Notícias às 13:40

Garota-propaganda das Olimpíadas: ‘É hora de salvar vidas’

Reprodução/Instagram

Naomi Osaka é uma das principais atletas do Japão, tanto que já foi a número um no mundo no esporte, sendo no momento a garota-propaganda das Olimpíadas de Tóquio.

O adiamento do evento de 2020 para 2021, por causa do novo coronavírus, deixou a atleta desapontada, mas Osaka apoiou a decisão, ressaltando a importância de conter a pandemia da covid-19.

Cobertura completa sobre o coronavírus no mundo dos famosos

“É claro que eu estou desapontada que (as Olimpíadas) não vão ser neste ano, mas estaremos mais fortes do que nunca em 2021. Eu apoio 100% a corajosa decisão do primeiro-ministro (do Japão) Shinzo Abe e o COI. É hora para as pessoas de todos os países, darem apoio e correrem para salvar quantas vidas forem possíveis. Para mim, esse é o espírito olímpico”, declarou Naomi nas redes sociais.

Curada, Preta Gil suspeita que marido pode ter contraído coronavírus

“Todo mundo sabe o quanto as Olimpíadas significam para mim e o quão orgulhosa eu estou de participar delas no meu país. O esporte vai eventualmente nos unir novamente e estaremos lá por todos, mas não é a hora agora”, concluiu ela.

Ana Furtado conta no É de Casa que não faz parte do grupo de risco

Naomi Osaka foi campeã do US Open 2018 e do Aberto da Austrália em 2019, e mesmo por ter crescido nos Estados Unidos e tendo dupla cidadania até ano passado, ela escolheu ter apenas a cidadania japonesa por meio de uma lei do Japão.

A situação do coronavírus no mundo

 

Coronavírus no Brasil

Até segunda-feira (23), o coronavírus teve uma disseminação bastante rápida: já foram infectados até a data, mais de 212 mil pessoas em 164 nações, com um total, 8.700 mortes. Além disso, as Secretarias Estaduais de Saúde contabilizam 1.629 infectados em todos os estados do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, há, até a data, 25 mortes no país, sendo 22 deles no estado de São Paulo e 3 no Rio de Janeiro.

No país foi decretado estado de emergência na semana passada e ocorreu a recomendação do fechamento de lojas, shoppings, clubes e academias, além da conscientização e proibição do uso de praias, parques, teatros, shows, etc.

Em São Paulo, o governo do Estado recomendou o cancelamento de eventos de lazer, culturais e esportivos, com mais de 500 participantes. Também determinou a suspensão imediata das aulas em universidades públicas e em escolas da rede pública e privada.

China e Coréia do Sul

Na segunda-feira (23) a China afirmou ter uma queda na quantidade diária de casos novos de coronavírus. Há 4 dias foram revertidos os casos de aumento e em Pequim, capital do país, foram reforçadas as medidas para combater a quantidade de infectados vindos do exterior.

A China teve 39 casos novos confirmados no domingo (22), de acordo com a Comissão Nacional de Saúde, e estes envolveram viajantes vindos do exterior, muitos deles estudantes chineses que voltavam para casa.

A Coreia do Sul também informou que teve o menor número de casos novos, desde o pico, que aconteceu no dia 29 de fevereiro. Tal queda levou mais esperança de que, o maior surto asiático fora da China, esteja recuando. Por lá, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC) disseram que ocorreram 64 casos novos na segunda-feira (23), o que elevou a cifra nacional para 8.961. O total de mortos por lá subiu de 110 para 118. O pico aconteceu no dia 29 de fevereiro, com 909 casos.

Leia mais sobre a pandemia do coronavírus no mundo clicando aqui.

Tudo sobre o coronavírus

 

O que é o Coronavírus

O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais silvestres. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Coronavírus é o nome de uma família desses vírus. O nome vem por conta dos mesmos terem suas estruturas em formato de coroa. Eles costumam circular entre animais, como roedores e morcegos. Mas a doença começou a afetar humanos também. O vírus causador sofre mutações espontâneas e aleatórias, por isso ainda não há uma medicação certeira para combater a doença.

São eles os responsáveis por infecções respiratórias e já provocaram outras doenças.

Leia mais sobre o coronavírus clicando aqui.

Filhos de Kate e William aplaudem médicos contra coronavírus
J.K. Rowling pede para que brasileiros sigam a quarentena
Núbia Oliiver sobre quarentena: ‘Hora de refletir e desacelerar’

Notícias Relacionadas