Imprimir

Notícias

24/09/2020 | 08h00m - Publicado por: Ester Jacopetti, colaboração para OFuxico | Foto: Divulgação/Thaís Monteiro

Mariana Goldfarb sobre distúrbio alimentar: ‘Me machucava física e emocionalmente’

Em entrevista exclusiva ao OFuxico, modelo revela como o problema sabotou sua saúde

Mariana Goldfarb sobre distúrbio alimentar: ‘Me machucava física e emocionalmente’ - Divulgação/Thaís Monteiro

Ela é modelo, apresentadora, e hoje é totalmente dedicada a estudar nutrição! Este caminho só foi possível porque Mariana Goldfarb descobriu distúrbio alimentar, problema de saúde que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. 

“Eu percebi que estava me machucando emocionalmente e fisicamente”, disse ela em entrevista exclusiva para OFuxico. “Eu tinha muito medo de comer qualquer coisa, desde alimentos saudáveis até junk food”, admitiu a modelo que estava disposta a mudar sua própria história e contou o que a levou a dar um novo rumo à sua vida e voltar às salas de aula.

“Muito disso tem a ver com a minha relação com a comida durante os anos, ou melhor, a falta dessa relação positiva. Eu tinha acabado de passar por uma anorexia e estava num processo de trabalhar essas questões, de melhorar a minha saúde. Eu queria aprender sobre os alimentos, entender o que eu colocava dentro do meu corpo e como isso refletia fisicamente e emocionalmente. Eu tinha muitos preconceitos com determinados alimentos, mas que foram se quebrando conforme eu estudava e me aprofundava mais”, explicou.

Em um certo momento de sua vida, Mariana percebeu que não queria mais sentir pressões sobre ter um corpo perfeito: “Eu entendi que não queria mais. É um processo muito complicado para chegar e manter. A relação que eu tinha com a comida em si era muito problemática. Depois de muita terapia e estudo, fui me curando e melhorando”, concluiu. 

Aulas online

Faltando pouco mais de um ano para concluir o curso, mesmo durante a pandemia as aulas na faculdade continuaram, mas online. Dedicada, Mariana tem acompanhado tudo de casa. “Eu tenho acompanhado as aulas online e por mais que eu ame o ambiente acadêmico da faculdade, confesso que estou gostando bastante. Exige uma disciplina de estudo muito maior, mas é uma ferramenta, quando surge uma dúvida, eu consigo acessar o conteúdo e saná-la”, disse ela, que se adaptou facilmente e conseguiu manter sua rotina diária sem muitas mudanças.

Compartilhando experiências

De bem com a vida e com as redes sociais, Mariana parece ter encontrando uma maneira de compartilhar com seus seguidores, o que vem aprendendo na faculdade.

“Muito do que eu compartilho tem a ver com o que eu penso, com as mensagens que eu quero passar e, um pouco de quem eu sou”, argumentou Mariana, que selecionou alguns temas para serem abordados com os internautas: “As informações sobre saúde e bem-estar, autoconhecimento, máscaras caseiras, ancestralidade feminina e, tantas outras, acabam sendo assuntos que eu busco e falo no meu dia a dia, no meu círculo de amizade. São assuntos que eu comecei a produzir voltados para a interatividade”, afirmou. 

Haters na web

Mesmo quando ela sofre fortes ataques dos internautas, como aconteceu recentemente quando ela deu dicas sobre o que deveríamos fazer todos os dias ao acordar, ela não desanimou e defendeu o seu posicionamento, argumentando com muita calma e paciência em seu story. Mas nem só de ódio vive as redes sociais, aliás, Mariana recebeu muitos comentários quando fez um petit gateau sem farinha, açúcar e lactose, uma decisão sábia de quem preza por receitas mais saudáveis e orgânicas. 

“Conforme fui estudando mais sobre os alimentos e entendendo o efeito que eles têm no meu corpo, passei a fazer algumas substituições que fazem bem. Foi algo muito natural, não sofri tanto. Eu acho que a questão é não levar tudo a ferro e fogo, eu tenho um fraco por chocolate, por exemplo, e me permito comer quando quero extrapolar um pouco. O importante é encontrar um equilíbrio, porque nada ao extremo é benéfico”, alertou. 

Relação com Cauã Reymond

Casada com Cauã Reymond desde abril de 2019, Mariana explicou que o ator já tinha uma vida saudável antes de morarem juntos: “O Cauã sempre se alimentou bem, mas é bacana quando o nosso parceiro topa experimentar com a gente outras receitas e uma outra forma de se alimentar”, disse. 

Debates inteligentes

Mas Mariana não se limita a falar apenas sobre alimentação, super ativa nas redes sociais, ela tem uma missão: Ir direto ao ponto de maneira clara e objetiva sobre diversos assuntos!

“Olha, eu não me privo de nenhum assunto, o que eu pondero é a forma como eu vou abordar. Eu acho que existem maneiras de iniciar esses diálogos e reflexões. Eu não apresento as coisas de forma agressiva ou radical, apenas exponho o que eu penso e, convido as pessoas a pensarem a respeito também. Eu quero ser, mais do que tudo, um canal para as pessoas debaterem e estarem informadas”, disse Mariana, que já falou sobre melasma, relações tóxicas, assumir personalidade, padrões de beleza e por aí vai... 

Inclusive recentemente, ela postou um texto muito interessante, falando sobre estarmos conectados o tempo todo, e por isso, aproveitamos para perguntar como ela faz para manter uma vida saudável nas redes sociais.

“Nossa, é bem difícil. Durante muito tempo eu não tive uma relação muito boa com as redes sociais, eu deixava que as pessoas ditassem, quem eu era, ou como deveria ser. O que eu mais pondero nos dias de hoje em relação a isso, é entender quem eu sou, e não me deixar levar pelos comentários. O que eu não quero ver, bloqueio mesmo, porque não me faz bem. Procuro focar no retorno positivo que eu tenho disso, que é bem maior que o negativo” desabafou. 

Trabalho na TV?

Sobre os projetos que precisaram ser adiados por causa da pandemia, Mariana faz um certo mistério, mas deixou escapar que existe a possibilidade dela voltar às telinhas. 

“Realmente a pandemia deu um susto em todos nós, e tivemos que remanejar algumas coisas. Eu estou com um projeto de programa que venho pensando há um bom tempo já. Ainda está muito embrionário, mas os primeiros passos estamos conseguindo dar de forma remota, espero que logo mais consiga tirar o projeto do papel”, disse a apresentadora sem mencionar uma emissora específica.

Mariana Goldfarb quer ser mãe e já escolheu nomes!
Mariana Goldfarb revela assédio em provador de roupas
Mariana Goldfarb relembra anorexia: 'Queria ser aceita'







Instagram

Instagram

OFuxico