e não tinha um plano B.

“Mudar é um processo natural e inevitável. Nessa mudança, dor e medo são partes integrantes do processo e não podem ser vendidos separadamente. Embora seja uma experiência muito pessoal, existem pontos em comum nesse aprendizado que podem ser úteis pra todo mundo. O clique é de cada um, mas a virada de chave é a mesma. Por isso eu decidi escrever esse livro”, contou o apresentador no primeiro capítulo.

Histórias da vida real

Por meio de histórias reais e de cinco aprendizados — perceber os sinais, ter iniciativa, rir de si mesmo, ser resiliente e conhecer as próprias emoções —, Fernando Rocha ajuda o leitor a reinventar a concepção do que é importante no âmbito profissional de cada um, instigando a pensar além do “plano B”.

O livro, que também é tema de uma nova palestra, traz entrevistas com profissionais que encontraram não só um trabalho, mas o seu propósito de vida, e que contam suas trajetórias para chegarem lá.

Entre os convidados estão a Monja Coen e o caminho para o autoconhecimento; a educadora social Tia Dag, conhecida pelo projeto Casa do Zezinho e pela pedagogia do arco-íris; o psicanalista e ganhador do Prêmio Jabuti, Christian Dunker; a médica oncologista Paola Tôrres, que usa o cordel para explicar o câncer no sistema linfático; e Sheila Nunes, uma ascensorista que descobriu como fazer a diferença na vida de seus companheiros de viagem.

Fernando Rocha comanda o podcast Na Medida do Possível
Fernando Rocha sobre coronavírus: 'Sensação de desamparo'





Notícias Relacionadas

16/04/2020 | 03h00m - Raphael Araujo

Fernando Rocha comanda o podcast Na Medida do Possível

09/04/2020 | 17h10m - Flávia Ávila

Pedro Rocha fala de isolamento após contrair a Covid-19



Instagram

Instagram

OFuxico