Notícias às 07:00

Meghan Markle ganha batalha na Justiça contra imprensa inglesa

Reprodução/Instagram

Após dois anos de litígio, na quinta-feira (11) Meghan Markle ganhou sua primeira batalha legal contra a Associated Newspapers Ltd, a editora do The Mail On Sunday e MailOnline, ação que ela moveu em 2019, por violação de sua privacidade, quando eles publicaram uma carta que ela havia escrito para seu pai Thomas Markle em agosto de 2018.

O juiz considerou que esta carta deveria ter permanecido na esfera privada e, portanto, concordou com a Duquesa de Sussex.

Essa foi uma vitória muito importante que se soma às já conquistadas nos meses anteriores em sua guerra aberta contra a imprensa inglesa.

Com isso, foram três grandes vitórias das quais ela pode se gabar. A primeira chegou em agosto passado. Um dos pilares desse processo judicial foi a entrevista que várias de suas amigas concederam à revista 'People' e que, segundo a defesa do 'Daily Mail', foi o estopim para que a carta a Thomas fosse publicada alguns dias depois, então eles pediram para os amigos serem chamados como testemunhas, o que significava revelar sua identidade. Meghan então solicitou que seus amigos permanecessem anônimos e o juiz Mark Warby concordou com ela, decidindo que revelar seus nomes significaria uma invasão da privacidade dessas pessoas.

Príncipe Harry e Meghan Markle querem que o filho seja 'acima da média' nos estudos

O juiz concluiu que a publicação da carta de Meghan era 'ilegal':

“Foi, em suma, uma carta pessoal e privada. A maior parte do que foi publicado foi sobre o próprio comportamento da reclamante, seus sentimentos de angústia sobre o comportamento de seu pai (…) Estes são assuntos inerentemente privados e pessoais. A requerente tinha uma expectativa razoável de que o conteúdo da carta permaneceria privado”, diz a decisão do juiz, segundo o jornal New York Post.

"Os artigos do Mail interferiram com essa expectativa razoável. Não há perspectiva de uma decisão diferente ser alcançada após um julgamento."

Meghan Markle fica de fora de podcast de Príncipe Harry

Reação de Meghan
 

Meghan Markle não demorou a emitir uma declaração pública com sua primeira reação à decisão dos tribunais.

Ela agradeceu aos tribunais por responsabilizarem os jornais que denunciou por suas "práticas ilegais e desumanizantes". E prossegue: "Essas táticas (e as de suas publicações irmãs 'MailOnline' e 'Daily Mail') não são novas; na verdade, elas vêm acontecendo há muito tempo sem consequências. Para essa mídia, é um jogo. Para mim e para muitos outros, é a vida real, relacionamentos reais e uma tristeza muito real. O dano que eles causaram e continuam a causar é profundo. ", disse a Duquesa de Sussex.

Além disso, ela espera que esta decisão crie um precedente legal para que “a privacidade de alguém não possa ser explorada, como o réu fez descaradamente nos últimos dois anos”.

“O mundo precisa de notícias de alta qualidade, confiáveis ​​e comprovadas. O que 'Mail on Sunday' e suas publicações associadas fazem é o oposto. Todos perdemos quando a desinformação vende mais que a verdade, quando a exploração moral vende mais que a decência e quando as empresas criam seu modelo de negócios para lucrar com a dor das pessoas ”, continuou.

Príncipe Harry também apareceu em sua declaração: “Compartilho esta vitória com cada um de vocês, porque todos nós merecemos justiça e verdade, e todos nós merecemos o melhor. Em particular, quero agradecer a meu marido, minha mãe e a equipe jurídica e, especialmente, Jenny Afia por seu apoio incansável durante este processo. "

 

Notícias Relacionadas