Notícias às 07:00

João Côrtes do Popstar comenta sobre quarentena: ‘Meditando’

Divulgação/Marcos Duarte

Ele é um rostinho conhecido por suas atividades desenvolvidas seja na atuação, na música, escrevendo, dirigindo ou apresentando algum projeto cultural. João Côrtes tem apenas 24 anos, mas já é considerado um multifacetado pelas habilidades artísticas.

Esse ruivinho carioca surgiu divertindo o público por meio de suas tiradas rápidas, em uma série de comerciais de TV, de uma famosa operadora de telefonia, em 2013.

No ano seguinte foi escalado para série Três Teresas, interpretando Lucas, no canal GNT. Em seguida, integrou trabalhos como Vai que Cola (2014), Os Experientes (2015), O Negócio (2016/18), até que, em 2016, estreou sua primeira novela na Globo, Sol Nascente, na pele de Giussepino.

“Sol Nascente foi uma experiência deliciosa. Conheci pessoas incríveis, parceiros de ofício  que levo pra vida. Se surgir a oportunidade de fazer um personagem que me interesse, que me desafie, e a história certa aparecer, eu volto com o maior prazer a atuar em outra novela”, comentou o ator em entrevista exclusiva para OFuxico.

Sétima arte o encantou

 

Além de atuar, nosso artista multimídia escreve e dirige com a mesma desenvoltura. O jovem, que no ano passado abriu sua própria produtora de audiovisual, é o responsável pelo curta-metragem Flush, que ele mesmo roteirizou e atuou ao lado de Nicolas Prattes.

“O Nicolas é um belíssimo ator, super profissional e dedicado. Foi uma troca muito bacana, de pura confiança e respeito. Acho que nossa cumplicidade refletiu na tela, porque ela realmente existiu”, elogiou.   

João detalhou como nasceu a paixão pela escrita:

“Eu sempre amei escrever. Desde pequeno, eu tenho uma relação íntima com as palavras. Desde que me lembro, eu gostava de escrever cartas para as pessoas, para meus pais… E a partir dos meus 12, 13 anos, eu comecei a escrever histórias, textos, crônicas, poemas, desabafos, enfim… Minha mente sempre foi muito fértil. Eu sempre senti a necessidade de expressar meus sentimentos, ideias, minhas epifanias através da escrita”, revelou o escritor que tem material de sua autoria já pronto, e outros em processo de finalização.   

“Tenho muitos curtas e textos escritos, alguns inacabados, e foi no meio de 2017 que eu resolvi escrever meu primeiro longa. Eu já queria fazer isso há um tempo. E descobri um prazer imenso, não só em escrever roteiros, mas em dirigi-los. Tem sido um processo de descoberta desse novo amor super instigante”, entregou.

Televisão

 

Com duas séries para lançar ainda em 2020, ele destacou os projetos e falou de suas histórias e personagens:

O Hóspede Americano (HBO)

 

“A série americana-brasileira O Hóspede Americano conta a história do ex-presidente americano Theodore Roosevelt e Marechal Rondon, quando ambos partiram em uma expedição no Rio da Dúvida, em Rondônia, no começo do século 20. O personagem que interpretei chama-se Thomaz Reiz. Ele foi o cinegrafista da expedição, braço direito do Marechal Candido Rondon, em 1914. Thomaz foi o responsável por todo o registro cinematográfico/documental da jornada. Todas as imagens que existem atualmente sobre essa expedição histórica, foram feitas por Thomaz. Ele era major do exército, e também um dos primeiros – se não o primeiro – documentarista do Brasil. Uma figura não muito conhecida, mas extremamente importante. Foi uma honra e um orgulho poder representá-lo em um trabalho tão marcante”, disse.

Sala dos Professores (CineBrasil TV)

 

“Já Sala dos Professores retrata o dia a dia de sete professores e dois diretores de uma escola particular em São Paulo, a Nova Vanguarda. Interpreto Daniel, um professor de literatura de 28 anos que acaba de ingressar no colégio. Introspectivo, romântico, sensível e levemente inseguro são algumas de suas características. Aos poucos, ele vai se enturmando com o resto dos professores e alunos, e vai passar por várias aventuras e desventuras no decorrer da série”, descreveu ele.

Popstar: vice-campeão

João Côrtes escreve filme para Taís Araújo
João Côrtes sobre ser repórter do PopStar: 'Desafio muito legal'

Filho de um produtor musical, toda a parte da família de seu pai vive da música. Algo que sempre esteve muito presente na vida de João.  

“Eu cresci ouvindo música boa, com os primos, tios, avós e agregados sempre tocando algum instrumento ou cantando nas festas. Comecei a estudar bateria desde cedo, mais tarde passei a estudar piano, e fiz aulas de canto durante alguns anos com a minha avó, que é cantora lírica e professora de canto. Além disso, eu integrei, como cantor, na banda de jazz 8 do Bem, criada há mais de dez anos pelo meu pai e o Derico (sexteto do Jô), meu padrinho. Eu pretendo sempre levar a música junto comigo”, relembrou.

Em 2018, foi o vice-campeão da competição musical Popstar, da Rede Globo.

“Foram experiências completamente diferentes, ambas muito intensas, que me desafiaram de maneiras distintas. Participar da competição foi uma transformação enorme minha como artista, como cantor. Saí da minha zona de conforto e encarei meu lado musical de frente. Sem medo. Me joguei”, falou.

Ano passado, foi convidado para ser o co-apresentador da atração ao lado de Taís Araujo.  

“Apresentar foi um trabalho mais técnico, não tanto artístico, que me exigiu uma atenção e um foco como nunca antes. Fazer um programa ao vivo, merchandising, introduzir artistas, tudo exige mais concentração. Me engrandeceu muito como artista.”

Com um projeto engatilhado na área, teve que pausar tudo por conta da reclusão social em que todos se encontram na atualidade, para que o novo coronavírus não se prolifere na população brasileira, ainda mais.

“Elevador Gourmet é um disco de jazz, que contará com músicas originais minhas, além de algumas conhecidas pelo público com rearranjos com big band e orquestra, uma versão bem diferente da original”, explicou.

Durante o período de isolamento social, João contou o que anda fazendo em sua quarentena:

“Tenho feito bastante exercício, meditado, tomado banhos de sol, comido bastante verdura, legumes, frutas e grãos. Tentando me manter o mais saudável possível. Fora isso, to aproveitando pra terminar de ler os livros que estavam parados na estante, e escrevendo meu segundo longa”, concluiu.

Cobertura completa: Tudo sobre o efeito do coronavírus no mundo dos famosos

Notícias Relacionadas