Notícias às 13:00

José Roberto Burnier volta à Globonews, após se curar de câncer

Reprodução/Globonews

Em 2020, José Roberto Burnier estará de volta ao comando do programa Em Ponto, da GloboNews. Depois de ficar cinco meses afastado para tratar o câncer na base da língua, ele retorna ao trabalho no dia 6 de janeiro.

Após 7 anos no Encontro, Lair Rennó é demitido da Globo
Globo lança podcasts com conteúdos inéditos
Âncora da GloboNews se afasta da TV para tratar câncer bucal

O apresentador descobriu o câncer semanas após notar a presença de um nódulo na garganta. Sem a presença de sintomas, ele procurou ajuda médica. No dia 17 de julho, após apresentar o que seria seu último jornal de 2019, foi informado pelos médicos da presença de um tumor na base da língua, provocado pelo vírus HPV.

Em entrevista ao G1, ele contou que encarou a notícia com certa suspeita. “HPV? Nunca soube que eu tinha. O HPV a gente pega as vezes na adolescência, ele fica no nosso organismo anos, décadas, inerte, e de repente ele aparece e infecta uma célula. E pode provocar esse tumor. Por incrível que pareça, é uma ótima notícia, porque quando é provocado por HPV tem a melhor resposta ao tratamento. Álcool e cigarro é mais difícil combater”, contou.

No final de novembro, exames confirmaram que o tumor tinha sido eliminado e que ele estava curado.

O tratamento

Na Globo desde 1983, ele contou que o fato de ter acompanhado de perto o tratamento do então vice-presidente, José de Alencar, o ajudou muito. “Minha experiência de cobrir tanto isso ajudou muito. Eu não fiquei pensando em morte em momento nenhum. Eu não li nada, eu não procurei nada na internet sobre o meu tumor”.

O fato de ter acompanhado o diversos tratamentos de José de Alencar rendeu bons frutos. O trabalho foi transformado no livro “Os últimos passos de um vencedor – entre a vida e a morte, o José Alencar que conheci”, publicado pela Editora Globo.

“Essa experiência minha de ficar muito próximo do Jose Alencar (ex-vice-presidente) ajudou a entender como funciona a parte médica do tratamento. Eles sabiam disso, que eu conhecia bem a dinâmica do hospital. (…) E eu pedi para eles. Eu falei: ‘Gente, eu sei como essa coisa funciona. Então me digam tudo porque isso vai me ajudar’. Saber a verdade sobre a doença e, principalmente, sobre o tratamento, me ajudou muito”, afirmou.

Notícias Relacionadas