Imprimir

Notícias

30/03/2020 | 22h01m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Reprodução/Instagram

Isolada do filho e do marido, Rafa Brites sofre à distância

Jornalista está com suspeita do novo coronavírus, mas optou por não fazer o teste

Isolada do filho e do marido, Rafa Brites sofre à distância - Reprodução/Instagram

No domingo (29), Felipe Andreoli dividiu com seus seguidores nas redes sociais um lindo momento ao lado do filho, Rocco.

"Em casa, no meu lugar favorito. Se ele soubesse o quanto ele é um alívio nesses tempos. Mas tá sendo recompensado. Com muito carinho, bolo e desenho #fiqueemcasa", escreveu.

Só quem não curtiu muito ter visto a imagem foi Rafa Brites. Com sintomas do novo coronavírus, a jornalista está isolada longe de casa.

"Não consigo nem ver", comentou na publicação.

Prevenção

 

Rafa Brites contou em suas redes sociais que se sentiu muito mal durante a semana passada e suspeitou que pode ter contraído Covid-19. 

"Eu tive febre, foi mais um calafrio. No meio da noite, eu fico com muito frio. Eu dormi com blusa de moletom, calça de moletom, com duas cobertas e passando muito frio. E depois, tendo muito calor. Eu tive isso dois dias e, hoje, terceiro dia, ainda estou me sentindo assim", contou.

Mesmo sem tosse e falta de ar, a mulher de Felipe Andreoli preferiu ir até a casa de sua irmã, que não está no local. Mesmo lamentando a situação, Rafa acredita que tenha tomado a decisão certa.

"Poderia ficar em casa e ver o que vai acontecer, mas nesse meio tempo a Vanilda, que mora lá em casa, é idosa e poderia pegar; o Felipe sai todos os dias, vai para Globo gravar e estaria em contato comigo e tem o Rocco, obviamente. Pode ser que não seja nada, que seja emocional com tudo isso que está acontecendo, mas não dá para bobear. Então, vim para cá para ver se os sintomas evoluem. Não é o mundo ideal, logicamente, como mãe, não gostaria, mas como cidadã estou fazendo a minha parte. Se as coisas não evoluírem, volto para casa."

Felipe Andreoli raspa a barba e Rafa Brites mostra tudo
Filho de Rafa Brites está impaciente com a quarentena
Felipe Andreoli anuncia pausa no Globo Esporte de São Paulo

Ela não fez o teste 

 

No domingo (29) ela postou um vídeo esclarecedor, explicando o porquê optou por não fazer o teste do novo coronavírus. 

"Eu não sei o que eu tenho. Pode ser o corona? Pode ser, pode não ser. Mas, como a gente está cansado de saber, quando você tem sintomas, tem que se isolar. Obviamente a maior parte da população não tem como se isolar como eu fiz. Tem que dar um jeito de se prevenir da melhor forma possível, seguindo todas as recomendações", disse.

A apresentadora seguiu destacando sua indignação com os questionamentos que recebeu.

"O que as pessoas estão me perguntando é porque eu não fiz o teste, seria mais fácil. Estou tentando explicar que os testes estão escassos, não tem pra todo mundo que está com os sintomas. As pessoas falaram que sou conhecida, que poderia ter pessoas influentes que poderiam arrumar,  pagar ou seja, eu poderia correr por fora. E é aí que digo pra vocês: essa é a hora da gente entender o grande problema que começa na nossa existência, na nossa sociedade. É achar que uma vida vale mais que a outra, achar que isso faz eu passar na frente de alguém que precisa saber o diagnóstico. Chega a ser desumano pensar que por eu ter alguns privilégios, ficou muito nítido, essa discrepância. Se cada um entender que não dá pra passar por cima das pessoas, atropelar... Não tem vida mais valiosa que a outra", disse.

Rafa Brites sobre coronavírus: 'Reflexo de caos interno'
Rafa Brites desabafa sobre mamografia e relevância do exame

Coronavírus no Brasil

O coronavírus teve uma disseminação bastante rápida. No Brasil, muita gente já foi infectada e há muitos registros de mortes.

No país foi decretado estado de emergência e ocorreu a recomendação do fechamento de lojas, shoppings, clubes e academias, além da conscientização e proibição do uso de praias, parques, teatros, shows, etc.

Em São Paulo, o governo do Estado recomendou o cancelamento de eventos de lazer, culturais e esportivos, com mais de 500 participantes. Também determinou a suspensão imediata das aulas em universidades públicas e em escolas da rede pública e privada.

China e Coréia do Sul

A China afirmou ter uma queda na quantidade diária de casos novos de coronavírus. Em Pequim, capital do país, foram reforçadas as medidas para combater a quantidade de infectados vindos do exterior. A Comissão Nacional de Saúde informou que os casos da China envolveram viajantes vindos do exterior, muitos deles estudantes chineses que voltavam para casa.

A Coreia do Sul também teve uma queda em relação a novos casos, desde o pico, que aconteceu no dia 29 de fevereiro. Tal queda levou mais esperança de que, o maior surto asiático fora da China, esteja recuando. Por lá, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC) seguem acompanhando todos os casos.

Leia mais sobre o coronavírus no mundo clicando aqui

O que é o Coronavírus

O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais silvestres. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Coronavírus é o nome de uma família desses vírus. O nome vem por conta dos mesmos terem suas estruturas em formato de coroa. Eles costumam circular entre animais, como roedores e morcegos. Mas a doença começou a afetar humanos também. O vírus causador sofre mutações espontâneas e aleatórias, por isso ainda não há uma medicação certeira para combater a doença.

São eles os responsáveis por infecções respiratórias e já provocaram outras doenças.

Como o coronavírus começou a circular

O novo coronavírus começou a circular na China em 2019, ganhando um nome temporário de 2019 n-Cov. Depois, ocorreu o “batismo” oficial: SARS-CoV-2, sigla do nome completo em inglês: Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (em tradução livre: Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus).

De acordo com uma pesquisa, 80% dos infectados são leves e a taxa de mortalidade está entre pessoas idosas. Isso além de portadores de outras doenças, principalmente as cardiovasculares, que podem contrair a versão crítica da Covid-19.

Saiba mais sobre o coronavírus clicando aqui.





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico