Notícias às 07:49

Milton Neves é internado às pressas

Divulgação

O apresentador esportivo Milton Neves passou mal na noite de domingo (7), enquanto apresentava programa Terceiro Tempo, na Band, ao lado de Larissa Erthal. Com tontura e taquicardia, ele foi prontamente atendido pelos bombeiros, ainda no estúdio, e em seguida foi levado para o hospital São Luiz, sendo transferido na sequência para o Sírio Libanês, onde trabalha seu médico pessoal, Sérgio do Carmo Jorge.

"Olá, senti "zunzura" no final do Terceiro Tempo, da Band, e colegas me levaram para o São Luiz e agora para o Sírio Libanês, com tudo estabilizado. Mas amanhã o Dr. Sérgio do Carmo Jorge faz testes. Ainda não foi dessa vez que subi pro andar de cima, como torce Mauro Beting", brincou ele em seu perfil no Twitter.

Entenda a arritmia cardíaca

Também conhecida como disritmia ou "palpitação", a arritmia cardíaca é uma alteração nos batimentos do coração. Se ele bater muito rápido, é chamado de taquicardia. Muito lento, é bradicardia. Normalmente, um coração sadio e descansado tem de 60 a 100 batidas por minuto.

Quem tem esse problema de saúde pode sentir um desconforto com a mudança na cadência ou ter a sensação de falta ou interrupção desses batimentos. A arritmia pode ser sentida no tórax, na garganta ou no pescoço.

As arritmias podem ser benignas, que causam apenas desconforto, ou malignas, com alto risco de morte súbita. A doença pode fazer com que o coração não consiga bombear sangue suficiente para suprir as necessidades do corpo, o que pode causar infarto.

A arritmia mais comum é a fibrilação atrial. Ela ocorre devido ao ritmo irregular proveniente dos átrios, que mandam estímulos de forma desorganizada e rápida. Como resultado, há um ritmo irregular, que pode fazer com que o sangue não circule como deveria, podendo gerar a formação de um trombo. O problema de saúde aumenta com o avançar a idade.

O funcionamento do coração

O coração precisa de energia que vem das artérias coronárias, para realizar a irrigação sanguínea. Os batimentos ocorrem de forma organizada por meio de um impulso elétrico, fazendo com que a contração do músculo seja efetiva para bombear o sangue para o corpo e pulmões.

Qualquer alteração que cause um funcionamento elétrico inadequado do sistema de condução ocasiona as arritmias cardíacas.

Doenças associadas

A arritmia, quando não tratada, pode causar outras doenças, como angina, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame.

Ao ter algum sintoma de arritmia cardíaca, a pessoa deve procurar um cardiologista que avaliará o histórico clínico do paciente, além de solicitar exames capazes de auxiliar na identificação do problema.

Notícias Relacionadas