Notícias

04/08/2015 | 10h39m - Publicado por: Luigi Civalli | Foto: Getty Images

Guitarrista do Queen é o novo colaborador da Nasa

Brian May ajudou na missão para chegar ao planeta Plutão

Guitarrista do Queen é o novo colaborador da Nasa - Getty Images

O mês de julho foi de muitas conquistas no âmbito astrológico, já que conseguimos conhecer de fato o distante planeta-anão Plutão. Após uma viagem de 4,77 bilhões de quilômetros e 9 anos de viagem, a sonda New Horizons ficou a exatos 12.472 quilômetros de Plutão, registrando diversas imagens do planeta, até então, desconhecido.

Porém, o que ninguém sabia é que essa expedição contou com uma ajudinha de um astro do rock: Brian May, guitarrista dos Queen.

Para quem não sabe, May também é um astrofísico, tanto que em 1974 iniciou no programa de PhD do Imperial College, em Londres, um estudo sobre luz refletida por poeira no sistema solar.

Os estudos, infelizmente, não foram muito adiante, já que o músico abandonou a carreira acadêmica para se dedicar à banda.

Porém, após todo o sucesso no showbusiness e o fim da banda nos anos 90, May retomou a carreira acadêmica 36 anos depois, tornando-se doutor em astronomia em 2007.

Na semana passada, o músico foi convidado pela NASA para conhecer a equipe responsável pela sonda que visitou Plutão, a New Horizons, e interpretar junto dela alguns dos dados recolhidos pela sonda.

Esta vai ser a primeira de muitas visitas do astro do rock, já que o principal investigador da missão, Alan Stern, nomeou May como colaborador científico da New Horizons.

Com seu novo “cargo”, May passou três dias com a equipe da New Horizons e pode produzir as primeiras imagens em estereoscopia de Plutão.

Em seu blog, Brian May afirmou que “os deuses do submundo deviam estar lá com ele, já que as imagens foram captadas durante a visita do músico”.

Humilde, ele se recusa a ter algum crédito sobre a produção das imagens. “Os profissionais da New Horizons já estavam fazendo tudo antes de as imagens chegarem, mas pude montar duas delas numa única figura estereoscópica. Tudo o que eu fiz foi ajustar as orientações e as cores por olho”.

Queen anuncia lançamento de disco com músicas inéditas na voz de Freddie Mercury