Notícias às 10:50

Mariana Rios fala da perda de bebe em livro: ‘Dor e aprendizado’

Reprodução/Instagram

Mariana Rios, de 35 anos, que este ano sofreu um aborto espontâneo e perdeu o bebê que esperava, abriu o coração sobre não só esse, mas vários outros assuntos da sua vida em seu livro autobiográfico lançado recentemente, Basta Sentir, em que apresenta a sua história de vida ao público e fala dos métodos que utiliza para alcançar os seus sonhos.

“Sempre soube que um dia escreveria um livro contando a minha história de vida. Por conta da correria do dia a dia, nunca parei para escrever, para focar nisso. Com a pandemia, a quarentena, enxerguei que seria o momento ideal. Principalmente, por estar em casa buscando uma compreensão maior do momento em que estamos vivendo e, assim, mergulhada em pensamentos, reflexões sobre a vida", disse Mariana em entrevista a Quem.

Mariana Rios busca paz na meditação: ‘Me conectar’

A atriz contou que a perda do seu filho foi uma das partes mais difíceis de escrever e revelou que a experiência não lhe trouxe apenas dor, mas que também a transformou positivamente. 

“Foi logo no final do processo, quando perdi meu bebê. Vivi um momento doloroso, mas que me transformou também. Houve muito aprendizado. Como estava finalizando o livro, decidi contar essa história para as pessoas e dividir com elas, que sim, a dor existe, mas que o sofrimento é opcional", disse a atriz.

Mariana também falou da importância da troca de experiências: "Dividir também é a forma como conduzo e encaro as dores e problemas na minha vida. Por isso, a decisão de ter essa troca. Acredito que durante essa existência, passaremos por milhares de momentos, bons e outros nem tanto, e que precisamos buscar sempre o aprendizado dentro de cada fato”, complementa.

A atriz reforçou que ter sofrido uma borto não foi uma alavanca para escrever o livro, que começou a escrever em março deste ano, e confessou que hoje, depois da perda, percebe que tem uma visão muito diferente da vida.

Após sofrer aborto espontâneo, Mariana Rios volta à rotina

“Tenho uma visão muito diferente da vida comparada há 5 anos. O que não é muito tempo. Acredito que nossas experiências aqui nos transformam e essa transformação também é uma escolha pessoal. Eu sempre busquei um crescimento espiritual e emocional. Tenho consciência de que precisamos olhar para os desafios da vida com um olhar de gratidão. Pois o único motivo por estarmos aqui hoje é nossa evolução”, contou.

A perda

Em junho deste ano, Mariana Rios sofreu um aborto espontâneo de seu primeiro filho, fruto do relacionamento com o empresário Lucas Kalil. Foi um momento muito triste e de sofrimento para o casal, que já faziam muitos planos com a chegada do herdeiro.

A revista Marie Claire fez uma longa entrevista com Mariana que contou um pouco de como está sendo sua recuperação. Confira aqui alguns trechos do bate papo.

Chegada antecipada

Mariana contou que sua gravidez pegou ela e o marido de surpresa, pois estavam programando a chegada de um filho, só não esperavam que fosse tão rápido. Eles estavam nos preparativos para o casório dos dois:

“Estava de casamento marcado com o Lucas e decidimos cancelar dez dias antes. Iríamos fazer duas festas: a primeira em Araxá, onde nasci, em 29 de março; a segunda em Saint Moritz, na Suíça, em 23 de julho. Quanto a isso, não teve drama. Festa a gente remarca. Estamos juntos há dois anos e meio e moramos na mesma casa praticamente desde o início. Pensei: não sabemos quando vou poder voltar ao meu trabalho. Então perguntei pro Lucas: ‘O que você acha de a gente ter um filho agora?’. Ele sempre quis muito. Decidimos: ‘Vamos embora!’. Tomava anticoncepcional havia anos, pensamos que ia demorar um pouco. Engravidei no primeiro mês”, revelou

A atriz disse que, à partir do momento que confirmou a gravidez, passou a mudar bastante seu estilo de vida, preparando-se para gerar uma nova vida:

Mariana Rios e Lívia Andrade arrasam em evento com Gusttavo Lima

“Naquele dia já virei mãe, mudei minha vida inteira. Sou caxias com tudo, então imediatamente cortei açúcar e café, passei a tomar as vitaminas no horário certinho. Pensava: preciso fazer minha parte. Porque, se acontecer alguma coisa, estou com a consciência tranquila. Minhas amigas falavam: ‘Mas, Mariana, imagina, comia não sei quantas Nhá Bentas por dia e deu tudo certo’. Mas sou assim em tudo que faço: 8 ou 80. Se o médico falou que não pode, não faço”, contou.

A triste descoberta

Mariana falou que chegou a ouvir, algumas vezes, o coração do bebê batendo e revelou também o choque ao saber que ele não tinha mais sinais de vida:

“Uma semana depois de contar para todo mundo, em uma consulta de rotina, não ouvimos mais os batimentos cardíacos. Havia tido um aborto retido. Estava tudo certo antes…” E revelou como conviver com o que estava acontecendo: 

“Primeiro, me permiti sofrer, viver o luto. E, depois, enfrentar. Sofri, mas deixei ir. Não fico presa no sofrimento. Automaticamente comecei a pensar no porquê de passar por aquilo, espiritualmente falando. Sou espírita, mas não é só sobre religião: acredito que, para evoluir, a gente precisa passar pelas coisas, e algumas vão ser tristes, infelizmente. Agradeci a oportunidade de ter me tornado mãe de anjo, com muita tranquilidade de que tinha feito a minha parte. Também entendi, de fato, que quero muito ter um filho”, disse.

