Imprimir

Notícias

13/07/2020 | 11h00m - Publicado por: OFuxico | Foto: Reprodução/Instagram

Idris Alba lança fundação para ajudar vítimas de abuso

O ator está fazendo sua parte para ajudar a combater a agressão sexual...

Idris Alba lança fundação para ajudar vítimas de abuso - Reprodução/Instagram

Idris Elba anunciou o lançamento de uma fundação em Serra Leoa para apoiar as vítimas de abuso e agressão sexual. O ator inglês se uniu à jornalista premiada Isha Sesay, à ativista local Asmaa James e a uma série de sobreviventes, líderes de movimentos e aliados para lançar o 'Survivors Solidarity Fund' (Fundo de Solidariedade para Sobreviventes).

O fundo foi criado em um esforço para arrecadar fundos para ajudar os sobreviventes de agressão sexual. Descendentes de Serra Leoa, Sesay e Elba estão agindo em seu país natal, depois das terríveis notícias do estupro e assassinato de Kadijah Saccoh, de cinco anos, em 17 de junho de 2020.

Idris Elba incentiva os jovens a mudar o mundo para a próxima geração

Através de um comunicado, a fundação explicou:

"Com uma população de pouco menos de 8 milhões, esta pequena nação da África Ocidental está enfrentando uma terrível crise de estupro. Atualmente, 9 em cada 10 meninas sofrem alguma forma de violência baseada em gênero durante a vida, variando de estupro ou agressão sexual por penetração a casamento infantil, mutilação genital feminina (MGF) e exploração sexual, incluindo sexo de sobrevivência. Tudo isso é resultado de uma cultura que normaliza as ideias do controle masculino sobre os corpos femininos e do uso de violência contra eles.", lamenta.

"Idris e Isha esperam chamar a atenção global para o agravamento da situação e ampliar o apelo por doações públicas ao The Survivors Solidarity Fund, que será instalado na Purposeful, uma organização internacional feminista com sede em Serra Leoa. O objetivo é cobrir os custos administrativos da administração do Fundo como um ato de solidariedade institucional, o que significa que todo o dinheiro arrecadado será distribuído entre quatro organizações locais, que atualmente prestam serviços médicos e jurídicos gratuitos aos sobreviventes.".

Sucesso não eliminou o racismo

Em meio a protestos contra o racismo e campanhas como a Black Lives Matter (Vidas negras importam), Idris Elba assegurou em uma nova entrevista que convive com o racismo e a discriminação desde pequeno e assegura que seu sucesso não negou o racismo para ele.

O ator e DJ de 47 anos afirmou que seus pais sempre o avisaram que ele deveria ser 'duas vezes melhor que o homem branco' para ter sucesso na vida e disse que, mesmo sendo uma estrela de Hollywood, ele ainda tem que lidar com a discriminação pela cor de sua pele.

Enquanto participava do evento 'The Reckoning: The Arts and Black Lives Matter', Idris disse: "O sucesso não negou o racismo para mim. Me perguntar sobre racismo é como me perguntar por quanto tempo estou respirando", justifica.

Idris comentou que a primeira vez que os negros têm 'qualquer consciência em torno de sua pele, geralmente se trata de racismo' e acrescentou: "Isso permanece com você, independentemente de você ter sucesso ou vencer o sistema".

 O ator também revelou os ensinamentos de seus pais em relação a esse difícil tema:  "Eles me diziam 'se você quer fazer parte deste mundo, precisa ser duas vezes melhor que o homem branco'.", relembra, acrescentando que dava crédito aos pais por colocá-lo no caminho do sucesso, explicando que eles lhe ensinaram 'a importância da independência' e o trabalho duro.

"Eu era filho único de pais imigrantes da Serra Leoa, na África Ocidental. E eles trabalharam duro pelo que tinham. Esse modo de vida me ensinou a importância da independência e a confiança em mim para o meu próprio sucesso", assegura.







Instagram

Instagram

OFuxico