Notícias às 13:00

Jessika Alves cria vaquinha para ajudar comunidades do Rio

Reprodução / Instagram

A pandemia de coronavírus está preocupando o mundo todo, inclusive celebridades, que também estão ficando em quarentena e já cancelaram shows, turnês, partidas de futebol, campeonatos, entre outros eventos. 

Jéssika Alves, atriz da Record, resolveu tomar uma atitude para ajudar as comunidades periféricas e vulneráveis do Rio de Janeiro diante do avanço da doença. 

A atriz encabeçou uma vaquinha online, para arrecadar fundos para compra de itens de higiene pessoal e todo o dinheiro que conseguir será destinado ao projeto social Movimenta Caxias. 

"Estamos priorizando famílias que tenham idosos e crianças", explicou ela. 

A entrega dos produtos fica sob responsabilidade dos próprios integrantes do projeto e as doações são feitas através deste site aqui.

Jéssika Alves abre o jogo sobre casamento: 'Sem Pressão'
Saiba quais são as celebridades brasileiras com coronavírus

 

A situação do coronavírus no mundo

 

Coronavírus no Brasil

Até segunda-feira (23), o coronavírus teve uma disseminação bastante rápida: já foram infectados até a data, mais de 212 mil pessoas em 164 nações, com um total, 8.700 mortes. Além disso, as Secretarias Estaduais de Saúde contabilizam 1.629 infectados em todos os estados do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, há, até a data, 25 mortes no país, sendo 22 deles no estado de São Paulo e 3 no Rio de Janeiro.

No país foi decretado estado de emergência na semana passada e ocorreu a recomendação do fechamento de lojas, shoppings, clubes e academias, além da conscientização e proibição do uso de praias, parques, teatros, shows, etc.

Em São Paulo, o governo do Estado recomendou o cancelamento de eventos de lazer, culturais e esportivos, com mais de 500 participantes. Também determinou a suspensão imediata das aulas em universidades públicas e em escolas da rede pública e privada.

 

China e Coréia do Sul

Na segunda-feira (23) a China afirmou ter uma queda na quantidade diária de casos novos de coronavírus. Há 4 dias foram revertidos os casos de aumento e em Pequim, capital do país, foram reforçadas as medidas para combater a quantidade de infectados vindos do exterior.

A China teve 39 casos novos confirmados no domingo (22), de acordo com a Comissão Nacional de Saúde, e estes envolveram viajantes vindos do exterior, muitos deles estudantes chineses que voltavam para casa.

A Coreia do Sul também informou que teve o menor número de casos novos, desde o pico, que aconteceu no dia 29 de fevereiro. Tal queda levou mais esperança de que, o maior surto asiático fora da China, esteja recuando. Por lá, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC) disseram que ocorreram 64 casos novos na segunda-feira (23), o que elevou a cifra nacional para 8.961. O total de mortos por lá subiu de 110 para 118. O pico aconteceu no dia 29 de fevereiro, com 909 casos.

Leia mais sobre a pandemia do coronavírus no mundo clicando aqui.

 

Tudo sobre o coronavírus

 

O que é o Coronavírus

O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais silvestres. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Coronavírus é o nome de uma família desses vírus. O nome vem por conta dos mesmos terem suas estruturas em formato de coroa. Eles costumam circular entre animais, como roedores e morcegos. Mas a doença começou a afetar humanos também. O vírus causador sofre mutações espontâneas e aleatórias, por isso ainda não há uma medicação certeira para combater a doença.

São eles os responsáveis por infecções respiratórias e já provocaram outras doenças.

Leia mais sobre o coronavírus clicando aqui.

Notícias Relacionadas