Notícias às 15:00

Marcelo Saback sobre A Fórmula: ‘Não adianta ficar jovem com o olhar de quem já viveu’

Divulgação

Nesta quinta-feira (6), estreia A Fórmula, comédia romântica que vem sendo anunciada pela Globo, e vai ao ar logo após Os Dias Eram Assim.

Os textos de A Fórmula são assinados por Mauro Wilson e Marcelo Saback, com direção de Flávia Lacerda e Patrícia Pedrosa e prometem arrancar boas risadas do público, além de “realizar” o desejo de saber como seria ficar 30 anos mais jovem.

A reportagem de OFuxico conversou com Marcelo Saback, que contou um pouco sobre a montagem da série, a escolha do elenco e ainda opina sobre essa fórmula escrita a quatro mãos para a série.

OFuxico: Como surgiram os textos de A Fórmula?

Marcelo Saback: É um projeto antigo que tinha um formato de novela e passou a ser seriado. Assinamos eu e Mauro Wilson a ideia dessa comedia romântica que trará uma história de amor inusitada, onde a protagonista Angélica Dantas rejuvenesce 30, anos por alguns minutos, e passa a ter uma história de amor com o antigo amor da vida dela. Só que ele não sabe, então ela vira antagonista dela mesma. Uma história que surgiu desse contexto pela busca da eterna juventude que as pessoas querem, que fica no imaginário e todos nós temos e queremos manter a juventude eterna. São duas coisas que passaram na cabeça pra criar a série: manter o amor jovem durante tantos anos e também do imaginário de poder ter 50 anos com aparência de 20. Todos falam ‘ah, se eu pudesse ter um corpinho de 20 e uma cabeça de 50’ (risos). Baseado nessa premissa, eu entreguei esse projeto e depois de alguns anos de trabalho junto com o Mauro Wilson, estamos estreando.

OF: Como foi a escolha do elenco

MS: O elenco é sempre uma discussão de autores e diretores e da própria Rede Globo, um conjunto de fatores adequados aos personagens e atores disponíveis. Mas quando escolhemos a Drica e o Fábio Assunção, todos gostaram imediatamente, achamos mesmo que seria uma boa dupla. Já tiverem experiência em outros trabalhos com retorno muito bom. E a direção da Flávia também foi muito certeira, sabe? E a Luisa Arraes veio muito em função do trabalho que ela vem fazendo, que tem uma representatividade maior dentro da geração dela, e de uma semelhança que ela tem  com a Drica. Aí, fechou o circulo. Temos também a Claudia Raia, que integra o elenco. Estamos felizes da vida com a escolha bem conversada, elenco que participou do processo de trabalho. Costumo dizer que depois que a gente acerta o elenco, a gente diz que não consegue ver outra pessoa fazendo o papel deles. Não tem outra pessoa senão Fábio Assunção, senão a Drica, a Luisa Arraes. Então significa que nós acertamos, a direção acertou.

OF: Seria uma novela e virou serie… O que muda?

MS: O que será apresentado não é o que foi pensado como novela. A ideia sobre a questão da fórmula da juventude, foi um projeto inicialmente apresentado para ser novela. Mas não chegou a ser desenvolvido. Entramos em comum acordo, emissora, direção, autores e achamos que seria melhor virar uma serie e eu acabei concordando com isso, porque seria uma história menor, mais fechada do que uma  novela, sem tantos desdobramentos e capítulos. A diferença é o formato. E esse foi mais adequado.

OF: E qual a sua formula?

MS: Já criei o seriado (risos). Acho que isso está no imaginário de todo mundo, né? A que criei não volta no tempo, só a aparência do tempo. Acho que utilizaria dessa maneira, como na série: criaria uma nova identidade e me divertiria de vez em quando com essa questão. Mas não gostaria de voltar 30 anos no tempo não. Acho que tudo tem seu tempo, a gente é feliz assim e tudo certo. Acho que só na ficção. Acho que é muito bom as marcas do tempo, tá tudo certo. Digo que jovem é aquele que descortina a vida pela primeira vez. É esse olhar ingênuo da juventude, da vida, é que é o bonito. Não adianta querer ficar jovem com o olhar de quem já viveu, né? Se a gente voltar de novo do  que adianta? A aparência é só uma brincadeira.

Notícias Relacionadas