Imprimir

Notícias

20/10/2012 | 01h30m - Publicado por: ER/Neuber Fischer | Foto: Reprodução

Imprensa internacional se rende ao fenômeno Avenida Brasil

Sucesso da novela virou notícia em vários países

Imprensa internacional se rende ao fenômeno Avenida Brasil - Reprodução

O fenômeno Avenida Brasil virou febre no Brasil, mas sua fama rompeu fronteiras e ganhou espaço na mídia internacional. Nesta sexta-feira (20), a exibição do último capítulo da trama de João Emanuel Carneiro virou notícia ao redor do mundo.

O jornal francês Le Figaro reconheceu: “O Brasil está apaixonado por uma novela”. A publicação registrou ainda que a novela, acompanhada por 38 milhões de pessoas diariamente, remou na contramão. “Até hoje, os mocinhos das novelas da Globo vinham da elite e frequentavam os bairros elegantes, mas os principais personagens de Avenida Brasil são um espelho da ascensão social de 40 milhões de brasileiros: falam alto, não são bem-educados, mas são trabalhadores e solidários", afirmou.

Avenida Brasil termina batendo recorde, com média de 51 pontos!

Já o britânico The Guardian comentou o fato de a presidente Dilma Rousseff ter adiado um comício que realizaria em São Paulo, na campanha do candidato à prefeitura Fernando Haddad (PT), para não competir com o final da novela. Na matéria, o jornal analisa o interesse dos políticos brasileiros pelo folhetim, definido como um retrato da nova sociedade brasileira. “Raramente uma novela do horário nobre se aproximou tanto da classe C”, registrou a publicação.

O The Guardian registrou ainda o fato de Dilma - mesmo sendo uma das governantes mais populares do país, com um índice de 62% de aprovação - não ter arriscado competir com a trama da Globo.

A BBC da América Latina e Caribe também publicou matéria sobre Avenida Brasil e a curiosidade envolvendo o comício da presidente Dilma.

O site argentino InfoBae escreveu: “Foi uma grade ideia concentrar a novela na classe média emergente, esse é o reflexo do Brasil, das famílias que ascenderam, ganharam dinheiro, mas não, necessariamente, boas maneiras”.

Para a Agência France Press,  o folhetim acertou em cheio no gosto popular por  retratar a nova classe média brasileira. “Barulhentos, sem modos, mas trabalhadores alegres e solidários: assim são as personagens de 'Avenida Brasil', espelho dos milhões de brasileiros que saíram da pobreza e que claramente aprovaram sua caracterização nesta obra de ficção que leva diariamente 38 milhões de pessoas para a frente da TV”, diz a reportagem.

A revista Forbes apontou que a obra da TV roubou a cena de casos importantes para o país, como a CPI do Mensalão e a disputa pela prefeitura de São Paulo, a quinta maior cidade do mundo. A publicação informou ainda que a Rede Globo quebrou um recorde comercial ao negociar comerciais de 30 segundos nos breaks do último capítulo, por R$ 800 mil. Aemissora teria arrecadado cerca de R$ 2 bilhões, sendo que a produção de 180 capítulos custou cerca de R$ 90 milhões.

Faturamento de Avenida Brasil chega a R$ 2 bilhões, segundo a Forbes

A grande audiência se refletiu ainda nas redes sociais. Nas últimas semanas, cada capítulo dominou os TTs (trend topics) do Twitter e durante o último capítulo não foi diferente. As hashtags ligadas a novela foram as mais citadas no Brasil e no Mundo.

De acordo com dados prévios do Ibope, o último capítulo da novela chegou a 51 pontos de média de audiência.  A trama chegou a 75% de share (participação no número de televisões ligadas). Com estes números, já é o maior ibope de um programa de TV no Brasil em 2012.

O elenco da novela se reuniu uma churrascaria da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para acompanhar o desfecho da trama. Estiveram presentes Adriana Esteves, Betty Faria, Ailton Graça, Vera Holtz, Cauã Raymond e Débora Nascimento, entre outros. As ausências mais sentidas foram de Murilo Benício e Débora Falabella.

A próxima novela das 21h será "Salve Jorge", de Glória Perez, que estreia na segunda-feira (22).

Imprensa internacinal se rende ao fenômeno Avenida Brasil O Fuxico







Instagram

Instagram

  • @marinaruybarbosa levou toda a sua elegância e beleza no lançamento da Mostra Artefacto Beach & Country, evento de decoração, em São Paulo.
Foto: Samuel Chaves/Brazil News
  • @isisvalverde foi clicada curtindo a praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o filho #Rael. O pequeno está uma fofurinha!
Foto: AgNews
  • @araujovivianne brilhou na quadra do Salgueiro, na madrugada deste domingo (18). Que linda!
  • Momento nostalgia! Na noite de sábado (17), @xuxamenegheloficial voltou ao passado com seu Xuxa Xou, no Credicard Hall, em São Paulo. A apresentadora cantou seus sucessos infantis e ainda apareceu no palco saindo de sua Nave.
Leo Franco/AgNews
  • @gusttavolima, embaixador da Festa do Peão de Barretos por dois anos consecutivos, se apresentou da 64º edição do evento durante a madrugada deste domingo (18). No camarim, o cantor tascou um beijo apaixonado na mulher @andressasuita.
Foto: Francisco Cepeda/AgNews
  • @karinabacchi e o marido, @amaurygnunes, reuniram amigos e familiares para comemorarem o aniversário de dois anos de @enricobacchioficial.
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Na tarde deste domingo (18), @galisteuoficial e o marido, #AlexandreIódice, realizaram a festa de aniversário de nove anos do filho, #Vittorio.

Com produção da renomada decoradora #AndréaGuimarães, a festa teve como tema, o Futebol, com ênfase no time do aniversariante: o Palmeiras. 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico