Notícias às 13:49

Morre Barbara Heliodora, uma das maiores criticas de teatro do Brasil, aos 91 anos

Divulgação

Morreu, na madrugada desta sexta-feira (10), a critica teatral Barbara Heliodora. Ela estava internada desde março no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada pela família, mas a artista já contava 91 anos.

Barbara era considerada a maior especialista das obras de Shakespeare no Brasil e ficou conhecida como A Dama de Ferro do teatro. Ela era uma das mais exigentes escritoras sobre peças e entrou para a história  da dramaturgia nacional por seus comentários pontuais.

A escritora também assumiu a direção do Serviço Nacional de Teatro durante a Ditadura Militar e enfrentou os primeiros anos do governo de repressão no Brasil, ficando no posto até 1967. Ela também deu aula no Conservatório Nacional de Teatro e no Centro de Letras e Artes da Uni-Rio, até 1985.  Até 2013, trabalhava como crítica no jornal O Globo, onde ficou por mais de 20 anos.

Respeitada no meio artístico, continuou a trabalhar e chegou a traduzir mais de 30 peças de Shakespeare para o português, trabalho que lhe rendeu respeito entre artistas de todo o país.

Morre Barbara Heliodora, uma das maiores criticas de teatro do Brasil, aos 91 anos
Produtor de Tarantino e Scorcese é acusado de abuso sexual
Roberto Birindelli posa com a esposa para ensaio artístico
Nathália Rodrigues e Pedro Moutinho fazem campanha em clima de romance

Notícias Relacionadas