Notícias às 10:48

Gilberto Gil lança filme e é prestigiado por Marisa Monte

Paulo Tauil/Brazil News

De 9 a 19 de dezembro, está acontecendo o Festival de Cinema no Rio de Janeiro, onde o público tem a oportunidade de conferir filmes estrangeiros e brasileiros.

Na última terça-feira (10), aconteceu uma sessão para convidados do filme Gilberto Gil Antologia Volume 1, que aconteceu na Estação NET, localizada na Gávea, zona sul da cidade carioca.

​O documentário passeia por obras compostas pelo músico baiano entre 1968 e 1987. Gil revela suas visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira no turbulento momento histórico brasileiro.

O filme é construído a partir de muita pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.​

Gilberto foi prestigiado por diversos famosos, entre eles estavam Marisa Monte, Sandra de Sá, acompanhada da esposa Simone Malafaia, entre outros.

Além disso, Flora Gil, esposa do músico, também marcou presença. Eles são casados desde 1988. O cantor também já foi casado com Belina Gil, Nana Caymmi e Sandra Gadelha.

Liberdade de expressão

Em novembro, Gilberto Gil, Marco Nanini, Françoise Forton e Michel Melamed participaram do encontro/manifesto Cultura, Liberdade de Expressão e Democracia, organizado pela Associação de Produtores de Teatro – APTR.

A ocasião conseguiu reunir todos os ex-ministros da Cultura, desde 1985, quando o Ministério foi criado. Todos estiveram no Galpão Gamboa para um debate. O presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia, também esteve presente.

Os 200 convidados puderam fazer perguntas a respeito da liberdade de expressão.

Preta Gil recebe carinho de Lulu Santos em peça