Imprimir

Notícias

30/06/2016 | 20h40m - Publicado por: Victoria Lima | Foto: Divulgação

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco

A atração da TV Cultura está completando um ano

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco - Divulgação

Lima Duarte é o convidado que vai estrear a segunda temporada do Persona em Foco da próxima terça-feira (5). O programa, que resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas no Brasil, também está comemorando o seu aniversário de um ano. Na entrevista, Lima conta algumas passagens de seus 68 anos de carreira, onde foram realizados 127 trabalhos e vários papéis emblemáticos que entraram para a história do teatro, televisão e cinema brasileiros.  

Ele conta que começou a fazer teatro junto com a mãe, também atriz, em um centro espírita com a peça A Ladra. “Minha mãe era a ladra e eu o filho da ladra. Teve um momento que eu olhei para a ladra e não era mais a ladra me olhando, e sim minha mãe, que via seu filho crescendo e tornando-se ator. Foi um momento lindo. Esse olhar tem que conduzindo e me trouxe até aqui”. O ator também revela que foi sua mãe que deu o nome artístico. “Sugeriu Lima Duarte, nome do seu guia de luz”, explica.

De sua atuação na televisão, ele fala dos trabalhos como ator e diretor na TV Tupi, em O Direito de Nascer e Beto Rockfeller; depois, já na Globo, dirigiu O Bofe. Como ator, seu trabalho foi firmado quando interpretou Zeca Diabo, em O Bem Amado.  Também está viva na sua memória a criação de Sinhozinho Malta, em Roque Santeiro, e o personagem Sassá Mutema, em Salvador da Pátria. "Como boia fria, ele tocava nas flores e elas cresciam. Quando ele se torna senador da República, ele toca nas flores e elas morrem".

Esta edição também conta com depoimentos de vários atores amigos de Lima Duarte, como Regina Duarte, Laura Cardoso, Lauro César Muniz, Luiz Gustavo, Ary Toledo e Maitê Proença. Maitê ainda lembra que o ator se emocionou ao saber que seu pai havia se matado durante uma gravação. “Ele não conseguia lembrar as palavras e fazia grunhidos. E a cena foi ao ar. Mesmo sem palavras, ele consegue veicular todo sentimento humano. Ele é esta pessoa densa”.

O Persona em Foco vai ao ar todas as terças-feiras às 23h30, na TV Cultura. 

Premiada série Sherlock vai estreiar na TV Cultura
Stênio Garcia participa do programa Persona em Foco
O Bem-Amado ganhará remake na televisão mexicana
Vida de Chico Xavier será contada em musical

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

  • Está chegando! Já no clima da grande estreia do #bbb19, venha conferir mais fotos da nova casa do programa, inclusive dessa sala, clicando em #OFuxico!
Foto: Divulgação/TV Globo/Victor Pollak
  • @araujovivianne aproveitou uma folga das gravações da novela O Sétimo Guardião, da TV Globo, para renovar o bronzeado na praia da Macumba, no Rio de Janeiro. Usando biquíni, óculos escuros e boné, a gata exibiu seu corpão perfeito. 
Foto: AgNews
  • Grávida do primeiro filho, @camilla_camargo estreou peça e recebeu o carinho da mãe, @zilucamargooficial e do irmão, Igor.
Foto: Thiago Duran/ AgNews
  • @patriciapillar foi com o namorado, o diretor Carlos Henrique Schroder, assistir ao show de @neymatogrosso, no Vivo Rio
Foto: AgNews
  • @emiliodantas estreou o espetáculo Ele Ainda Está Aqui, no Teatro Renaissance, em São Paulo, e ganhou beijo de @fabiulaa 
Foto:Francisco Cepeda/AgNews
  • @vilhenap ganhou um bolo de aniversário, durante ensaio do #Salgueiro. O ator ganhou o carinho de @eri e @araujovivianne 
Foto: Anderson Borde/AgNews
  • #BBB19: Fábio é desclassificado do reality show. A Globo alega que  tomou conhecimento hoje de fatos relacionados ao participante, avaliados como inadequados ao perfil dos competidores 
Foto: Reprodução/Instagram.

OFuxico