Imprimir

Notícias

13/02/2019 | 14h50m - Publicado por: Ará Rocha/Flávia Almeida | Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

Morre a cantora e diretora Bibi Ferreira

A atriz de 96 anos teve uma parada cardíaca

Morre a cantora e diretora Bibi Ferreira - Manuela Scarpa/Brazil News

Notícia triste para o mundo do teatro e da música. Morreu nesta quarta-feira (13) a cantora e diretora Bibi Ferreira, aos 96 anos. 

A notícia foi confirmada pela filha da atriz, Tina Ferreira. Bibi estava em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro e teve uma parada cardíaca.

No ano passado, Bibi foi internada no hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, com desidratação. Ainda não há informações sobre seu funeral.

Trajetória

Expoente do teatro musical brasileiro, Bibi Ferreira filha do saudoso ator Procópio Ferreira era bailarina portenha Aída Izquierdo - teve uma carreira de sucesso. Abigail Izquierdo Ferreira estreou no palco com 24 dias de vida, interpretando uma boneca. Em 1944, abriu uma companhia própria e começou a produzir seus espetáculos.

Bibi fez filmes, apresentou programas de TV, gravou discos e dirigiu shows. Sempre esteve no palco, sua maior paixão. Em 2003 foi homenageada na escola de samba Viradouro, dando nome ao samba enredo da agemiação. Artur Xexéo e Luanna Guimarães escreveram, recentemente, sobre sua vida e obra contadas em musical, com a direção de Tadeu Aguiar.

Em março do ano passado, viveu Piaf no teatro, um de seus grandes ídolos e levou a platéia às lágrimas com sua interpretação. Bibi sempre interpretou a francesa com o maior requinte e perfeição.

TV
Em 1960, Bibi inaugurou a TV Excelsior com o programa ao vivo Brasil 60, apresentando os maiores nomes do teatro. Também encabeçou o programa Bibi Sempre aos Domingos. Em 1968, estrelou o musical Bibi ao Vivo, dirigido por Eduardo Sidney e transmitido do auditório da Urca.

Teatro

Também na década de 60, Bibi foi a estrela demusicais que marcaram para sempre sua carreira: My Fair Lady, de Frederich Loewe e Alan Jay Lerner, adaptação de Pigmaleão, de George Bernard Shaw. Neste, Bibi atuou com Paulo Autran, morto em 2007 e Jaime Costa, falecido em 1967.

Hello Dolly! tabém fez parte do vasto currículo de Ferreira, versão traduzida de The Matcmaker, obra e Thornton Wilder, com Hilton Prado e Lísia Demoro.

Nos anos 70, Bibi foi o principal nome de O Homem de La Mancha, musical de Dale Wasserman que teve a direção assinada por Flávio Rangel e músicas adaptadas por Chico Buarque. Bibi Ferreira deixou sua marca de talento no Canecão, Rio de Janeiro, com o espetáculo Brasileiro, Profissão Esperança, de Paulo Pontes e Oduvaldo Vianna Filho.

A atriz recebeu, em 1975, o Prêmio Molière por dar vida a JOana, do espetáculo Gota D'água, de Paulo Pontes e Chico Buarque.

No começo de 2000, Bibi deixou, mais uma vez, o púbico aplaudindo de pé sua performance como Amália Rodrigues, fadista que morreu em 1999, no show Bibi Vive Amália. Depois, ela encantou com os recitais Bibi in Concert e Bibi in Concert Pop, com direito a ser acompanhada por coral e orquestra.

Em 2018, Bibi Ferreira anunciou seu afastamento do mundo das artes para cuidar da saúde. Também deixou claro que, além de não retornar aos palcos, não daria nenhuma entrevista a nenhum veículo.

"Nunca pensei em parar. Essa palavra nunca fez parte do meu vocabulário, mas entender a vida é ser inteligente. Fui muito feliz com minha carreira. Me orgulho muito de tudo que fiz. Obrigada a todos que de alguma forma estiveram comigo, a todos a que me assistiram, a todos que me acompanharam por anos e anos. Muito obrigada! Bibi".





Notícias Relacionadas

29/05/2019 | 16h30m - Giovanna Prisco

Ator de O Poderoso Chefão morre aos 85 anos



Instagram

Instagram

  • Dias depois de dar à luz, #LeticiaCollin já está expert em amamentação e dá dicas
📽: @leticiacolin
  • Comunicado oficial sobre Gugu Liberato

Nesta quarta-feira, 20, o apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente (uma queda) em sua casa em Orlando e encontra-se internado em observação. Gugu está na Unidade de Terapia Intensiva e vivo, sendo acompanhado pela equipe médica local. As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas.

Os familiares de Gugu chegaram a Orlando por volta das 19h30 desta quinta-feira e irão conversar pessoalmente com a equipe médica.

De acordo com os procedimentos do hospital, somente amanhã, sexta-feira, um boletim médico será divulgado primeiramente à família. Assim como todos os familiares, amigos, fãs e profissionais de imprensa, estamos confiantes em sua recuperação e agradecemos as manifestação de apoio.

Voltaremos a informá-los. Contamos com a compreensão de todos. 
Esther Rocha Assessoria de Comunicação Gugu Liberato
  • Gugu Liberato sofre acidente caseiro em Orlando, nos Estados Unidos. Veja o comunicado:
  • Após encantar o brasil no Rock in Rio, Luara Martins, a “Mini Iza”, estrelou, essa semana, sua primeira campanha publicitária
@vhassessoria

Fotos: Rafael Saes 
Video: Up Vídeos
Direção geral: Gustavo Tait e Guilherme Oliveira
  • Sabrina Sato mostrou a filha, a fofíssima Zoe, aprendendo uma palavrinha com o pai, Duda Nagle. Confira!
(Via Instagram @sabrinasato)
  • Sérgio Guizé e Paolla Oliveira foram clicados beijando muito, durante as gravações das cenas finais de #adonadopedaço, novela da Globo, no Rio de Janeiro. Veja mais em #OFuxico!
Foto: Dilson Silva/AgNews
  • Torcendo pelo namorado, #LuanaPiovani confere um dos jogos de Ofek Malka em Israel!
(Via Instagram @luapio)

OFuxico