Notícias às 07:31

Morre Dona Ivone Lara

Divulgação

Internada  desde sexta-feira (13), data em que completou 97 anos, no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, morreu na noite de segunda-feira (16) por volta das 21h a sambista Dona Ivone Lara.

A Dama do Samba foi acometida por um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. Ela estava já vinha apresentando um quadro de anemia e precisou receber doações de sangue. O estado de saúde dela já era considerado bastante grave.

De acordo com familiares, a sambista estava bem até a última semana, sempre procurando um caderninho pra escrever uma música,  cantarolando pro neto. 

O corpo de Dona Ivove Lara  será  velado nesta terça (17) a partir das 09h na quadra da escola de samba Império Serrano, sua agremiação de coração.

A Grande Dama
Com o título de Grande Dama do Samba, Ivone Lara da Costa nasceu em 13 de abril de 1921, numa família de músicos. Enfrentou o preconceito de ser   mulher e sambista. Seu maior sucesso é Sonho Meu, música que estourou nas paradas de sucesso com Maria Bethânia e Gal Costa.

Formada em Enfermagem e Serviço Social, com especialização em Terapia Ocupacional, Ivone Lara foi uma profissional na área até se aposentar em 1977.

Casou-se aos 25 anos com Oscar Costa, filho de Afredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, com quem teve dois filhos, Alfredo e Odir. 

Com a fundação do Império Serrano, em 1947, passou a desfilar na ala das baianas. Em 1965, Secco sagrou com Os Cinco Bailes da História do Rio, quando tornou-se a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de escola de samba. Somente após se aposentar, em 1977, Dona Ivone passou a se dedicar totalmente a música. 

O enterro será na tarde desta terça-feira (17) no cemitério de Inhaúma, na Zona Norte.

Notícias Relacionadas