Notícias às 12:12

Morre John Hume, ganhador do Prêmio Nobel da Paz

Grosby Group

O político John Hume, ex-líder do Partido Social Democrata e Trabalhista da Irlanda do Norte (SDLP) e vencedor do Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho no processo de paz na província britânica, morreu aos 83 anos.

A informação foi dada pela família nesta segunda-feira (3). John sofria de demência e estava internado em um lar para idosos em Londonderry, no noroeste da Irlanda do Norte.

"Estamos profundamente tristes em anunciar que John faleceu pacificamente hoje, depois de uma curta doença. Queremos enviar nossos agradecimentos profundos e sinceros às enfermeiras do asilo Owen Mor, em Derry. Os cuidados que John recebeu nos últimos meses de sua vida foram excepcionais. John era marido, pai, avô, bisavô e irmão. Ele era muito amado e sua perda será profundamente sentida por toda a sua família", destacou o comunicado da família.

Nobel da Paz

Jonh Hume teve importante atuação no processo reconciliação que permitiu a assinatura do chamado Acordo da Sexta-feira Santa, em 1998, com o líder protestante do Partido Unionista do Ulster (UUP) David Trimble, que também recebeu o Nobel da Paz.

Foi por meio desse fato que chegaram ao fim as três décadas de violência entre os paramilitares protestantes da Irlanda do Norte e os republicanos do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Notícias Relacionadas