Imprimir

Notícias

16/04/2020 | 19h05m - Publicado por: Michele Marreira | Foto: Reprodução/montagem/Instagram

Indústria do entretenimento debate sobre retomada do setor em live

Representantes da Som Livre e Rock in Rio, refletiram sobre a pós-crise causada pela pandemia da Covid-19

Indústria do entretenimento debate sobre retomada do setor em live  - Reprodução/montagem/Instagram

“Tiraram todas as nossas certezas”, disse Luis Justo, CEO do Rock in Rio, o maior festival de música do Brasil, em uma live encontro, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (16). O objetivo era discutir como a indústria do entretenimento vai se reerguer, após crise instaurada no setor, causada pela pandemia da Covid-19.  

O debate foi uma iniciativa da Apresenta Rio, uma associação formada por diversas empresas do entretenimento. Representantes de várias áreas estiveram online participando da roda de conversa.

Da noite para o dia o mundo parou: escolas, igrejas, comércio, empresas, casas de espetáculos, cinemas, gravações de programas e novelas, enfim, tudo foi abruptamente fechado e cancelado pelo surto do coronavírus.

A classe artística foi afetada ao ponto de se reinventar e não perder o contato com o público, levando arte e consolo aos internautas.

Nunca se falou (e fez) tanto em live

 

Uma das questões levantadas no bate-papo foi a dimensão que as lives show tomaram, fazendo sucesso na voz de Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Lucas Lucco, entre outros, no período de quarentena que o Brasil vive.

A pergunta que não quis calar: será que esse movimento será definitivo? Criou-se na crise uma nova forma de relacionamento entre público e artista, esse modelo de negócio permanecerá e sobreviverá quando tudo se normalizar?

Com a palavra, Marcelo Soares, diretor geral da gravadora Som Livre, há mais de uma década.

“As lives foram modelos criados em um momento de crise, em velocidade. Porém, a experiência do presencial é insubstituível. É difícil imaginar que isso continuará acontecendo depois que tudo passar. As pessoas estão ansiosas por experiências ao vivo, indo a restaurantes, praias, cinemas. Aos poucos, claro, e com regras”, pontuou.

O empresário aproveitou a oportunidade para ressaltar a capacidade de readaptação dos artistas, em momentos densos como esses.

“Por mais que seja difícil achar um lado positivo desse negócio dramático e traumático, a gente percebe como os artistas não abriram mão do contato direto com os fãs, é inspirador. De se manter ativo, mostrando ao público que a arte gera paz de espírito, além da diversão”, falou.

Os Amigos estarão em live especial do VillaMix Festival
Live de Péricles foi uma das mais vistas do mundo
Gusttavo Lima cancela suas lives: 'Politicamente correto não dá'

A edição 2020 do Rock in Rio Lisboa teve de ser cancelada. Luis Justo, o responsável pelo evento no Brasil e Europa discorreu sobre a recuperação do setor de entretenimento, após a avalanche.

“Em uma recessão, os bons produtos que geram valores, crescem! Independente do estilo, barreira de formatação ou país. É uma oportunidade de transformação, pois tiraram todas as nossas certezas. Taremos que nos reinventar construindo possibilidades”, explicou ele, reiterando a relevância da união dos setores.  

“Nossa indústria é gigante e plural na relação de mercado. É importante nos juntarmos: entretenimento, esporte, cultura e turismo. Por meio de uma carta manifesto, conseguimos pleitos e agendas com os três poderes. São mais de 20 entidades empresariais. Nós não temos ainda dados específicos dessa crise econômica. Temos de ter um olhar prioritário para reconstruir o setor, dependendo, até em políticas de fomento”, esclareceu.

O empresário deixou uma reflexão ao final do debate:

“Nunca sentiu-se tanto a falta de celebrar o abraço. As coisas vão retomar à sua normalidade com medidas necessárias. Onde o futuro pode nos levar? Serão muitos desafios e trabalho, contudo, viveremos experiências incríveis”, concluiu Justo.

Luis Justo é o CEO do Rock in Rio





Notícias Relacionadas

16/04/2020 | 20h33m - Raphael Araujo

Live de Péricles foi uma das mais vistas do mundo

16/04/2020 | 20h10m - Raphael Araujo

Mumuzinho anuncia primeira live show na quarentena

16/04/2020 | 20h01m - Michele Marreira

Carlos Nascimento é afastado do telejornal SBT Brasil



Instagram

Instagram

OFuxico