Notícias às 07:00

Kanye West e mais famosos que lidam e falam sobre seus transtornos

Reprodução/Instagram

Trastornos mentais ainda sofrem certos tabus, mas as conversas abertas, a troca de informações, a busca por ajuda estão cada vez mais presentes e acessíveis, transformando algo antes tão ignorado em pauta para gerara conhecimento consciente.

Uma mão na roda nessa luta pela importância da saúde mental são os depoimentos dos famosos. Entre música e cinema, as celebridades passaram a contar a respeito de suas lutas, como Kanye West que, em 2018, lançou o álbum Ye repleto de discussões acerca dos transtornos mentais depois de descobrir sua bipolaridade.

Entenda a briga entre Kanye West, Kim Kardashian e família

No ano passado, o rapper esteve no talking show de David Letterman, hospedado pela Netflix, e chegou a se abrir mais sobre a sua condições e como se sente durante uma crise.

"Quando você está nesse estado, fica hiperparanóico em relação a tudo. Todo mundo — essa é a minha experiência, outras pessoas têm experiências diferentes – todo mundo agora é um ator. Tudo é uma conspiração. Você sente que o governo está colocando fichas na sua cabeça. Você sente que está sendo gravado. Você sente que todo mundo quer te matar. Você não confia em ninguém. Você sente todas essas coisas."

Entretanto, Kanye já admitiu que não toma os remédio para controlar a sua situação pois isso afeta sua criatividade. Kim Kardashian, esposa do músico, chegou a falar brevemente do caso em uma entrevista à Vogue, em 2019, além de afirmar que o marido tem bipolaridade depois de ele ter dito ao presidente Donald Trump que havia sido diagnosticado erroneamente e só estava sofrendo de privação de sono.

Kanye West pede desculpas a Kim Kardashian: 'Te machuquei'

"Acho que estamos em um ótimo lugar agora", disse Kim. “É um processo emocional, com certeza. Agora tudo está bem calmo. Mas podemos definitivamente sentir episódios chegando e sabemos como lidar com eles. Para ele, estar sob medicação não é realmente uma opção, porque muda quem ele é. E viajar é muito difícil, então ele não viaja tanto quanto costumava", pontuou a socialite.

Mesmo que seu diagnóstico tenha sido confirmado há dois anos, em 2016, West foi hospitalizado após uma "emergência psiquiátrica" ​​e manteve silêncio sobre o motivo, mas cancelou o resto de sua turnê Saint Pablo. O momento em que ele foi hospitalizado foi ao ar no reality Keeping Up With The Kardashians e Kim foi vista chorando ao telefone quando lhe contaram a notícia. 

Kanye West não quer ter contato com Kim Kardashian

A condição médica do artista acabou vindo à tona novamente nos últimos dias com os comentários e posts polêmicos feitos por ele nas redes sociais e em eventos, incluindo ser forçado, por Kardashian, a ser internar e um discurso antiaborto. Tudo em meio a uma candidatura à presidência dos Estados Unidos e um novo álbum, que se chamará DONDA.

Apesar de o norte-americano nunca ir muito a fundo a respeito de sua saúde, mas outras celebridades não só revelaram suas condições como também se tronaram porta-vozes. Veja quem são eles!

Demi Lovato

 

Demi Lovato é uma porta-voz no reconhecimento dos transtornos mentais

A diva pop já mencionou sua luta contra o transtorno bipolar, descoberto em 2011, no livro Staying Strong: 365 Days a Year. Além disso, ela já batalhava contra a depressão e distúrbios alimentares e se tornou conhecida por ser porta-voz da consciência acerca da saúde mental por seus esforços em combater o estigma.

Demi também enfrenta abertamente seu vício em drogas. Sua última crise foi em 2018, após seis anos sóbria. Ela foi levada às pressas para um hospital assim que teve uma overdose. Hoje, dois anos sóbria novamente, ela retoma a sua vida musical com tranquilidade.

Maurício Mattar

 

O cantor e ator já faz o tratamento há cerca de nove anos

Diagnosticado com transtorno bipolar há cerca de nove anos, o ator conversou com a ABRATA (A Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos), em 2013, e lembrou que com a identificação da sua situação, ele passou a tomar os medicamentos e afirmou que “nada mais me tira do sério”.

Katy Perry

 

A diva pop teve depressão e ainda lida com alguns baixos e altos

Entre 2017 e 2018, a estrela californiana declarou publicamente que teve problemas até mesmo para sair da cama por causa da doença. Segundo ela, colocou muita espectativa em cima da turnê do seu quarto álbum de estúdio, Witness. Ambos projetos não tiveram uma recepção muito boa pela crítica.

"Eu tive crises de depressão no ano passado [2017] porque, sem querer, botei muita expectativa na reação do público. E o público não reagiu da maneira que eu esperava. Isso partiu meu coração", contou ela para a revista Vogue Autrália, em 2018.

Então ela fez uma imersão espiritual na Califórnia, Estados Unidos, para se recvuperar. 

"Por anos meus amigos iam para lá e voltavam completamente rejuvenescidos. Eu também queria ir. Senti que estava pronta para deixar qualquer coisa que estivesse me impedindo de ser eu mesma", afirmou.

Selena Gomez

 

Selena Gomez lidou bem com o seu diagnóstico

Por conta da pandemia do novo coronavírus, famosos decidiram apostar nas lives e uma delas foi Miley Cryus, que conversou com seus convidados por meio delas.

Na sua participação, Selena comentou que descobriu a razão de várias crises de depressão e ansiedade após anos. Ela é bipolar. Mas para a morena isso não foi o fim do mundo.

"Quando eu recebi mais informações [sobre o assunto], percebi que isso na verdade me ajudou. Não me assusta uma vez que eu sei o que é. Acho que as pessoas têm medo disso."

Outra personalidade que também é bipolar é a cantora Halsey.

Rita Lee

 

Rita Lee se sentiu aliviada com o diagnóstico

Quando foi diagnosticada, em 2012, com transtorno bipolar, a cantora revelou à Quem ter se sentido aliviada, de certa forma, porque finalmente conseguia compreender a razão de ter passado boa parte da vida oscilando seu humor.

"Quando o médico me disse que eu tinha bipolaridade, eu fiquei tranquila."

Brad Pitt 

 

O galã já enfrentou um período depressivo

O ex-casal holywoodiano pssaram por um período complicado em comum: sofreram com a depressão.

Em 2012, durante entrevista à revista norte-americana Hollywood Reporter, o galã contou que o começo da fama não foi fácil.

"Eu realmente cansei de mim no final dos anos 90. Eu estava tentando me esconder do mundo das celebridades. Ficava o dia inteiro deitado no sofá fumando maconha. Estava realmente irritado comigo", disse. "Eu sofria de depressão naquela época", afirmou ele.

 

 

Notícias Relacionadas