Notícias às 17:35

João Vicente de Castro sobre racismo: ‘Reconheço minha culpa’

Divulgação/TV Globo

Nesta terça-feira (2), diversos famosos usaram as suas redes sociais para compartilhar uma imagem preta como forma de protesto contra o racismo.

A onda de protestos antirracistas se espalhou pelos Estados Unidos e pelo Brasil, desde a morte de George Floyd, asfixiado por um policial branco em Minneapolis, e do jovem João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, morto durante uma operação policial no Rio de Janeiro.

Em sua conta no Instagram, João Vicente de Castro escreveu um texto para comentar sobre o tema.

"Eu peço desculpas. Não por ser branco e privilegiado. Mas por todas as vezes que fortaleci essa engrenagem que oprime, que humilha e que mata. O racismo não é apenas um policial ajoelhado sobre o pescoço de um homem preto durante dez minutos até matar. O racismo não é só a morte de João Pedro. O racismo é mais perverso que os exemplos extremos, são todas as piadas que já fiz, todas as vezes que eu não quis, sem nem mesmo perceber, abrir mão do meu conforto social, do meu protagonismo e toda vez que eu não me esforcei ao máximo para combater o racismo", disse.

Em seguida, o ator se comprometeu a ajudar na luta.

"Me comprometo exercitar minha escuta, meu lugar de cala, ouvir mais, falar menos e lutar sempre. Eu reconheço minha culpa pela omissão motivada pela falta de compreensão profunda do problema, pelo passado e me apresento para a luta comprometida contra o racismo do presente e do futuro, a elaboração de quem somos nós, brancos, os responsáveis por criar e perpetuar o racismo é o primeiro passo para combater o racismo estrutural", finalizou.

João Vicente de Castro faz linda homenagem para amigo

 

Na terça-feira (26), o ator João Vicente de Castro reservou um espaço no seu feed de notícias do Instagram para comemorar o aniversário de seu amigo, Pedro Tourinho, e demonstrou seu amor pela amizade contruída entre eles.

"Não há carrossel de Instagram nem memória de celular possível para armazenar tanto amor", começou ele, na legenda, se referindo a ferramenta da rede social que permite uma postagem com até dez fotos em sequência.

"Nem todos os gigabytes os teras que existem no mundo seriam capazes represar todos os momentos que vivemos juntos. Debates, gargalhadas, choros, trio elétricos, séries. Debates sobre séries chorando de tanto gargalhar em cima do trio elétrico. Nem Guimarães Rosa seria capaz de escrever algo minimamente fiel que se compare a nossa história, pobre de mim, com minhas limitadas palavras nem tentarei. Te amo meu irmão. Juntos sempre", finalizou o artista, compartilhando diversos cliques em momentos importantes com Pedro.

Em agradecimento, o amigo comentou: "Te amo Joãozinho! Sempre".

João Vicente relembra caso de racismo sofrido por Thiaguinho
Gagliasso, João Vicente e Chay na academia despertam a web
João Vicente de Castro homenageia Orlando Morais: 'Pai de alma'

Notícias Relacionadas