Como o aborto de Mariana foi retido, ou seja, quando o feto para de se desenvolver, mas o corpo da mulher não o expulsa, ela precisou esperar alguns dias até que o feto fosse expelido:

“Decidi esperar a perda espontânea. Fiquei 12 dias com ele na barriga aguardando acontecer. Foi um tempo importante. Olhava para a barriga e conversava: ‘Olha, sei que você precisa ficar mais um tempinho aqui, fique o quanto precisar. Mas, quando você tiver de ir, espero que Deus nos ilumine pra ser de uma forma tranquila. E que meu organismo limpe tudo, para não precisar fazer nenhuma intervenção, algo que possa prejudicar meu útero’. Nos últimos dois dias, comecei a sentir as dores, e meus pais vieram de Araxá para ficar com a gente. Eles ficavam comigo na cama, assistindo filme, e de repente precisava parar. Dizia: ‘Espera, tá doendo’. E, quando passava a contração, a gente voltava a ver, conversava, pedia uma pizza. Ficamos muito juntos, foi importante. Acabamos revivendo a outra perda”, relembrou.

Mariana Rios mostra corpão em clique de biquíni

Sonho premonitório

Quando tinha 4 anos de idade, Mariana perdeu seu irmão que tinha 2 anos, após receber um choque elétrico em casa:

“Amadureci muito rápido por causa disso. Era uma criança séria. Me preocupava com minha mãe, sempre quis mostrar que estava ali e poderia fazê-la feliz, que ela não precisava chorar. Foi aí que comecei a me apresentar. Era um jeito de tirá-la do sofrimento”, falou. 

Pouco tempo antes de descobrir a gravidez, a atriz teve um sonho premonitório com seu irmão:

“Nunca sonho com o Diogo, então, quando acordei, tive um pressentimento. Pensei: ‘Estou grávida’. Durante toda a minha gestação, sabia que ela seria curta, por causa desse sonho. Claro que não queria acreditar, não contei para ninguém, mas algo em mim dizia que a passagem do bebê por aqui seria rápida, como a do meu irmão. Sempre pedi muito para sonhar com Diogo, mas nunca acontecia."

Mariana Rios reflete sobre o mês de Setembro: ‘Renovação’

"Rezo por ele todas as noites, converso com ele na minha cabeça. Nessa noite, sonhei que meu pai tinha chegado em casa, que ele estava no colo, era um neném ainda. Perguntei para meu pai: ‘O que está acontecendo?’, e ele respondeu: ‘Descobriram uma forma de reviver uma pessoa durante 24 horas. Você vai ter um tempo curto com ele’. Então o peguei no colo, uma sensação maravilhosa, e o olho dele começou a fechar. O olho dele ia virando, fechando. Disse ao meu pai: ‘O que está acontecendo?’, e ele respondeu: ‘Falei que seria pouco tempo, o suficiente para você se despedir’. Dei um beijo no Diogo, e disse: ‘Tudo bem, é sua hora, pode ir. Foi muito bom te encontrar’. Quando ele fechou o olho, acordei. E descobri a gravidez.”

Mariana Rios e o irmão Diogo

Nova tentativa

E sobre uma nova gravidez, Mariana contou que deixará que o tempo se encarregue de dizer quando será o momento certo:“Dá vontade de tentar logo, né? Mas ainda estou me permitindo viver o momento, não tomar decisão nenhuma. Tudo na minha vida foi sempre programado, todo o tempo pensando: ‘Qual o próximo passo?’. Mas, nesse momento, decidi não pensar. Estou me protegendo, o ciclo ainda não fechou, não menstruei depois da perda. O útero também está maior, tem de voltar ao normal”, explicou.

O triste anúncio

Em 11 de julho, Mariana usou sua conta no Instagram para informar que havia sofrido abordo espontâneo. Relembre:

"Meu filho, te recebi dentro de mim com todo meu amor.Seu coração que batia acelerado e forte, de repente parou.Você precisou partir e não me sinto no direito de questionar a decisão de Deus. Apenas aceito e confio que tudo que acontece é para o nosso bem.Só quem passou por isso é capaz de mensurar a dor que estou sentindo.Você foi muito amado a cada segundo em que aqui esteve e sempre será. Te espero de coração aberto se desejar voltar sentindo-se preparado.Obrigada meu Deus pela oportunidade de poder cuidar desse espírito o tempo em que ele precisou de mim. E fico aqui com a certeza de que o momento certo virá, se for a Sua vontade.O corpo humano, por mais belo e cheio de vida que seja, um dia precisa partir. Mas as virtudes do espírito, que dele se liberta, continuam vivas nos sentimentos daqueles que as souberam apreciar e preservar, no frasco do coração.”

 

Notícias Relacionadas