Notícias às 22:44

Maitê Proença prestigia reinauguração de teatro no Rio

AgNews

Palco de memoráveis e inesquecíveis shows e espetáculos, o Teatro Ipanema reabriu suas portas na noite de segunda-feira (25), agora integrado à Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura.

Na ocasião, foi feito um grande tributo criado e dirigido por Hamilton Vaz Pereira, reunindo diversos artistas para reverenciar com teatro, música, leituras, dança, vídeos e artes plásticas, os 44 anos de história do Ipanema e homenagear seus fundadores, Rubens Correa, Ivan de Albuquerque e Leila Ribeiro, que inauguraram o espaço em 1969.

Surpreendendo a todos, Luis Fernando Guimarães deu início à comemoração cantando, na porta do teatro, a música A Voz do Morro. O ator seguiu para o palco, onde foi acompanhado por uma banda.

Diversos artistas, em seguida, subiram ao palco. Marieta Severo participou da homenagem e relatou com emoção algumas das experiências que ali teve.

"Fiz uma peça grávida da Luiza, minha caçula que já está com 36 anos. Enjoava muito, passei muito mal nesses camarins", relembrou Marieta, citando a montagem Titus Andronicus, de Shakespeare.

A emocionante leitura de um trecho do espetáculo O Assalto foi feita por Aderbal Freire Filho e Matheus Nachtergaele. O espetáculo foi um dos grandes sucessos já montados naquele palco.

"Pisei aqui pela primeira vez em 1972, em uma peça chamada Apareceu a Margarida, que tinha a Marília Pêra no elenco. Quando fizemos o ensaio fechado para a censura, que era antes do ensaio geral, chamamos uns caras da Academia Brasileira de Letras para intimidar os censores. A gente ganhou da censura com a ABL", contou Aderbal.

Na plateia, Maitê Proença, Renata Sorrah, Lúcia Veríssimo e Emanuelle Araújo também contavam e ouviam histórias do Teatro Ipanema.

"Lembro de acabar de aplaudir o pôr do sol na praia, sacudir a areia com a mão e vir direto pra cá. Naquela época não existia celular e a gente não parava em casa, nosso ponto de encontro era aqui", relembrou Lúcia.

"Era um teatro efervescente, vivo. Não da pra reviver essa época, mas é maravilhoso que a prefeitura tenha comprado esse espaço tão importante para a cultura do Rio de Janeiro", destacou Renata Sorrah.

Maitê Proença prestigia reinauguração de teatro no Rio Ofuxico

Maitê Proença prestigia reinauguração de teatro no Rio Ofuxico

Luís Fernando Guimarães e Emanuelle Araújo.

Maitê Proença prestigia reinauguração de teatro no Rio Ofuxico

Matheus Nachtergaele e Rosamaria Murtinho.

Notícias Relacionadas