Notícias às 18:14

Miguel Falabella e Jô Santana visitam Cooperativa no Maranhão

Divulgação

Na próxima semana, dias 23 e 24 de fevereiro, respectivamente terça e quarta-feira, a cidade de São Luís do Maranhão receberá as visitas do ator e diretor, Miguel Falabella, e do produtor Jô Santana.

Eles estarão por lá para acertar parcerias relativas à produção do espetáculo Marrom – O Musical, sobre a vida da grande cantora, compositora e multi-instrumentista Alcione.

A dupla conversará com o governador Flávio Dino, além de visitar o Boi Maracanã. E também já está marcada na agenda uma visita muito especial: conhecer a Cooperativa Cuxá, formada por detentas e egressas do sistema penitenciário. No encontro eles conversarão com as cooperadas sobre como seus artigos têxteis podem estar nos palcos, ajudando a contar a história de Alcione, que é também madrinha da Cooperativa.

Duas ‘Alciones’? Isso é bom demais. Entenda!

Sobre a Cooperativa Cuxá

A Cooperativa Social Cuxá funciona desde Agosto de 2020 na Unidade Prisional Feminina de São Luís (UPFEM), no complexo prisional de Pedrinhas, em São Luís do Maranhão. Cerca de 40 privadas de liberdade foram capacitadas e produzem artigos têxteis, que posteriormente são comercializados pela marca Casa Tereza. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Humanitas 360, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Governo do Maranhão.

Além da capacitação para o trabalho e noções de empreendedorismo, as cooperadas recebem também acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por um psicólogo e uma assistente social. Os artigos têxteis produzidos na Cuxá podem ganhar os palcos e ajudar a contar a história da sambista, que é também madrinha da Cooperativa.

Alcione experimenta petiscos e escolhe menu para seu bar

Marrom – O Musical

O espetáculo falará do Bumba-meu-boi, festejo tradicional da região, resgatando as relações sociais e econômicas do estado durante o período colonial, mesclando a cultura europeia, africana e indígena.

"Assim, o grande desafio desse espetáculo é contar a história dessa diva, através da tradição dramática do Boi, mesclando os diversos sotaques. Não será apenas uma reverência a esse tesouro nacional que é Alcione, mas ao contar sua história por meio de uma antiga tradição que remonta à Idade Média, homenageia nossa cultura, mantendo acesa a chama que tantos tentam apagar. Que abram-se as cortinas. O boi vai passar!", diz Falabella.

Bar Alcione

Em novembro de 2020, Kátia Barbosa, uma das chefs do programa Mestres do Sabor, da TV Globo, se encontrou com Alcione para uma conversa cheia de delícias gastronômicas. A reunião aconteceu na casa da cantora, para que ela pudesse degustar alguns dos petiscos e comidinhas que foram servidos no dia a dia no bar que leva o nome da cantora.

No prato, bolinho de feijoada criado por Kátia, bolinho de arroz de cuxá, bobó de camarão, patinhas de caranguejo, croquetes de vaca atolada, empadinhas de porquinho, sanduíches de pernil, arroz do mar, pudim de cachaça e creme de cupuaçu com chocolate.

O Bar Alcione – Casa da Marrom, fica na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e tem aberto suas portas seguindo todas as regras de segurança solicitadas pela OMS, por conta do novo coronavírus.

Notícias Relacionadas